Steam Greenlight aprova 100 games de uma só vez
A Valve resolveu abrir as porteiras e aprovou, de uma só vez, 100 games independentes através do Greenlight do Steam. Tem até jogos brasileiros no meio, confira.
O Greenlight, o portal de entrada de games indie para a loja do Steam, liberou em uma única e épica tacada 100 jogos. Em breve, estes games de produção baixa mas criatividade alta estarão disponíveis na loja do sistema da Valve.
Pelo menos dois games brasileiros entraram na lista: Oniken, um estiloso jogo de plataforma com fortes referências na ficção dos anos 1980 (que não por acaso colocamos na nossa lista de favoritos para entrar no Greenlight) e Chroma Squad, o criativo “simulador de seriados sentai” (vide Power Rangers).
Além deles, outros games promissores que andam rodando a cena independente acabaram entrando na brincadeira, como Armikrog (um point-and-click dos criadores de Earthworm Jim), Escape Goat, Road Redemption (o “sucessor” de Road Rash que nós mostramos há algum tempo) e o roguelike NEO Scavenger.
Entraram até alguns games bastante inusitados, como Dino Run SE, um jogo de corrida de dinossauros fugindo da explosão de um meteoro (!?). Veja o trailer:
Segundo a Valve, nem todas as levas serão tão grandes quanto esta, mas, conforme o sistema for melhorado, mais e mais jogos de produtores independentes poderão ser comercializados no Steam sem necessidade de contratos com distribuidoras.
Se você quer conferir a lista completa dê uma olhada neste link. Tem indies para todos os gostos.
Babiro
Bacana, não esperava que tantos jogos iriam ser aprovados de uma vez, mas melhor assim, e dos citados na matéria e um dos melhores dos 100 na minha opinião é e será o Chroma Saquad!!
Bender
Na verdade foram três jogos brasileiros (chama-se Damned).
Renan do Prado
Joguei muito Dino Run via browser!!!!! Acho que já teve até um post dele aqui na Arkade há muuuuito tempo atrás, que legal ver ele na Steam agora!!!!
Kubrick Stare Nun
Hoje em dia qualquer um que tenha um computador com internet e saiba usar Unity3D pode ficar rico sendo gamedev. Até a GOG tá abrindo o próprio “greenlight” dela.
Arthur.E
verdade, meio que banaliza o processo todo, isso.
Danielwarfare
Mas até que saem uns jogos ótimos. Só acho que vou comprar os jogos brasileiros em questão para apoiar a ideia >:D
Kubrick Stare Nun
Eu já vejo isso mais pelo lado positivo, pois os jogos indies são a vanguarda da inovação e experimentação no mundo dos vídeo games. Hoje em dia todos os games que tem propostas extremamente corajosas e ambiciosas são projetos feitos por pequenos desenvolvedores.
E lógico que também tem o lado negativo que é o fato de isso gerar um certo “overload” pra nós jogadores/consumidores.
Arthur.E
a criatividade dessas pequenas empresas é o jeito que elas tem pra chamarem a atenção e sobreviverem.
Kubrick Stare Nun
Sim. E acho que é uma pena existirem empresas que possuem o privilégio de sobreviver sem ter de usar um pingo de criatividade.
Arthur.E
não acho “uma pena” existirem essas empresas, elas fazem o que a maioria dos dos fãs delas e quer e que levem a um retorno evidente, se os do nada isso parece de dar dinheiro elas provavelmente partiriam pra uma bateria de ideias bem bacanas e originais, mas como isso não acontece e como investir em ideias originais e criativas pode ser meio arriscado ou um tiro no pé elas não fazem.
mas de certa forma elas continuam sendo importantes pois são elas que popularizam a maior parte dos jogos e pavimentam a estrada que é o mercado de jogos, para que seja um negocio seguro e rentável fazendo assim mais pessoas apostarem nesse ramo, ou seja, mais produtoras indies.
Kubrick Stare Nun
Mais dinheiro de engravatados sendo derramado no mercado de games não melhorou em nada a qualidade dos games em si. No geral, quanto mais “rentável e seguro” um game fica, mais descerebrado e prosaico ele também vai ficando (vide: Call of Duty, Fifa, Battlefield, Street Fighter, Assassin’s Creed, etc…).
E acho que dizer que os blockbusters “pavimentam a estrada” é uma uma forçação de barra pra querer ver função geral no que existe exclusivamente pra gerar lucro individual. Na história da indústria dos vídeo games os games de pequenas produtoras já existiam muito antes da coisa chegar ao nível bilionário em que está hoje, se tem alguém que realmente puxou a carroça; esse alguém foram as pequenas produtoras.
Arthur.E
continuo com minha opinião que ambos são importantes. assim como não consigo imaginar o mercado apenas com a desenvolvedoras AAA, também não consigo imaginar sendo formado apenas pequenas desenvolvedoras.
vou continuar achando que o dinheiro que as companhias recebem é importante sim, pois quando o mercado de games era formado (em meados de 70-80) na sua grande maioria por desenvolvedoras independentes ou por pequenos departamentos esquecidos em grande corporações, ninguém levava a serio os jogos, era apenas mais um brinquedo pra criança ou um nicho pra entusiastas, mas quando o mercado de games cresceu e começou a arrecadar bastante dinheiro as pessoas começaram a levar ele mais a serio, investir nele, se interessar e puxar o saco.
eu sinceramente também acho grande parte desses jogos de empresas maiores hoje em dia bem descerebrados, mas mesmo assim e mesmo as pessoas sabendo que próximo ano sai um idêntico, elas continuam comprando e se divertindo com eles. acho que mais da metade do mercado de games visa um publico casual na verdade.
Jean Alves de Oliveira
Estou interessado no Oniken há tempos:-)
Sir.Liipe Silva
Vou pegar os games brazucas afinal das contas são em português!!!
Edimartin Martins
Até que enfim Oniken é lançado no steam. Já era hora em senhora Valve hehehehe.
Chinalia
Ñ gosto muito desses jogos, mas gosto da ideia.. queria o The Novelist.
Me anima a Celebração de 1 ano do Greenlight: recomendo Euro Truck Simulator, bem legal ^_^
http://store.steampowered.com/sale/greenlightsale
Wagner Lucas Silva Ferreira
queria saber se the duel 2 foi aprovado
tomara pq quero jogar ele ja faz tempo