Testamos – Dual Shock Combat da Dazz, controle bom, bonito e barato para jogos de PC

7 de junho de 2018

Testamos - Dual Shock Combat da Dazz, controle bom, bonito e barato para jogos de PC

Um controle para PC precisa, além de oferecer um bom desempenho de jogatina, ser prático e “direto ao ponto”, para que você possa aproveitar o máximo possível os seus games no computador, sem precisar passar horas e horas pesquisando como fazer seu controle ser reconhecido por vários jogos. Esta praticidade está presente no Dual Shock Combat, o controle que a Dazz nos ofereceu para jogar no computador e conferir o seu desempenho na jogatina.

O controle pode ser utilizado em modo analógico e digital, permitindo que seja devidamente personalizado para games de PC, sejam eles novos ou antigos, além de emuladores, e busca, no layout do controle do Xbox 360, um dos preferidos dos jogadores, oferecer um bom desempenho nos mais variados games. Nós jogamos vários games com ele, e agora é hora de compartilhar a nossa experiência.

Design e desempenho geral

Testamos - Dual Shock Combat da Dazz, controle bom, bonito e barato para jogos de PC

O seu design é o mesmo de um controle de Xbox 360, com o direcional em cruz, dois analógicos, botões A, B, X e Y, um Start, um Back, além dos botões de ombro: dois Ls e dois Rs, com os botões de trás sendo também analógicos, como um gatilho. A pequena diferença está no botão do centro que, em um controle da Microsoft, serve para acessar o menu principal. Aqui, este botão aciona o modo analógico, ou seja, se ele estiver apagado, o controle é digital, e o direcional analógico e o de cruz funcionam de forma idêntica e, se o botão estiver aceso, ele funciona igual um controle analógico tradicional.

Esta configuração, apesar de simples, é uma mão na roda para a turma dos emuladores. Pois, com apenas um botão, você pode alternar de jogar em um Super Nintendo, digital, para uma jogatina no Playstation, analógica. Também é útil em casos de jogos mais antigos, nos quais é possível usar o direcional analógico como um digital, sem maiores configurações.

A sua construção é competente, com analógicos firmes e botões que dão segurança ao acioná-los. Apenas leve em conta que, por ser um controle USB e não contar com bateria, seu peso é bem menor do que um controle da Microsoft, e que, para um melhor uso do aparelho, vale a pena instalar o driver, que vem no CD que acompanha a embalagem. E outro ponto interessante está em seu cabo USB que, embora não apresente nenhum material mais resistente em sua composição, é grande, e bem grosso, dando ar de confiabilidade ao conjunto.

O controle foi testado tanto em PC, quanto em Mac, nos jogos que você verá a seguir:

Jogos old-school de PC e emuladores

Testamos - Dual Shock Combat da Dazz, controle bom, bonito e barato para jogos de PC

Antigamente, os games de PC funcionavam meio que na base do “cada um por si”, com controles variados e configurações idem. Testei de games de DOS (aqueles que ficam disponíveis no GOG), até jogos um pouco mais recentes, como o Need for Speed Underground 2. Em todos eles, não tive grandes dificuldades com a jogatina, precisando apenas, ou me adaptar com a configuração padrão, caso do IndyCar2 da Sierra, ou do eterno Aladdin, da Virgin, ou deixar o estilo de controle ao meu gosto, como em NFSU2, no qual decidi deixar o padrão atual: acelerar e freio nos botões analógicos, troca de marchas nos outros botões L e R, e os outros comandos distribuídos pelos botões.

Claro, cada game é um caso e vai depender muito da disposição de cada um quanto a isso, como um menu para configurar ou direcionar em botões acessíveis as funções. Aladdin, por exemplo, simulou sozinho as teclas do teclado na configuração do controle, e funcionou de maneira totalmente satisfatória. E, com os emuladores, a mesma coisa. Há um emulador para Mac, chamado OpenEmu, que é praticamente um “tudo em um”, organizando os games por sistema. E, todos os sistemas testados, funcionaram muito bem nele, com direito a ligar e desligar o analógico com o botão já mencionado.

E na Steam?

Testamos - Dual Shock Combat da Dazz, controle bom, bonito e barato para jogos de PC

Bom, o desempenho do controle na Steam varia de jogo para jogo, uma vez que, apesar de ter “cara de controle de Xbox 360“, ele é reconhecido como um genérico. É possível, sim, usá-lo para controlar o aplicativo e acessar os jogos, porém, alguns games não vão aceitar o controle. Floor Kids, que é um jogo que pede por um controle para ser melhor aproveitado, não aceitou o Dual Shock Combat, e nem o reconheceu. O mesmo caso de Catlateral Damage, um “simulador de gato” que também não o aceita.

Mas, em contrapartida, outros jogos o aceitam, e muito bem. Caso do 99 Vidas – O Jogo, é um exemplo. O jogo funciona de maneira bem agradável com o controle, assim como Volume, um game que lembra bastante as VR Missions de Metal Gear Solid, e que, por exigir precisão, mostra que o controle oferece sim um desempenho bacana. E, de longe, o mais legal de se jogar neste controle foi Rocket League. Não foi preciso fazer nada para que o controle seja reconhecido e os botões devidamente posicionados, fazendo com que o game, que já é divertido, fique mais legal, afinal, não houve tempo perdido em fóruns na Internet.

Uma dica legal, para quem pensa em adquirir o controle, é a de pesquisar em fóruns e comunidades sobre o funcionamento de jogos em específico, caso você esteja procurando um controle apenas para jogar este game.

Bom, bonito e barato

O Dual Shock Combat é uma boa opção para quem quer um controle com a qualidade de modelos modernos, mas sem a necessidade de desempenhos extremos. Ele é prático e bastante funcional em vários games, sendo automaticamente reconhecido pela grande maioria dos jogos, incluindo os mais populares.

Ele também é uma ótima opção para a galera da emulação, pois é fácil de configurar e ainda conta com a opção de analógico/digital, deixando-o bem parecido com os controles do antigo Playstation, além de alternar entre os tipos de jogo de maneira simples.

E é o que este controle é: simples. Não oferece nada de excepcional para jogadores mais exigentes, mas não compromete em nenhum momento quem apenas quer um controle para não depender de teclado e mouse nos jogos de PC. Com boa construção, componentes bacanas e desempenho fácil e prático, o aparelho vale o preço que custa, variando entre R$45,00 e R$59,90, e que está à venda neste linkTestamos - Dual Shock Combat da Dazz, controle bom, bonito e barato para jogos de PC.

6 Respostas para “Testamos – Dual Shock Combat da Dazz, controle bom, bonito e barato para jogos de PC”

  • 7 de junho de 2018 às 19:31 -

    onigumo

  • Legal essa materia, poderia ter mais assim. Agora alguem sabe me dizer as especificaçoes do controle? Outra coisa, ele funciona via bluetooth? Se sim tem boa conectividade? E a durabilidade? Se nao quantos metros tem o cabo? O encaixe dele e padrao, podendo assim ser substituido por um maior ou trocado facilmente em caso de avaria? De ja agradeço

    • 8 de junho de 2018 às 11:19 -

      Junior Candido

    • Não tem bluetooth. É apenas via USB comum a conexão, em um cabo de 1.8m, que dá bastante espaço para jogar. E sim, o encaixe é padrão. Valeu!

  • 28 de junho de 2018 às 22:48 -

    Sócrates Soares

  • Cara comprei o controle, porem quando eu instalo o driver os jogos não abrem; quando não instalo eles abrem mas o controle fica desconfigurado!

  • 24 de março de 2019 às 14:15 -

    Dan Dutra

  • Acabei de receber o meu tem três dias. Jogos mais atuais sequer reconhecem o controle. Ride 3, F1 2018, Monster Supercross 2, Dirty Rally 2.0, enfim… precisei baixar um monte de DLLs pra ele aparecer.
    Apareceu! Resolvi meus problemas? Parecia que sim, até que o direcional analógico começou a travar em direções diferentes dentro dos jogos. E o pior é que esse travamento não aparece na calibração dos mesmos nem no software do próprio controle. Ou seja, você ainda é tido como louco pelo SAC…
    Definitivamente, NÃO RECOMENDO!
    Invista mais R$30,00 e escolha um Multilaser, que seja. Mas evite isso!

    • 23 de junho de 2019 às 20:10 -

      Henrique de Freitas

    • Adicionando mais informação ao comentário do amigo acima:

      A precisão das setas é uma bela duma bosta. Em jogos de luta tu não consegue fazer a porra dum hadouken quando quer, é pura vontade do controle. No MK é pior ainda, onde os golpes são feitos com trás frente, ou baixo trás e etc, não sai a porra do comando direito.Até um simples 2 botões juntos, tipo X+A é uma guerra.

      Pra jogos que for necessário precisão, não comprem.

    • 8 de março de 2020 às 09:27 -

      Emerson

    • Onde você pegou os DLL?
      E onde os colocou?

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