Site EmuParadise encerra suas atividades após 18 anos no ar

9 de agosto de 2018
Autor: Rodrigo Pscheidt

Site EmuParadise encerra suas atividades após 18 anos no ar

Notícia triste para os retrogamers e entusiastas da emulação: o site EmuParadise — um dos mais tradicionais na área de ROMs e emulação — está encerrando suas atividades, após 18 anos online.

O site não vai sair do ar de fato, mas não irá mais disponibilizar ROMs, ISOs e emuladores, mantendo basicamente seu viés informativo sobre retrô games, possível graças ao extenso acervo de dados e informações sobre os jogos acumulados ao longo dos anos.

O criador do site deixou um comunicado no ar explicando a situação, e agradecendo o apoio dos fãs e da comunidade, que ajudaram a “espalhar a nossa paixão por jogos retrô”.

Para quem está por fora, aí vai um resumo: a Nintendo andou entrando com ações judiciais contra dois outros grandes sites de emulação no mês passado — em processos que podem chegar aos milhões de dólares por violação de direitos autorais. Assim, o EmuParadise decidiu encerrar suas atividades antes que a treta chegue até eles.

Como a gente sabe, emulação não é considerada ilegal caso sirva como backup — quando o proprietário da ROM tem uma cópia original do jogo. Porém, como a gente também sabe, isso raramente acontece, de modo que a distribuição de ROMs pela internet configura pirataria e violação dos direitos autorais das marcas responsáveis pelos jogos.

Traduzimos o comunicado do EMuParadise na íntegra abaixo:

“Muitos de vocês estão cientes de que a situação em relação aos sites de emulação vêm mudando recentemente. O que você provavelmente não sabe é que nós da EmuParadise temos lidado com questões semelhantes durante todos os 18 anos de nossa existência.

Desde o recebimento de cartas ameaçadoras nos primeiros dias até nossos hosts fechando de repente nossos servidores devido a reclamações, já vimos tudo. Sempre cumprimos os pedidos de remoção, mas, como você pode ver, isso não é garantia de nada.

Eu comecei o EmuParadise há 18 anos porque eu cresci na Índia e nunca pude jogar muitos desses incríveis jogos retrô, e queria que outras pessoas pudessem vivenciá-los. Ao longo dos anos, muitas pessoas juntaram-se a mim e contribuíram para esta visão, e acho que posso dizer que fomos bem sucedidos em espalhar a nossa paixão por jogos retrô pelo mundo.

Ao longo dos anos, trabalhei incansavelmente com o resto da equipe do EmuParadise para garantir que todos pudessem ter sua coleção de jogos retrô. Recebemos milhares de e-mails de pessoas nos dizendo como ficaram felizes em redescobrir e até mesmo compartilhar sua infância com as próximas gerações de suas famílias. Nós recebemos e-mails de soldados em guerra dizendo que a única maneira de passarem seus dias era perderem-se nos retrogames com os quais brincavam quando eram crianças. Temos e-mails de pessoas que perderam seus irmãos para o câncer, e foram capazes de encontrar consolo em revisitar os jogos que jogavam quando crianças. Existem inúmeras histórias como essas.

Tem sido uma jornada longa e bonita, com muitos altos e baixos. Quando eu comecei EmuParadise, as coisas poderiam ter ido de qualquer maneira. Mas agora a direção em que estão indo não poderia ser mais do que clara.

Então, onde isso nos deixa?

Não vale a pena para nós arriscarmos consequências potencialmente desastrosas. Não posso, em sã consciência, arriscar o futuro dos membros da nossa equipe, que contribuíram para o site ao longo dos anos. Nós mantivemos o EmuParadise pelo amor aos jogos retrô e para você poder reviver esses bons momentos. Infelizmente, não é possível fazê-lo agora de uma forma que faça todos felizes e nos mantenha longe de problemas.

Esta é uma decisão extremamente emocional para mim, depois de manter este site por tantos anos. Mas acredito que é a coisa certa para nós neste momento.

Assim, decidimos fazer um novo começo. Continuaremos a ser apaixonados por jogos retrô e continuaremos fazendo coisas legais em torno dos jogos retrô. Mas você não poderá obter seus jogos daqui por enquanto. Onde vamos com isso depende de nós e até você.

Ainda teremos nosso banco de dados de emuladores, a comunidade e tudo o que vier junto.

Já fizemos vários planos do que vai acontecer a seguir. Vai ser um começo novo e divertido e haverá muito por vir! Também gostaríamos de ouvir seus comentários sobre o que você acha que devemos fazer. Mas por enquanto, precisamos fazer essa mudança. Nós servimos a comunidade por 18 anos gloriosos e tem sido um passeio e tanto!

Mas cada final é um novo começo e estamos animados para encontrar um caminho a seguir para continuar sendo seu destino de emulação número 1.

Obrigado por nos apoiar nesta jornada. Não poderíamos ter feito muito sem que você nos visitasse, contasse a seus amigos sobre nós, fizesse upload de capturas de tela e descrições, nos informasse quando algo estava errado, quando erramos e muito mais. Obrigado por fazer parte da nossa comunidade e nos encorajar ao longo de todos esses anos”.

Não sei quais são estes planos para o futuro, mas desde já desejo sucesso aos responsáveis pelo EmuParadise em seus futuros projetos. E, falando como alguém que tem sua biblioteca de roms (e tenta não ser hipócrita), deixo aqui meu muito obrigado à equipe, por manter a história dos videogames viva e acessível por tantos anos.

(Via: Twitter)

Deixar um comentário (ver regras)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *