Sound Test Arkade Faixa 33 – World of Warships / Arthur Tohtash

1 de novembro de 2020
Autor: Arkade
Sound Test Arkade Faixa 33 - World of Warships / Arthur Tohtash

Desde que foi lançado, em setembro de 2015, World of Warships tem apresentado diversas atualizações para todo o conjunto do jogo. Em relação à trilha e efeitos sonoros, as novidades ajudam a aperfeiçoar ainda mais o realismo do jogo, em harmonia com o visual e a jogabilidade, além de adequar o título à temática de combate naval.

A principal pessoa por trás desse trabalho é Arthur Tohtash, diretor de música que está há 10 anos na Wargaming, distribuidora bielorrussa do jogo online. Além da versão para PC, ele também atua com World of Warships: Legends, para PlayStation 4 e Xbox One, e em outros projetos da Wargaming, contando com mais dois compositores para criação de músicas.

“Nosso processo de composição é baseado em inspirações. Assistimos a filmes de ação e sobre a Segunda Guerra Mundial para termos ideias, assim como jogamos outros jogos antes de ensaiar as criações e aplicar técnicas de design de som”, conta Tohtash.

Sound Test Arkade Faixa 33 - World of Warships / Arthur Tohtash

O jogo 

World of Warships é um jogo online gratuito de combate naval com mais de 38 milhões de jogadores registrados. Atualmente, apresenta mais de 350 navios históricos disponíveis para jogar, quantidade quase 4x maior comparado a quando foi lançado.

Isso quer dizer que o título recebe constantes updates, que incluem melhorias de áudio entre os novos conteúdos. O Wwise, atual motor para implementação de efeitos sonoros, por exemplo, não estava presente no início do jogo.

Com 4h de trilha sonora original, World of Warships ainda conta com diversos efeitos sonoros totalmente baseados em navios de guerra, como reproduções de sinos e mecanismos navais, além de sons humanos em certas situações — é possível ouvir vozes de marinheiros em determinados momentos, como ao pressionar o modo binocular, por exemplo, mas apenas como uma fala abafada ao fundo.

O compositor

Principal cabeça por trás das trilhas e efeitos sonoros de World of Warships, Arthur Tohtash é um músico com formação clássica, além de pianista. Suas composições no jogo trazem muitas referências de jazz e música clássica, fundamentais para o tom minimalista e de época das músicas do título naval.

Sound Test Arkade Faixa 33 - World of Warships / Arthur Tohtash

Entre as composições do diretor destacam-se as faixas com temas nacionais e modernos, além de alguns remixes, que tocam principalmente no menu. “Também fico pessoalmente orgulhoso das primeiras faixas musicais que tínhamos quando o jogo foi lançado, e do tema principal que toca enquanto o jogo carrega e nos portos”, acrescenta.

Em relação aos efeitos sonoros, Tohtash confessa que o maior desafio é compor sons bélicos, como de disparos de canhões. “Ninguém sabe como soa uma arma de fogo, por exemplo, então precisamos inventar em um nível realístico que faça com que os jogadores acreditem”, conta.

A trilha

Formada por 4 iterações, a trilha sonora de World of Warships pode ser escolhida pelos jogadores, variando de músicas clássicas a tambores de guerra. Além disso, existem diferentes mecanismos de reprodução para estas músicas, cuja dinâmica depende do momento do jogo.

“Ao começar uma batalha, você ouve apenas uma música calma, agradável e relaxante. Já quando recebe algum dano, ela muda perfeitamente para o tema de batalha, com tambores de guerra por meio de diferentes mecanismos enquanto o evento se desencadeia, cujos trechos de alternância podem ser sempre diferentes”, explica.

Sound Test Arkade Faixa 33 - World of Warships / Arthur Tohtash

Tudo isso que o jogador ouve apoia sua imersão na experiência de combate, e trazem consigo diversas referências minuciosamente planejadas por Tohtash. Então, desde o soar de uma corneta até o estrondo de um tiro podem ter como base um insight do diretor enquanto ele assistia a um filme, por exemplo, que mais tarde foi improvisado no piano até se tornar um padrão sonoro próprio do jogo.

A alteração e inclusão de trilhas e efeitos sonoros em World of Warships acontece a cada grande patch de áudio, e para qualquer evento — como o Halloween —, novas músicas são adicionadas. “Já planejamos algumas coisas bem legais para o próximo ano, quando teremos novas tecnologias também”, revela Tohtash. Você pode ouvir a trilha sonora de World of Warships por meio do perfil do jogo no Soundcloud e YouTube.

Deixar um comentário (ver regras)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *