Será que finalmente veremos mais torneios de eSports na televisão?

4 de agosto de 2014

Será que finalmente veremos mais torneios de eSports na televisão?

Os eSports estão crescendo bastante graças à comunidade crescente que participa — e acompanha — este lado competitivo nos jogos. Só para ter uma ideia, a ESPN transmitiu jogos do torneio de DotA 2 The International. Será este o primeiro passo ao mainstream?

League of Legends, Ultra Street Fighter IV, Counter Strike, StarCraft II e DotA 2 são somente alguns representantes das centenas de jogos que recebem suporte contínuo da comunidade gamer. Eventos como EVO, Intel Extreme Masters e The International estão ganhando cada vez mais relevância para ajudar os competidores a ser “o melhor de todos” naquele jogo que ele tanto batalhou.

Um dos maiores eventos, The International, rolou nas últimas semanas de julho e colocou as melhores equipes de DotA 2 para competirem pelo prêmio do primeiro lugar, nada menos que 5 milhões de dólares.

O evento foi tão grande que não foi transmitido somente pela internet ou pelos consoles, mas também pela televisão: a maior emissora de esportes do mundo, a ESPN, transmitiu partidas de DotA 2 tanto canal ESPN 2 quanto pelo serviço online ESPN 3, com direito a um documentário exclusivo sobre o game, a comunidade e o torneio. E pelo visto a emissora ficou bem feliz pelo imenso número de pessoas que decidiram assistir ao campeonato pela televisão!

ESPN já estava de olho nos eSports há um tempo, como a vez em que transmitiu o campeonato de Call of Duty no Austin X Games, em parceria com a Major League Gaming. Para completar, o próprio presidente da MLG informou que esta colaboração será mais frequente no futuro.

Será que finalmente veremos mais torneios de eSports na televisão?

Baseado nisso, rumores começaram a surgir, especulando como a ESPN poderia aumentar o seu suporte aos eSports. Uma situação óbvia seria transmitir a próxima competição da Liga de Call of Duty da MLG. Infelizmente, um representante da ESPN deu um banho de água fria ao revelar que ainda não tem nada concreto previsto, mesmo reconhecendo o sucesso do The International e sua relevância como um grande evento “eSportivo“.

A verdade é que entusiastas dos eventos sonham até em levar eSports para as Olimpíadas, mas, se este ainda é um passo meio distante, é fato que o eSport é uma peça importante para a cultura gamer contemporânea, e ser tratado como um esporte real — e ser transmitido por um canal de esportes “tradicionais” — é um imenso passo para a comunidade.

Ainda que sem nada definido, é provável que a ESPN volte a transmitir futuros eventos de eSports , o que deve garantir aos poucos mais notoriedade para o jogo, seus criadores, competidores e por ultimo mas não menos importante, sua comunidade. Em países como a Coreia do Sul, existem canais exclusivos para transmissão de eSports, e o cenário lá é gigante.

Você acompanha torneios e o cenário de eSports como um todo? O que acha que precisa ser feito para o nicho ganhar visibilidade? Deixer sua opinião nos comentários!

(Via: Daily Dot)

5 Respostas para “Será que finalmente veremos mais torneios de eSports na televisão?”

  • 4 de agosto de 2014 às 20:00 -

    Gabriel Zan

  • Tenho SKY e nao tem ESPN 2,passa em que lugar?

  • 4 de agosto de 2014 às 21:58 -

    PolakLive

  • TI4 foi foda mas não tanto quanto a TI4 >.>

    • 4 de agosto de 2014 às 22:07 -

      PolakLive

    • Quero dizer TI3 lol.

  • 7 de agosto de 2014 às 17:40 -

    Roney Colella De Souza

  • Sem querer ser chato, de acordo com a definição de esporte, para que uma atividade seja considerada esporte, um dos requisitos é que ela inclua algum tipo de atividade física. Em suma jogos virtuais não se adequam à categoria esporte.

    • 12 de setembro de 2014 às 13:07 -

      Lucas

    • Tecnicamente, esse termo foi definido mais atualmente, visto que a própria palavra “sport” vem do francês antigo “desport” que significa “lazer”, tendo sua definição mais antiga no termo em ingles como: “qualquer coisa que os humanos acham divertido ou agradável”.  O Comite de Olimpíadas Internacionais e International Sports Federation Association, SportAccord, já reconheceram jogos não-físicos como esporte.A maior questão em si, não é a categorização mas o reconhecimento e a inclusão dessas categorias nas Olimpíadas.Eu pessoalmente acredito que devem ser reconhecidas sim como uma categoria de esporte mas não concordo com a inclusão nas Olimpíadas, mais por sua relevância histórica e padrões já estabelecidos nas suas primeiras edições.

Deixar um comentário (ver regras)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *