Testamos o iPEGA PG 9087, uma ótima opção de controle para smartphones

9 de janeiro de 2019
Autor: Junior Candido

Testamos o iPEGA PG 9087, uma ótima opção de controle para smartphones

Os smartphones atualmente já estão consolidados como plataforma de games. Com suas lojas, jogos para todos os gostos e bolsos, além de nomes de peso, como games da franquia GTA, ou os grandes RPGs da Square Enix, jogar em um celular ou tablet hoje é tão comum quanto era jogar em um Game Boy, nos anos 90.

Porém, algo que sempre incomoda os jogadores de dispositivos móveis são os controles. Alguns games até usam sabiamente os recursos de toque das telas, mas vários outros conseguem ser aproveitados melhor apenas com um controle. E foi assim que um novo mercado, o de controles específicos para smartphones, surgiu.

Entre vários modelos, que prometem várias funções, recebemos para conhecer o iPEGA PG 9087 (que você pode comprar neste link). Este controle, oferece o essencial para se jogar, o que inclui botões de ação padronizados com os recursos atuais, e meios de gerenciar o aparelho. Além disso, chama atenção por sua praticidade e modo de funcionamento. Jogamos um pouco com ele, pra trazer pra você nossas impressões com o interessante controle.

É encaixar, conectar e jogar

Testamos o iPEGA PG 9087, uma ótima opção de controle para smartphones

Seu formato é bem interessante. Lembrando o Moto Snap controle, o iPEGA PG 9087 foi desenvolvido para ser usado com seus botões na lateral, e o smartphone no centro, deixando-o com o mesmo layout do PSP. Como as telas atuais são tão (ou mais) grandes quanto a de um PSP, logo este formato deixa a jogatina bem confortável.

Como estamos falando de um produto que é compatível com centenas de dispositivos, uma boa saída foi adicionar um mecanismo retrátil. Assim, você estica o controle até o tamanho de seu smartphone, encaixa nas bordas laterais e o aparelho fica bem preso, não correndo o risco de cair pelos lados. O controle segura de maneira bem firme o smartphone e deixa-o pronto para a jogatina. Dá até para encaixar o smartphone em pé, deixando-o pronto para curtir, por exemplo, emuladores de Game Boy.

A compatibilidade deste formato é boa, aceitando smartphones grandes, como os Galaxy S9 Plus, por exemplo. Centenas de smartphones podem ser encaixados no controle que, ao terminar a jogatina, pode ser “desmontado”, ficando em um tamanho bom o suficiente para ficar dentro de uma mochila, por exemplo.

Testamos o iPEGA PG 9087, uma ótima opção de controle para smartphones

Só há alguns poréns, mas que envolvem mais o estilo de uso do jogador do que problemas de design em si. Se você tem o hábito de usar capinhas grossas em seu aparelho, terá que tirar para jogar. Pois o controle foi pensado apenas no smartphone, e não na grossura extra que as capinhas oferecem. E senti falta também de uma saída para fones de ouvido.

Por ser um dispositivo bluetooth, seria uma boa ter alguma solução para encaixar um par de fones de ouvido, uma vez que, com o controle encaixado, a saída dos aparelhos ficam impossibilitadas de se encaixar, deixando apenas os headsets Bluetooth como saída para jogar sem o som do próprio aparelho.

Mas, probleminhas a parte, o controle conta com um design muito bom, que envolve praticidade e boas ideias. Perfeito pra levar pra qualquer lugar, ele literalmente transforma seu smartphone em um console portátil.

Botões, conexões e bateria

Testamos o iPEGA PG 9087, uma ótima opção de controle para smartphones

Seus botões seguem as influências de Playstation 4 e Xbox One. Com quatro botões de ombro, que lembram os Ls e Rs do console da Sony, e a mesma disposição de botões do console da Microsoft, tal mapeamento facilita e muito na hora de jogar. Afinal, estamos falando de configurações que já são um padrão nos videogames há muito tempo.

Suas duas alavancas analógicas também chamam atenção pela sua qualidade. É comum, no mundo móvel, usarem soluções como as encontradas no PSP Go, ou no 3DS, ou seja, alavancas “presas” no aparelho. No iPEGA PG 9087, as alavancas são de fato alavancas. O que deixa a jogatina mais precisa. E assim, se torna uma ótima solução em FPSs, jogos de corrida e outros que pedem mais precisão nos controles.

Conectar é bem simples. Basta segurar o botão Home mais o X do aparelho e aguardar as luzes piscarem. Conectando-o em seguida em seu smartphone. Além do controle, dá pra usar ele como um complemento para o smartphone, através do botão Home. Inclusive, dá até pra ativar o mouse do Android, para estas finalidades.

Mas, se no Android é tudo alegria, no mundo da Apple, a conversa é diferente. O controle até se conectou ao iPhone. Porém, os conhecidos problemas de portas fechadas da empresa, somados a jogos que não contam com suporte aos controles (e a ausência de emuladores) fazem dele um item inútil para os produtos da maçã. Mas, com um Android na mão, a festa é garantida.

Já sua bateria agrada. Com promessa da fabricante de 1 hora de carregamento para 6 horas de jogatina, dá sim para curtir uma boa jogatina com ele. Dependendo do que signifique estas 6 horas de jogo pra você, é possível carregá-lo uma vez por semana. Mas, mesmo quem joga muito no aparelho, consegue aproveitá-lo sem visitas desnecessárias a um carregador.

Não é a melhor bateria já feita para este dispositivo, mas garante, tranquilamente uma boa companhia para todo um dia de trabalho, o que envolve alguma jogatina ocasional na ida ao trabalho ou escola, no almoço ou em algum tempo livre que tenha.

Na prática: o que dá pra jogar nele?

Testamos o iPEGA PG 9087, uma ótima opção de controle para smartphones

O mundo dos jogos móveis pode ser prático e complicado ao mesmo tempo. São muitos os jogos e acessórios, que competem em uma confusão de formatos e meios de se jogar. Em meio a essa selva de configurações, o controle se sai bem, conseguindo se configurar em meio a vários jogos. Games LEGO, por exemplo, ficam bem divertidos com ele.

Já games como Free Fire e PUBG, que não contam com suporte oficial para controles, podem ser configurados com o Octopus. Aqui não dá pra dar um veredito exato para o controle. Uma vez que estas soluções são configuráveis pelo próprio jogador, e há muitas coisas a se ajustar. Porém, no que diz respeito aos seus botões, o controle dá sim conta do recado.

Os jogos GTA se tornam jogos totalmente novos com o controle. Uma vez que não há mais os complicados controles na tela. Os jogos da Gameloft também ficam mais divertidos, especialmente o Modern Combat 5 e os games Gangstar. Que exigem vários comandos na tela. Vale lembrar também que, mesmo desenhado para ser jogado com smartphones, o controle também funciona em computadores e até no Playstation 3.

Mas, a cereja do bolo, sem sombra de dúvida, estão nos emuladores. Jogar Super Nintendo, Playstation, ou os games Sega Forever com o controle se tornam uma atividade muito divertida. Todos os emuladores contam com suporte ao controle. Sendo bem simples mapear os botões, deixando-os de maneira idêntica a seus consoles de origem (caso dos controles que contam com layout semelhante).

Apenas a infinidade de possibilidades é uma das boas razões de se jogar em um controle específico para jogatina móvel. Só será preciso, de acordo com o perfil de jogador e seus games preferidos, uma leve curva de aprendizado, para se adaptar a cada um dos jogos em questão. Para isso, há diversos tutoriais, vídeos e fóruns especializados em cada game, cada um com soluções específicas.

O iPEGA PG 9087 vale a pena?

Testamos o iPEGA PG 9087, uma ótima opção de controle para smartphones

O iPEGA PG 9087 mostra mais uma vez, como a marca manda bem no mercado de controles para dispositivos móveis. O controle tem design interessante, deixa a jogatina em um smartphone bem confortável. É fácil de configurar e conta com uma bateria competente. Ainda por cima, é compatível com Playstation 3 e computadores, além de outros dispositivos Android, como o Android TV.

No fim, temos aqui uma ótima opção não só para quem gosta de jogar no smartphone. Seja lá o jogo que for, mas também por quem busca versatilidade. Com mais virtudes do que problemas, é fácil recomendar este controle, sendo um dos que oferecem o melhor custo-benefício atualmente.

O iPEGA PG 9087 está disponível na Gearbest, e você pode comprá-lo apenas clicando neste link. O aparelho está custando R$112 no momento deste post, porém é bem comum ocorrer promoções, que deixam ele mais barato.

Deixar um comentário (ver regras)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *