Conheça o SSD Savage da HyperX, que traz rapidez e qualidade para os PC Gamers

12 de junho de 2015
Autor: Junior Candido

Conheça o SSD Savage da HyperX, que traz rapidez e qualidade para os PC Gamers

A Kingston, através da HyperX, apresentou recentemente seu novo SSD, o HyperX Savage SSD, com a proposta de ser o mais rápido do mundo, oferecendo desempenho extremo para os gamers e quem depende de uma boa máquina para poder trabalhar. Testamos o aparelho em algumas situações e as impressões você confere agora!

Vale lembrar que o SSD vem ganhando espaço dia após dia, por ser a evolução natural quando o assunto é armazenamento. Do mesmo jeito que o CD viu o DVD ampliar suas capacidades em um disco de mesmo formato, as SSDs, com formato semelhante aos nossos tradicionais HDDs, oferecem mais velocidade de gravação e leitura, menos barulho, pois não tem os discos que os HDDS, além de permitir, no caso dos jogos, melhor desempenho, sendo fundamental para quem quer um computador de alto desempenho.

O produto que testamos, o HyperX Savage SSD, é uma entre várias opções de disco no mercado, porém com a proposta de elevar a níveis extremos o desempenho com dispositivos deste formato.

Um belo dispositivo pra ostentar

Conheça o SSD Savage da HyperX, que traz rapidez e qualidade para os PC Gamers

Como já falamos algumas vezes, a ostentação do PC Gamer hoje não está apenas no desempenho e sim no design, com gabinetes cheios de detalhes e dispositivos estilosos. O Savage faz parte disso, apresentando um desenho moderno que fica bem em qualquer computador. O vermelho forte misturado com o preto “tradicional” e detalhes brilhantes traz a vontade de deixá-lo num gabinete transparente pra exibir aos amigos.

O dispositivo vem com o básico, que é o SSD, e dois suportes para instalação em computadores, além de alguns parafusos. Por ter formato 2,5″, é instalado numa boa em notebooks e consoles, desde que suportem no mínimo o SATA II. Porém existe a versão completa, com o kit e tudo o que é necessário para uma instalação segura, além de oferecer vídeos e tutoriais em sua página de suporte. Suporte este muito bom, por sinal. Utilizei para tirar uma dúvida como um consumidor comum e fui muito bem atendido.

Veja alguns detalhes do SSD:

Conheça o SSD Savage da HyperX, que traz rapidez e qualidade para os PC Gamers

Conheça o SSD Savage da HyperX, que traz rapidez e qualidade para os PC Gamers

Conheça o SSD Savage da HyperX, que traz rapidez e qualidade para os PC Gamers

Calma! Não formate seu PC, é melhor clonar

Algo interessante que vem junto com o Savage é uma serial para utilizar o Acronis True Image. Com este software, você pode clonar com tranquilidade todo o seu conteúdo para o novo dispositivo, sem aquelas dores de cabeça com formatação e procura/perda de arquivos e programas. Além disso, o software também permite backup e recuperação de partições. Usei para transferir arquivos antigos e não tive nenhum problema, tudo foi como deveria ir.

O software é para o Windows, mas para usuários de Mac, o Time Machine do próprio sistema faz o mesmo serviço e funciona normalmente com a SSD. Mas se mesmo assim, preferir formatar o sistema e sair fazendo todo o processo, pela razão que for, também poderá ver seu PC instalando o S.O. rapidamente.

Mas o que interessa é o desempenho, não é mesmo?

Mas de que adianta todo esse design se o produto não oferece o desempenho que a gente precisa, não é mesmo? Mas a caixa do Savage tranquiliza quem tem essa preocupação, pois promete 560MB/s de leitura e 530MB/s de gravação. E as especificações divulgadas pela HyperX empolgam: Controlador Phison PS3110-S10 SATA 3 (6GB/s) e pontuação de 84.000 no PCMARK Vantage HDD mostram que as ambições são altas.

E mesmo no SATA II, o dispositivo não faz feio. Nos testes em um dispositivo com estas especificações , o SSD atingiu 480.4 MB/s pra leitura e 375.1 MB/s para gravação.

Conheça o SSD Savage da HyperX, que traz rapidez e qualidade para os PC Gamers

Já em uma máquina com SATA III, o aparelho também oferece ótimo desempenho. Atingindo o valor prometido, garante de fato ótimo desempenho em todos os aspectos.

Conheça o SSD Savage da HyperX, que traz rapidez e qualidade para os PC Gamers

Para controlar tudo, temos um quad-core Phison PS3110-S10 que suporta até 8 canais e 32 EC, permitindo alcançar até 100.000 IOPS. Também traz o Smart ECC, que reconstrói os erros incorrigíveis dos dispositivos flash. Na prática, o SSD ganha no desempenho, como pudemos conferir com o benchmark e também na segurança, correndo riscos mínimos de perda de arquivos ou do próprio dispositivo.

E agora vamos ver o dia a dia

Números são bons, mas agora vamos ver o Savage mostrando na prática para que ele veio. Utilizei alguns dispositivos que você usa no dia a dia para ver seu comportamento, pois além da jogatina, usos corriqueiros em seu computador como a navegação pela Internet ou o simples fato de ligar e desligar o computador já fazem muita diferença.

Notebook: Utilizando um HP Pavillion DM-1, um notebook que até parece um netbook de tão pequeno com 4GB de RAM e um processador AMD E-350 de 1.6GHz dual core, o SSD se comportou de maneira exemplar. Mesmo sem o suporte da BIOS para ativar o AHCI e usar alguns recursos da Toolbox da Kingston e com o suporte ao SATA II, o aparelho levou 27,73 segundos entre o ligar o aparelho e poder utiliza-lo. O ato de desligar foi mais impressionante: 8,40 segundos. E o uso normal de um dispositivo deste tipo (navegador, Photoshop, Skype, jogos leves) se transforma com a SSD, incluindo o já normal silêncio daqueles que usam estes discos. Claro que as outras limitações do aparelho impedem muita coisa e o foco principal do produto não é este, porém podemos dizer que sim, a experiência é altamente positiva até em dispositivos mais simples.

Playstation 3: Escolhemos o Playstation 3 pelo fato de ser um console mais antigo e por isso, contar com jogos mais leves, se compararmos com o Playstation 4, que exige instalação até de jogos em formato físico, e o modelo de 240GB que foi produto do teste não iria dar pro cheiro, de tantos GBs exigidos pelos jogos no aparelho. E o SSD Savage teve um comportamento interessante no console.

Os jogos testados foram Metal Gear Solid V, Gran Turismo 6 e GTA V. São três jogos muito conhecidos por carregarem bastante informação, e mesmo com um desempenho tímido, devido as limitações do console, apresentaram uma boa rapidez para carregar as informações e começar a jogar. MGS V, por exemplo, carregou a missão principal do jogo em 15 segundos, bem mais rápido que o normal.

Também deu pra notar que alguns downloads foram realizados de maneira mais rápida. Claro que o SSD Savage não busca este tipo de consumidor, porém o Playstation 4 e o Xbox One estarão bem resolvidos com estes discos, já que são sistemas mais modernos e que exigem mais recursos.

Playstation 4: No Playstation 4, The Witcher 3: Wild Hunt e Metal Gear Solid V foram os escolhidos. Enquanto no jogo da CD Project Red o jogo roda de maneira muito mais suave, com fluidez e oferecendo uma experiência superior ao disco que vem junto com o console, na primeira parte da quinta aventura de Big Boss o loading praticamente não existe. Os 15 segundos do PS3 se transformam em 10 aqui, diminuindo demais o tempo de espera de um jogo. Como o PS4 e o Xbox One contam com recursos mais modernos, o SSD pode ser utilizado com melhores resultados do que na geração passada, por razões óbvias.

Conclusão

Embora criado para atingir o PC Gamer extremo, que já tem computadores e acessórios de primeira linha, o SSD HyperX Savage também deixará muito satisfeito usuários que não tenham tudo de ultima geração, mas que terão um ótimo desempenho ao trocar seu HDD antigo por um SSD, mesmo que no padrão SATA II.

Agora, se estamos falando com gamers extremos, o dispositivo cumpre tudo o que promete e amplia nas alturas o gameplay, trazendo mais velocidade e até a possibilidade de permitir com que o jogo trabalhe com mais texturas e estruturas. O SSD chegou para ficar e o Savage com certeza é uma excelente opção para equipar seu computador já robusto.

O SSD HyperX Savage já está disponível, sendo vendido em dois formatos: apenas o disco e suportes para instalação em computadores e o kit completo, com todo o necessário para instalações. Todos eles acompanham uma serial para o software de clonagem Acronis e é disponibilizado com as seguintes capacidades: 120GB, 240GB, 480GB e 960GB.

 

8 Respostas para “Conheça o SSD Savage da HyperX, que traz rapidez e qualidade para os PC Gamers”

  • 12 de junho de 2015 às 18:21 -

    Onigumo

  • Bacana mas de boa acho um luxo desnecessario e tao barato montar um computador que roda tudo……

    • 13 de junho de 2015 às 04:45 -

      Babiro

    • Então me ajuda aí, não consigo achar barato…

  • 12 de junho de 2015 às 21:00 -

    Igor Gabriel

  • Funciona no Xbox-360?

    • 13 de junho de 2015 às 17:45 -

      Junior Candido

    • O Xbox 360 tem uma maneira diferente de lidar com discos de memória. Existem relatos de SSD no X360, porém uma boa pesquisa vale a pena, já que no caso dos HDDs, apenas os da WD são recomendados.

      De qualquer forma, os testes tiveram apenas o caráter de entender melhor o dispositivo, o resultado final não justificaria a compra apenas por isso. Eles funcionarão em sua plenitude em computadores compatíveis com SATA III.

  • 13 de junho de 2015 às 00:48 -

    Wellington

  • Depois que comprei um ssd, nunca mais vou montar um pc sem um. Se a grana estiver curta, compre um de 120gb para o sistema ao menos.

    • 14 de junho de 2015 às 00:22 -

      Felipe Tostes

    • Vou trocar meu HDD que está com problemas por um híbrido com 8gb SSD + 500gb Hdd para os dados..

      • 14 de junho de 2015 às 16:40 -

        Wellington

      • Depois que troquei meu Phenom II X4 965 por um i7 3770, e meus 4gb de ram por 16gb. Sinceramente não vi grande salto, mas com o SSD, realmente senti um salto para abrir programas, uso praticamente todo pacote Adobe, trabalho com fotos pesadas e fez grande diferença. Em 5s meu pc já liga e está funcional, mais rápido que meu celular rs. Todo sistema no SSD, menos os jogos, deu 76gb. Se der, invista em um barato mesmo um ssd kingston de 120gb tá uns R$230 no mercado livre.
        Infelizmente vai ter que pegar um hd, fica mais salgado mas vale a pena.

  • 14 de junho de 2015 às 12:03 -

    Felipe Tostes

  • “O HyperX Savage chega em breve ao Brasil com preço sugerido de R$ 529 (120 GB), R$ 850 (240 GB), R$ 1.759 (480 GB) e R$4.039 (960 GB).” – Tecmundo.
    Ai aperta…

Deixar um comentário (ver regras)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *