Testamos: CleanMyMac X é um “faz tudo” bem interessante para computadores Mac

3 de novembro de 2018
Autor: Junior Candido

Testamos: CleanMyMac X é um "faz tudo" bem interessante para computadores Mac

O MacOS é conhecido por oferecer vários recursos interessantes a seus usuários. Recebendo e adaptando elementos relevantes do iOS, o sistema tem várias opções simplificadas e automatizadas para tarefas do dia a dia. Mas ele não tem tudo o que um usuário precisa, e aí, as boas ideias de desenvolvedoras entram em cena.

Entre as opções, o CleanMyMac X se apresenta como um grande canivete suíço para o MacOS. Com versão também para o Windows (e o review aqui vale para o SO da Microsoft, guardadas as devidas diferenças), são várias opções disponíveis, que prometem limpar espaço do seu computador, além de melhorar o sistema operacional.

Após alguns testes, te convido pra junto comigo, conhecer melhor o software e suas funções. E ver se, assim, ele vale a pena para as suas necessidades.

Ele limpa

Testamos: CleanMyMac X é um "faz tudo" bem interessante para computadores Mac

O CleanMyMacX, como dito, dispõe de várias tarefas. Uma delas é a de limpar seu sistema operacional. Com a Análise Inteligente, ele varre seu sistema, buscando o essencial. Assim, ele busca por arquivos inúteis, prováveis ameaças e tarefas a serem corrigidas.

Mas é possível fazer a limpeza de maneira individual. O software busca por arquivos inúteis, otimiza a fototeca, remove o cache do iCloud, e remove anexos de e-mail. Ele também procura e remove downloads não completos e atualizações do iOS esquecidas no iTunes.

E, por fim, gerencia a lixeira. São várias opções que, automatizadas, trazem ao usuário a chance de ter muito espaço em disco liberado, sem precisar perder muito tempo fazendo buscas manuais. É possível liberar dezenas de GB usando este processo, podendo gerenciar o seu funcionamento, e observar o andamento das tarefas.

Protege

Testamos: CleanMyMac X é um "faz tudo" bem interessante para computadores Mac

O software não é um anti-vírus, mas promete ajudar na busca de malwares e privacidade. Ele busca por softwares maliciosos em seu computador e os remove. E também trabalha bem com privacidade. Dá pra remover seu histórico de navegação, incluindo dados de formulários, entre outros disponíveis nos navegadores.

E também dá pra limpar o histórico de chats, como o Skype, por exemplo. Funciona bem e, principalmente no que diz respeito a privacidade, faz muito bem sua função. Dá até pra gerenciar e remover as redes wifi que você já conectou. Mas, vale lembrar, que o software não cumpre a função de um anti-vírus. E você terá que lidar com um ainda, se assim desejar.

E gerencia

Testamos: CleanMyMac X é um "faz tudo" bem interessante para computadores Mac

Por fim, o software ajuda no gerenciamento do sistema. Há um ícone na barra de tarefas que traz, de maneira rápida, informações úteis como o espaço livre em disco, capacidade da bateria, e a RAM disponível, com a possibilidade de, através de um comando, liberar memória.

O programa também permite controlar os itens de início do computador, eliminar erros dos aplicativos, e melhorar o desempenho das buscas. Também traz um desinstalador útil, tanto para Mac quanto para Windows, devido aos problemas de desisntalação, peculiares a cada sistema.

Traz, também, um elemento bem interessante. Assim como nos smartphones, com a loja avisando e atualizando seus aplicativos, o CleanMyMac X traz um atualizador. Ele varre seus programas, e se encontrar alguma atualização, você é avisado. E ainda pode atualizar o software no próprio programa.

E, por fim, traz mais uma opção muito útil. Chamada de “Fundo do Baú”, ele procura em seu sistema arquivos que não abertos há muito tempo. Você consegue, observando item a item, ver aqueles arquivos que você não tem interesse de manter em seu computador e, de maneira otimizada, excluir dezenas, ou centenas de GB que só estão ali para ocupar espaço, à toa.

Vale a pena?

Testamos: CleanMyMac X é um "faz tudo" bem interessante para computadores Mac

Sim. Vale. O CleanMyMac X é simples e fácil de usar. Apesar de trazer muitas funções e um gerenciador de barra de tarefa, trata-se de um aplicativo discreto, que não vai lhe incomodar nunca, se não for usá-lo. O software conta com recursos que mantem o sistema em dia, mas, principalmente, libera espaço.

Usuários que costumam deixar vários arquivos no computador, podem encontrar aqui uma boa oportunidade de gerenciar de maneira otimizada todos eles. E, assim, excluir tudo aquilo que não é mais necessário. Também é possível cuidar de seu sistema, eliminando todas aquelas redes que você se conectou com o passar dos anos.

Apesar de também contar com elementos de otimização de sistema, o CleanMyMac X é um ótimo software no que diz respeito a liberar espaço em disco. Seja excluindo programas de forma adequada, atualizando-os, e eliminando caches, arquivos temporários ou arquivos esquecidos, a certeza aqui é a de que você terá muitos GBs livres após sua primeira utilização.

Deixar um comentário (ver regras)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *