Sony apresenta o DualSense, controle oficial do Playstation 5

8 de abril de 2020
Sony apresenta o DualSense, controle oficial do Playstation 5

Embora ainda não tenha mostrado “a cara” do Playstation 5, ontem a Sony decidiu apresentar ao mundo o DualSense, controle oficial de seu próximo console.

O anúncio foi feito através de um post oficial do Playstation Blog, que detalha alguns recursos do novo controle. Vamos traduzir abaixo os trechos mais relevantes da postagem, que pode ser lido na íntegra (em inglês) aqui.

“Após uma análise cuidadosa, decidimos manter intacto o que os jogadores adoram no DualShock 4, além de adicionar novas funcionalidades e refinar o design.

Com base em nossas discussões com os desenvolvedores, concluímos que o senso de toque na jogabilidade [através do touchpad], assim como o áudio, não tem sido um grande foco para muitos jogos. Tivemos uma grande oportunidade de inovar com o PS5, oferecendo aos criadores de jogos a capacidade de explorar como eles podem aumentar esse sentimento de imersão por meio de nosso novo controle.

É por isso que adotamos o feedback háptico, que adiciona uma variedade de sensações poderosas que você sente quando toca, como a lentidão pegajosa ao dirigir um carro na lama. Também incorporamos gatilhos responsivos ​​nos botões L2 e R2 do DualSense, para que você possa realmente sentir a tensão de suas ações, como a corda de um arco vergando para disparar uma flecha”.

Você assistiu Jogador Número 1? Aquilo que os personagens usam para aumentar a imersão enquanto jogam é um traje háptico, que simula pancadas e texturas. Como isso vai funcionar no novo controle do PS5 eu não sei, mas é fato que tecnologias hápticas tem a ver com o tato e com sensações táteis.

Sony apresenta o DualSense, controle oficial do Playstation 5

Com todas estas novas funcionalidades internas, foi um desafio chegar a um design que agregasse tudo sem virar um trambolho. Aí vai mais um trecho dos comentários do Playstation Blog:

“Isso [os gatilhos responsivos] nos proporcionou um desafio empolgante para projetar um novo controle baseado na geração atual, levando em consideração os novos recursos que estávamos adicionando. Por exemplo, com gatilhos adaptáveis, tivemos que considerar como os componentes se encaixariam no hardware, sem dar uma sensação volumosa.

Nossa equipe de projeto trabalhou junto dos engenheiros de hardware para posicionar os gatilhos e atuadores. Os designers foram capazes de desenhar como controle deveria parecer e sentir, com a proposta de fazer ele parecer menor do que realmente é.

No final, alteramos o ângulo dos gatilhos das mãos e também fizemos algumas sutis atualizações no punho. Também levamos em consideração como manter uma boa vida útil da bateria recarregável do DualSense e diminuir o peso do controle ao máximo possível, à medida que novos recursos foram sendo adicionados”.

Outra novidade é que o botão Share evoluiu, e agora se chama Create. Sua função, segundo o comunicado oficial é mais ampla, ainda que não tenham sido dados muitos detalhes:

“Você notará que não há mais um botão Share como tivemos no DualShock 4. Não se preocupe, ele não vai desaparecer. De fato, aproveitamos o sucesso de nosso botão Share — que foi pioneiro no setor — para oferecer novos recursos com o botão Create, que trará novas maneiras de os jogadores criarem conteúdo épico de gameplay para compartilhar com o mundo ou apenas para se divertir”.

Olha, ainda não sei qual é a do botão Create, mas como um cara que ama games com recursos fotográficos e até tem um Instagram dedicado a isso (segue lá, @gamesphotomode!), já fiquei bem curioso para saber o que poderá ser feito com o Create!

Sony apresenta o DualSense, controle oficial do Playstation 5

Voltando aos novos recursos: o DualSense terá um microfone embutido, o que, junto do alto-falante também integrado, “permitirá aos jogadores conversar facilmente com amigos sem um fone de ouvido”, ainda que a entrada P2 continue presente na parte inferior. O carregamento, por sua vez, parece usar uma entrada USB-C, ao contrário do micro USB que foi o padrão da geração atual.

Ainda que mantenha boa parte dos elementos que já conhecemos, o controle obviamente passou por uma consideração mudança visual, trazendo duas cores, e sumindo de vez com as cores dos ícones dos botões. Sobre isso, o Playstation Blog diz o seguinte:

“Tradicionalmente, nossos controles básicos têm uma única cor. Como você pode ver, desta vez seguimos uma direção diferente e decidimos por um design em dois tons. Além disso, alteramos a posição da light bar para um lugar que lhe dá mais destaque”.

As mudanças são relativamente grandes, mas a Sony garante que foram dezenas de protótipos e modelos até chegar no que eles consideraram ideal. E, claro, muitos testes foram feitos:

“O DualSense foi testado por uma ampla gama de jogadores com uma variedade de tamanhos de mãos, para alcançarmos o nível de conforto que desejávamos, com grande ergonomia. Nosso objetivo com o DualSense é dar aos jogadores a sensação de serem transportados para o mundo dos jogos assim que abrirem a caixa. Queremos que os jogadores sintam que o controle é uma extensão deles quando estão jogando”.

para fechar, um comentário de Jim Ryan, CEO e presidente da Sony Interactive Entrtainment:

“O novo controle, juntamente com os muitos recursos inovadores do PS5, será transformador para os jogos. Estamos ansiosos para compartilhar mais informações sobre o PS5, incluindo o design do console, nos próximos meses”.

O Playstation 5 deve ser lançado no final do ano, provavelmente próximo do feriado de Ação de Graças e do Natal.

(Via: Playstation Blog)

2 Respostas para “Sony apresenta o DualSense, controle oficial do Playstation 5”

  • 8 de abril de 2020 às 15:54 -

    xRickyx

  • Caramba muito parecido com o controle do XBOX ONE, a Sony ao meu ver copiou as melhores funções do controle da Microsoft.

  • 8 de abril de 2020 às 21:40 -

    Helinux

  • A verdade é que todos estão sofrendo influências, ou seja fica de olho no que o adversário lança ou vai lançar!!!! Lembro de ter visto um controle desse parecido no camelô a um tempo atrás, lembro!!!! Então é por isso que as vezes vc tem aquela sensação de ter visto o design do controle em algum lugar!!!! Fico na expectativa!!!! valeu!!!!

Deixar um comentário (ver regras)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *