Sound Test Arkade Faixa 20 – Naofumi Hataya – Sonic CD (trilha Japão)

2 de outubro de 2016
Autor: Junior Candido

Sound Test Arkade Faixa 20 - Naofumi Hataya - Sonic CD (trilha Japão)

Sonic CD, além de ser o melhor momento do ouriço azul, também conta com uma questão muito particular e interessante: oferece não uma, mas duas trilhas sonoras extremamente bem feitas e de muita qualidade. Vamos conhecer melhor sobre estas músicas hoje, mas de uma maneira diferente. Esta é a primeira Sound Test Arkade que está dividida em duas partes, para que possamos dar o devido valor e atenção para cada uma destas versões.

O Jogo

Sound Test Arkade Faixa 20 - Naofumi Hataya - Sonic CD (trilha Japão)

A aventura de Sonic no Sega CD não poderia ter chegado em melhor hora: Sonic the Hedgehog já havia se tornado em um fenômeno, e Sonic 2 estava fazendo o mesmo sucesso. Sonic CD era a “versão japonesa” para a segunda aventura do ouriço, mas acabou se tornando um jogo a parte, para uma série que já era grande, e contava também com versões em desenvolvimento para o Game Gear (e Master System, cujo mercado na Europa e Brasil ainda era forte, mesmo com o fim de seu ciclo no Japão).

Sonic CD já apareceu em uma RetroArkade, e suas qualidades foram lembradas: os elementos de tempo, as tentativas em 3D no gameplay, o conceito de futuro bom ou mau e claro, sua excelente trilha sonora, foram mencionados no texto. E o game é simplesmente sensacional, oferecendo uma exploração raramente vista em games do tipo na época, além de trazer a mesma diversão de sempre para todos, incluindo jogadores casuais que só queriam sair correndo por aí com o azulão.

Compositores

Sound Test Arkade Faixa 20 - Naofumi Hataya - Sonic CD (trilha Japão)

Naofumi Hataya e Masafumi Ogata assinam a composição japonesa de Sonic CD. A dupla já havia trabalhado junto em Sonic 2, para o Game Gear/Master System e já nesta época, criaram o que seria a música-tema de Sonic CD: You Can Do Anything. Ouça a versão em 8-bit da canção que marcaria poucos anos depois, o melhor Sonic de todos:

A dupla trabalharia também em Ristar. Mas Hataya é quem participou de maneira ativa de praticamente todos os games da Sega nos bons tempos da empresa nos anos 90. Ele estreou em Golden Axe 2, em 1991, e desde então, não saiu mais da Sega, trabalhando lá até hoje, com direito a Mario & Sonic at the Rio 2016 Olympic Games no currículo. Nights, Burning Rangers e alguns jogos da série Yakuza também contam com o trabalho do compositor.

Voltando a You Can Do Anything, a versão para Sega CD é cantada, diferente do que acontecia no Master System. Por isso, Casey Rankin criou a letra para a música e também participou no backing vocal, fazendo as partes de rap. Já a voz da canção é de Keiko Utoku. Keiko havia acabado de iniciar carreira solo, ao sair da banda de JPop Mi-Ke em 1993. E sua estreia solo foi “apenas” cantar na faixa de um game que seria lembrado até hoje.

Dando play na versão samurai

Antes de qualquer coisa, vamos esclarecer quanto a questão das regiões de Sonic CD. Sim, o jogo tem uma distribuição confusa, que ficou mais confusa ainda com a questão da trilha sonora. O jogo foi lançado em 1993, em setembro (Japão), outubro (Europa) e novembro (Estados Unidos). Seguindo a tendência norte-americana de adaptar as coisas ao seu gosto (e público), apenas na terra do Tio Sam a trilha sonora mudou. Claro que por razões óbvias, a versão que tivemos acesso na época era a norte-americana também, mas para o resto do planeta, o que inclui a Europa e a Oceania, a trilha sonora era a original do Japão, até porque o jogo foi feito lá.

Mas voltando para a trilha sonora, o CD permitia que muita coisa nova fosse inserida no soundtrack de um game, já que finalmente os músicos se viram livres das limitações dos chips de som dos consoles antigos. A trilha japonesa oferece muita adrenalina, e traz um tom de heroísmo para Sonic, já que este game amplia o lado herói do personagem, ao oferecer uma profundidade maior em enredo e fatos in-game. Sem contar o fato de que a dedicação do jogador definirá o fim do jogo, que pode ser bom ou ruim.

Tudo o que o Japão oferecia em música na época faz parte do game. Faixas com batidas eletrônicas, inserções de rap entre as letras, e algumas guitarras para incrementar, fazem parte das faixas de Sonic CD. No Japão também temos uma faixa a mais cantada: Cosmic Eternity, também interpretada por Keiko Utoku, e tocada no final do game. Também se destaca as variações das faixas nas fases, que sofrem algumas alterações de acordo com o período do tempo que o protagonista está, além de alternar entre o “bom e o ruim” que o game oferece.

A versão japonesa consegue ser marcante em todos os momentos, levando um “quê” de grandeza para o Sonic, e dizendo a todo momento que o personagem não era apenas um cara azul que corria por aí, e que sua missão era ainda mais nobre do que todos pensávamos na época. “Se você tentar, você pode fazer tudo”, acabou sendo a definição para o futuro de Sonic, para o bem, para o mal, no final das contas.

Aí vem os americanos e mudam tudo!

Sound Test Arkade Faixa 20 - Naofumi Hataya - Sonic CD (trilha Japão)

Sim, Sonic CD tem duas trilhas sonoras. Pois a versão US do jogo ofereceu uma trilha completamente diferente da apresentada no Japão. O game até chegou meses depois para os Sega CDs americanos para que a adaptação ficasse completa. Era muito comum nesta época os games contarem com algumas diferenças em suas versões japonesas e americanas, mas esta em especial, marcou por ser uma mudança completa no que diz respeito a trilha sonora e mais, por ser tão boa quanto a original.

Se você quiser conhecer mais sobre as faixas da versão US de Sonic CD, fique atento, pois ainda hoje sairá a segunda parte desta Sound Test, explicando melhor sobre a “outra” trilha sonora deste clássico. Fique ligado.

Uma resposta para “Sound Test Arkade Faixa 20 – Naofumi Hataya – Sonic CD (trilha Japão)”

  • 25 de Janeiro de 2017 às 16:22 -

    SONIC THE HEDGEHOG

  • Um pequeno pedido para os meus fãns, fiquei sabendo sobre uma coisa que esta rolando faz um tempinho na internet sobre mim: Sonic Exe sim se vc sabe sobre isso não fique com medo e não deixe os outros também ficarem e não espalhe mais essa coisa sobre mim minha franquia pode falir sabia? Ah ja ia esquecendo se não sabe o que é Sonic Exe não pesquise.

Deixar um comentário (ver regras)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *