Sete jogos que não cumpriram com as expectativas

17 de outubro de 2009
Autor: Fábio Torres

Sete jogos que não cumpriram com as expectativas

Todo jogo (bom ou ruim) tem sempre uma expectativa a sua volta, o chamado “hype” nos Estados Unidos. Alguns fazem jus a isso, mas outros, nem tanto.

Pac-Man – Atari 2600 – 1982

Pac-Man já era um dos jogos mais famosos do mundo quando recebeu sua versão para o Atari 2600. Parecia que seria mais um sucesso, mas não foi bem isso que aconteceu. Mesmo com diversos glitches, gráficos ruins e som precário, Pac-Man para Atari 2600 vendeu mais de 7 milhões de cópias. O problema foi que a Atari havia produzido quase o dobro. O jogo é tido ainda por cima como um dos motivos pelo épico declínio do sistema.

Enter the Matrix – Várias plataformas – 2003

Sete jogos que não cumpriram com as expectativas Por falar em fama, Matrix foi um dos filmes mais famosos da virada do século. Portanto, seria lógico que um jogo da série fosse lançado. E foi. Enter the Matrix saiu em 2003 para PS2, Xbox, Gamecube e PC com a intenção de complementar a história dos filmes. Parecia bom, mas o que os fãs da série e de videogames obtiveram foi um jogo cheio de erros, com uma sensação de não ter sido acabado. Mesmo assim, Enter the Matrix vendeu cerca de 5 milhões de cópias, tudo graças aos filmes.

Daikatana – PC – 2000

Sete jogos que não cumpriram com as expectativas

O que considerado como um jogo que mudaria o gênero de FPS para sempre na verdade foi motivo de piadas. Criação de John Romero, designer de Doom, Daikatana recebeu muito hype da mídia, mas o que se viu foi um péssimo jogo, o que inclusive levou a equipe de desenvolvedores a se revoltar! Não foi espanto para ninguém quando Daikatana saiu e vendeu apenas 200 mil cópias.

Wii Music – Wii – 2008

Sete jogos que não cumpriram com as expectativas

Usado inicialmente para demonstrar o Wiimote na Tokyo Game Show de 2005, Wii Music foi sendo adiado, adiado, adiado até ser lançado em 2008. No entanto, ao contrário de seus “primos” Wii Sports e Wii Sports Resort, Wii Music foi um fracasso, recebendo notas e reviews ruins ao redor do globo e sofrendo com a competição dos gigantes Rock Band e Guitar Hero.

Killzone – Playstation 2 – 2004

Sete jogos que não cumpriram com as expectativas Quem quer que tenha chamado este jogo de “matador de Halo” é hoje uma pessoa procurada. A denominação grudou como cola em Killzone, gerando expectativas exarcebadas de que o jogo bateria Master Chief & cia. Para a frustração de todos, glitches, bugs e controles difíceis, Killzone não cumpriu com a “promessa“, levando diversos reviews ruins e vendas muito abaixo do que era esperado. Para a sorte da Sony, a sequência Killzone 2 se tornou um sucesso e é considerada um dos principais jogos para PS3.

Spore – 2008 – PC

Sete jogos que não cumpriram com as expectativas Quando o próprio criador do jogo fala que sua criação é superestimada, você sabe que algo está errado. E foi exatamente isso que aconteceu com Will Wright e Spore. Depois de oito anos sendo desenvolvido, muito se esperava de Spore. As expectativas da mídia eram que o jogo iria revolucionar os videogames para sempre. Mas, três milhões de cópias vendidas e algumas expansões depois, a sensação que fica é de desapontamento, que toda aquela revolução “prometida” não se tornou realidade.

Too Human – Xbox 360 – 2008

Sete jogos que não cumpriram com as expectativas Dez anos sendo produzido e mais duas mudanças de plataforma com certeza não ajudaram Too Human quando ele foi finalmente lançado. Inicialmente planejado para PSOne, o projeto foi para o Gamecube. Tempos depois, quando já havia sido abandonado, Too Human foi parar nas mãos da Microsoft, que o lançou para Xbox 360. Depois de tão longa jornada, o jogo ainda ficou bem abaixo das expectativas tanto nos reviews quanto nas vendas. Resta saber se a trilogia programada de Too Human será realmente lançada. Vamos dar uma década, quem sabe…

(Via Yahoo! Games)

E aí, gamer, gostou da lista? Acha que estes jogos merecem estar aqui? Qual jogo te desapontou? Comente!

20 Respostas para “Sete jogos que não cumpriram com as expectativas”

  • 17 de outubro de 2009 às 21:20 -

    Douglas Carriço

  • Tem um game que decepcionou geral, The King Of Fighters XII

    Prometeu ser a revolução dos gráficos 2D, e tal, mas acabou sendo um fiasco, sem história, sem sistema de jogo e sem pé nem cabeça

  • 18 de outubro de 2009 às 12:02 -

    Heliezer Soares

  • Jogo que eu não curti muito e teve muita expectiva é o novo Street Fighter: Street Fighter 4. Para quem acompanhou a série Street Fighter logo no começo (exceto o primeiro jogo de 1989), esse jogo decepciona. Ao meu ver, SF teve seu auge com SF Zero 2 Alpha e SF Explus 2, estes dois sendo os melhores da série.

    Outro jogo que começou a decepcionar com o tempo foi Mortal Kombat. Os novos não ficaram bons… o jogo para mim morreu no quarto capítulo.

    The King of Fighters foi outro, teve seu auge no KOF 98′ e depois foi uma série de erros. Outro jogo que estava indo bem e o novo capítulo deixou a desejar foi o Tomb Rider. Silent Hill também perdeu o foco, saindo de um baita jogo de suspense para um jogo mais de ação. Enfim, são muitos jogos que decepcionaram com suas continuações.

  • 27 de outubro de 2009 às 04:28 -

    Xupisco

  • Nossa, tenho que ler besteiras nos coments. Street Fighter 4 é excelente e um dos melhores jogos de luta que ja joguei na vida. Mas quanto ao Mortal Kombat sou obrigado a comcordar que foram estragando com o tempo.

    Quanto ao Kof o 98 foi o auge, mas o 2002 também ficou bom, mas os que vieram depois são ruins.

    —————————

    Falando da lista, sem dúvida a maior decepção foi o Daikatana, fizeram o maior furor pra lançar um lixo.

    Pra mim outro jogo que merecia estar na lista é o MMORPG Warhammer Online, onde foram feitas muitas promessas e diziam que iam desbancar o World of Warcraft, lançaram o jogo e não é aquilo tudo.

  • 27 de outubro de 2009 às 07:28 -

    Luiz S.

  • É f@d# ler neguinho dizendo que SF4 é ruim “Para quem acompanhou a série Street Fighter logo no começo (exceto o primeiro jogo de 1989), esse jogo decepciona”. Justo esse que deve ser o melhor de toda a série… mas gosto é gosto, cada um tem o seu.

  • 27 de outubro de 2009 às 08:09 -

    Foca

  • Cara… ja é quase certeza q vao me zoar por isso mas tenho q dizer q a série do need for speed foi decaindo com a saturação de jogos que eles lançaram em seguida, tendo seu pico com o underground 2 que teve todo o furor com a mania de tunning e só reforçado por filmes como velozes e furiosos.
    É claro q da lista não discordo com nenhum e só apoio o comentario em relação ao mortal combat… alguns classicos continuam sendo o melhor mesmo

  • 27 de outubro de 2009 às 11:20 -

    Pedro Cardoso

  • Spore realmente foi um grande fracasso. Apontado como um game revolucionário, decepcionou várias pessoas que eu conheço que comprou o game.

    Parabéns pelo blog, acabei de conhecê-lo e já curti.

    Abraços.

  • 27 de outubro de 2009 às 11:58 -

    tiago

  • Cara eu descordo,
    eu ja joguei KILLZONE
    eu curti paka’s.

  • 27 de outubro de 2009 às 15:21 -

    Sedated

  • Também joguei Killzone e me diverti, mas ele decepciona em relação a promessa de desbancar Halo. Mas é um ótimo FPS. Pacman de Atari realmente fica no chinelo em relação ao Arcade. Desses todos, o que mais me decepcionou foi Matrix. É impossível que algum desenvolvedor tenha jogado ele antes de liberar pra venda. Tem muitos bugs, muitas falhas, é impossível que isso seja um jogo terminado.

  • 27 de outubro de 2009 às 15:23 -

    matrix

  • nussa meu qdo saiu matrix foi realmente UMA BOOOSSSTA

  • 27 de outubro de 2009 às 16:37 -

    Thiago

  • Cara como assim… KillZOne foi mt bom, e gerou uma continuação melhor ainda, e Spore foi um febre mundial.
    da um revisada nessas coisas aew

  • 27 de outubro de 2009 às 22:21 -

    Rafael

  • Street Fighter 4 é horrível! arte ridícula, Zanguief patético entre outros. O Street Fighter 2 HD, lançado pro xbox 360 da de 10.

  • 27 de outubro de 2009 às 22:23 -

    Rafael

  • Techu do Xbox 360 -> fracasso total

  • 28 de outubro de 2009 às 08:44 -

    Pokemon

  • Pokemon Stadium foi a maior decepção da minha vida!

  • 28 de outubro de 2009 às 14:32 -

    gagaga

  • Ou spore e um otimo game

  • 29 de outubro de 2009 às 07:14 -

    Lord Pichorra

  • Concordo Plenamente com o Foca… Sempre fui um fanzasso de Need for speed, comecei a jogar o 2, desde então teve altos e baixos, alto foi o porshe e o Underground 2, depois do underground 2, so o carbon que teve uma boa historia e o resto é apenas resto, nao consigo jogar o underconver com vontade e o shift saiu da linha do need for speed, que é corrida de rua com carros monstrosos!!

    Outro que não deveria ter saido é o Titan Quest, não passa de uma imitação barata de Diablo

  • 31 de outubro de 2009 às 01:18 -

    Alexandre

  • Esse Heliezer Soares, deve ter fumado oregano, só pode. Falar mal do SF4, no minimo essa carroça do seu computador não roda. Isso sim, foi a revolução, um puta jogo de luta pra pc, com graficos tops, sequencias tops, e vc fala que decepcionou???? O que te agradou então? SF 2 Plus do supernintendo, com graficos bixeiras? sem palavras ….

    • 31 de outubro de 2009 às 03:26 -

      Raphael

    • Bom.. quanto ao SFIV tenho que admitir, foi um excelente jogo, mas tirou um pouco da essência 2d de street fighter ao incorporar um 3d cel-shading. Luta 2D não é cel-shading, luta 2d é desenho. Não quero ver modelos 3d, quero ver sprites desenhadas. Porem nao acho que decepcionou, apenas variou durante uma versão, tenho certeza que SFV será ainda mais surpreendente.

  • 16 de dezembro de 2009 às 12:47 -

    Rafael

  • Po, Spore foi fraco, fiquei esperando um tempão pra sair, falava q ia revolucionar os games, e tal…..joguei um tanto até, pra ver se ficava melhor + pro final………mas é chato, perde a graça com o tempo, não tive nem vontade de tentar terminar.

    Lembro que o Daikatana falavam um monte tmb, e quase ninguem gostou

    O SF4 eu nao consegui rodar no meu pc, mas falando dos outros, eu não acho + graça de jogar, peguei o 3 pro ps2, joguei 1 min. acho e dexei de lado. O Zero 2 acho q foi o mais procurado, mas pra mim enjoei, parece que é sempre a mesma coisa. Talvez o 4 seja um pouco diferente

  • 9 de julho de 2011 às 02:07 -

    Sybylla

  • Matrix só é bom mesmo nas telonas, pois como game, peca demais.

    Cheguei por outro blog, que simplesmente copiou todo o conteúdo e jogou no dele, com um link no final (http://choc.la/4bu). Fique esperto.

    Abraço!

  • 16 de dezembro de 2011 às 22:42 -

    KING OF KINGS

  • putz ruim demais

Deixar um comentário (ver regras)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *