Sonic está chegando ao Super Nintendo, graças a um brasileiro

11 de agosto de 2020
Autor: Junior Candido
Sonic está chegando ao Super Nintendo, graças a um brasileiro

Muitos foram os donos de Super Nintendo que gostariam de ter um game Sonic rodando em seus consoles. Até houve uma “tentativa” de levar o azulão ao 16-bits da Nintendo, com a famigerada versão pirata, adaptada de um game do Ligeirinho. Mas, a verdade, é que apenas na época do GameCube que os donos de consoles Nintendo puderam, enfim, jogar games oficiais do Sonic.

Mas, o tempo passa, a tecnologia evolui, e a criatividade busca meios de transformar o que era impossível no passado em realidade. ThiagoSC, um desenvolvedor brasileiro, está fazendo um port do Sonic original, de Mega Drive, para o Super NES. O mesmo Thiago que já apresentou, anteriormente, uma conversão de Mega Man X para o Mega Drive.

Em sua Tech Demo, jogável, é possível conferir a Green Hill Zone, em seu ato 3. Faltam alguns efeitos sonoros e não há o Eggman, como chefão de fase, no final. Mas já dá para se ter uma ideia de como o trabalho está ficando.

O canal VCDECIDE do Youtube, conhecido por comparações entre versões, trouxe um “lado a lado”, entre a versão original, de Mega Drive, e o port não-oficial, para o Super NES. Veja:

O autor lançou, em 6 de agosto, um arquivo smc (arquivos de Super NES) no NesDev. O arquivo pode rodar em emuladores de Super Nintendo, ou em cartuchos Everdrive, aqueles cartuchos que aceitam arquivos de games e os reproduzem no console original.

Ele explicou que criou uma nova engine “sônica” para o SNES, baseado no código do Mega Drive, mas com elementos otimizados para o Super Nintendo. Esclareceu também, que o game ainda não está pronto, que o áudio ainda não está 100% finalizado e que ainda há vários bugs a serem corrigidos.

Sonic está chegando ao Super Nintendo, graças a um brasileiro
Sonic está chegando ao Super Nintendo, graças a um brasileiro
Sonic está chegando ao Super Nintendo, graças a um brasileiro
Sonic está chegando ao Super Nintendo, graças a um brasileiro

Mas, ainda assim, trouxe uma versão muito competente de um clássico. Que, por meios oficiais, jamais veria a luz do dia.

Você pode baixar o game, e conferir o trabalho de ThiagoSC, neste link.

Uma resposta para “Sonic está chegando ao Super Nintendo, graças a um brasileiro”

  • 11 de agosto de 2020 às 22:02 -

    Helinux

  • Coisas da vida gamer!!!! Só de ouvir as músicas e o som das argolas…já dá vontade de jogar o clássico Sonic!!!! Bons tempos de antigamente!!!! Seria mais ou menos parecido também ver Super Mario World no poderoso Mega Drive!!!! Apesar que existem determinados jogos: Mortal Kombat 2, Thunder spirits e outros para ambos o console…muita coisa seria estranha no super nintendo que tem um processador mais lento e tecnologia de ponta, enquanto o poderoso Mega Drive… os jogos parece que era mais solto em termos de jogabilidade e tinha tecnologia mais limitada!!!! valeu!!!!

Deixar um comentário (ver regras)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *