Testamos o Galaxy Buds+, que traz muita bateria e bons recursos para nenhum fio

13 de maio de 2020
Autor: Junior Candido
Testamos o Galaxy Buds+, que traz muita bateria e bons recursos para nenhum fio

Quanto começou a tendência dos fones sem fio, especialmente os menores, além da qualidade, um recurso era fundamental para convencer os novos potenciais usuários a migrar para eles: a bateria. Com a proposta de ouvir músicas, atender chamadas e fazer várias atividades sem a “prisão” dos fios, não adiantaria muita coisa ter tal liberdade, com tão pouco tempo, vivendo com a “prisão” dos carregadores.

A Samsung apostou pesado no quesito bateria. Para o seu novo Galaxy Buds+, que é uma evolução natural do fone de ouvido do ano passado, a promessa é de 22 incríveis horas de uso: 11 horas apenas com os fones, e 22 com o case que recarga a bateria. Mas, como é que o Galaxy Buds+ se comporta, especialmente com nossos games móveis preferidos? É o que vamos ver agora! A Samsung Brasil cedeu uma unidade dos fones de ouvido para testes, e você verá agora o que esperar do pequeno dispositivo.

Menos é mais

O Galaxy Buds+ chega com um tamanho minúsculo. Tanto que sua propaganda se esforça em mostrar o fone nos ouvidos de seus modelos, a fim de que ganhe o destaque necessário para a divulgação. Pesa 6.3 gramas, e é do tamanho de uma moeda. Mas, dentro de um aparelho tão pequeno, a tecnologia embarcada é robusta.

Começando pelos microfones. São três microfones, que apoiam e muito na hora de usar o fone. Um é dedicado para a sua voz, em chamadas, por exemplo. Enquanto os outros dois, externos, bloqueiam o som ambiente, para melhorar a captura da voz. Eles também são bem úteis, caso queira ouvir o som ambiente. Você ativa a opção no aplicativo, regula a intensidade, e poderá ouvir suas músicas, ouvindo o som ambiente.

Funciona muito bem. Tanto para quem anda pela rua com ele, mas precisa ouvir o ambiente, até por questões de segurança. Quanto para quem trabalha, pode usar dos fones de ouvido, mas precisam estar atentos para quando forem chamados. Não importa qual o ambiente e a necessidade. Mesmo com um som “estranho”, é possível ouvir o ambiente. E isso pode ser muito importante pra muita gente.

Testamos o Galaxy Buds+, que traz muita bateria e bons recursos para nenhum fio

Também temos um recurso de touch, que é programável e serve para várias funções: ativar o assistente pessoal, aumentar ou diminuir volume, mudar a faixa de música. O que deixa o aparelho bem prático. Apenas com um pequeno problema: se você é daqueles que vive tentando ajustar o aparelho, prepare-se para mudar de música sem querer várias vezes. Para evitar, já bloqueie esta função, quando achar conveniente.

O Galaxy Buds+ ainda conta com som AKG, e bateria que dura até 11 horas, ininterruptas, de acordo com a Samsung. Falaremos disso melhor a seguir. Mas é incrível ver como que tanta coisa bacana e relevante, está incorporada em um dispositivo tão pequeno. O que era inimaginável, há alguns anos atrás.

Bateria: jogando sem parar

Testamos o Galaxy Buds+, que traz muita bateria e bons recursos para nenhum fio

Um ponto importante para esse tipo de produto é a bateria. Se ele é “sem fio”, quanto mais “livres” estivermos da base de recarga, melhor, certo? Pois não se sabe o que a Samsung fez, mas a bateria do Galaxy Buds+ vai longe. A fabricante promete 11 horas direto, sem recarga. Mas, tirando os mais viciados em Free Fire ou CoD Mobile, não imagino que exista quem fique com tanto tempo seguido com o fone no ouvido.

Assim, o dispositivo vai sempre “estar com bateria”, pois, uma vez dentro do case, a bateria sempre estará carregada. O case, inclusive, carrega rápido também. Conta com USB-C, e também aceita recarga sem fio. É claro que, para carregar sem fios, é importante conferir bem o manual de instruções, para ver como carregá-lo da maneira adequada. Em casa, possuo um HyperX ChargePlay. E a recarga acontece sem grandes problemas.

Usando ocasionalmente, e mantendo a base com carga, é bem provável que você nunca veja a mensagem de “bateria acabando” no aplicativo. E o tempo “útil”, é mais do que o suficiente para assistir vídeos, filmes, jogar games, ou sair para uma caminhada. É muito tempo, mesmo! Talvez, um dos elementos mais necessários, para muita gente. Mais até do que a qualidade em si do dispositivo.

Praticidades do Galaxy Buds+

O Galaxy Buds+ oferece alguns recursos bem interessantes. É curioso, por exemplo, ver como a Samsung consegue lançar produtos com especificações exclusivas e que oferecem uma melhor experiência para os aparelhos da marca, ao mesmo tempo em que consegue ser útil e oferecer boa usabilidade em dispositivos de outras marcas.

Começando pelo app. Agora, disponível também para dispositivos iOS, é possível configurar elementos importantes dos fones, como o equalizador, a configuração do Touchpad, atualizar o firmware, ajustar o nível de som ambiente, caso você ative-o, e a função “buscar”, que emitirá um alerta, para encontrar os pequenos dispositivos. O aplicativo também mede o nível de bateria, e avisa caso seja preciso fazer uma recarga.

Testamos o Galaxy Buds+, que traz muita bateria e bons recursos para nenhum fio

Para os proprietários de dispositivos Samsung, as possibilidades são ainda maiores. Através da Samsung Cloud, é possível configurar mais de um dispositivo, permitindo alternar entre smartphones, tablets e smartwatches. Assim, não há mais aquele problema de ter que desconectar de um dispositivo, para conectar em outro. Mas lembrando: isso funciona apenas em aparelhos da Samsung. E, por não possuir dois dispositivos Samsung, não pude testar, para garantir a eficácia. Mas a fabricante promete troca fácil e rápida, sem a necessidade de conexões extras.

Por fim, por ser bluetooth, o Galaxy Buds+ funciona em vários dispositivos. Seu funcionamento será o melhor em dispositivos Samsung, terá boas opções em aparelhos iOS, e mesmo aparelhos que não contam com compatibilidade de app e, assim, sem as funções extras, terão bom desempenho com o som.

Mas, vamos ao que interessa: e o som?

Testamos o Galaxy Buds+, que traz muita bateria e bons recursos para nenhum fio

O Galaxy Buds+ é feito com tecnologia AKG. A Samsung promete “som agradável com qualidade de estúdio é puro e natural para você ouvir melhor seus podcasts, audiolivros e chamadas”. Também promete graves poderosos e agudos nítidos. E, na prática, tudo funciona muito bem. Há, de fato, uma ótima qualidade no som. E, particularmente, em games.

Se nas músicas, é possível curtí-las com extrema qualidade, curtindo de maneira intensa os detalhes dos instrumentos, nos games é possível aproveitar uma imersão agradável. O Galaxy Buds+ não só oferecem maior imersão, como que, em casos de games que exigem um bom desempenho auditivo, como os Battle Royales da vida, ainda traz uma ligeira vantagem.

Aqueles recursos, comuns a headsets gamers, cumprem bem seu papel no dispositivo da Samsung. Mesmo sendo vendido “sem ser gamer”, e prometendo versatilidade, faz bonito na hora de jogar. E, com algumas opções de equalização, ainda é possível testar até chegar no “ajuste perfeito”.

Uma opção bem interessante no mundo dos pequenos fones de ouvido

Neste universo, dos pequenos fones, temos as opções de primeira qualidade, dentre elas o Galaxy Buds+ e a linha de AirPods, da Apple. Temos também opções que prometem bom custo benefício, como os produtos da Xiaomi. E até aqueles fones, mais baratinhos, que se encontram facilmente Internet afora. Vamos, aqui, falar do Galaxy Buds+ sobre o que ele realmente é: um fone de ouvido premium, com recursos extras.

Se é esta a sua procura, o dispositivo da Samsung oferece uma ótima qualidade de som, bons recursos e tem um preço interessante, para a sua categoria: a Samsung o comercializa por R$ 999,00. Usuários de smartphones de outras marcas (incluindo iPhones) terão boas opções de configuração e equalização. Mas os proprietários de dispositivos Samsung terão ainda mais recursos à disposição, além de configuração nativa com os smartphones mais recentes.

Os fones fazem bonito na qualidade sonora, na praticidade, e na bateria. Tem alguns problemas no encaixe, e no touchpad, sensível demais. Mas ambas as questões podem ser resolvidas com a adaptação do usuário. São pontos que devem ser levados em conta, mas que não estragam a experiência de uso como um todo.

O Galaxy Buds+ já está disponível. Você pode comprar nas cores: Azul (compre aqui), Branco (compre aqui), ou Preto (compre aqui)

Deixar um comentário (ver regras)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *