The Flock: que tal um jogo que você só pode jogar por tempo limitado e corre o risco de não ver o final?

17 de julho de 2015

The Flock: que tal um jogo que você só pode jogar por tempo limitado e corre o risco de não ver o final?

Lembra de The Flock, um jogo de perseguição multiplayer sombrio que mais parece um “pega-pega” entre monstros? Pois é, ele acaba de receber um novo trailer e vai ser distribuído de maneira bem pouco convencional!

Para quem não lembra, The Flock é um jogo voltado para partidas multiplayer de 3 a 5 jogadores que assumem o controle de diferentes criaturas: os Flocks e o Carrier.

Em cada partida, a maioria dos jogadores se tornam Flocks, enquanto um assume o papel do Carrier. Os Flocks são bizarras criaturas esqueléticas dotadas de grande agilidade. O Carrier é uma criaturinha de aspecto humanoide mais lenta, que carrega um artefato mágico que emite uma luz mística, capaz de eliminar os Flocks.

The Flock: que tal um jogo que você só pode jogar por tempo limitado e corre o risco de não ver o final?

Na prática, o papel dos Flocks é capturar a relíquia do Carrier de maneira sorrateira, visto que peitá-lo de frente é morte certa. Se um Flock consegue fazer isso, ele se torna o Carrier, e o antigo portador da luz se torna um Flock, cuja missão é coletar o artefato do novo Carrier.

Até aí tudo bem. A novidade vem agora: em uma sistema de distribuição pra lá de maluco, The Flock estará disponível para compra de acordo com o número de vidas dos jogadores!

Funcionará assim: o jogo terá uma comunidade limitada de Flocks, de modo que, cada vez que um jogador morre, essa comunidade perde uma vida. Quando essa “população” de Flocks chegar a zero, ninguém mais poderá comprar o game!

The Flock: que tal um jogo que você só pode jogar por tempo limitado e corre o risco de não ver o final?

A partir daí, somente quem já tinha o jogo em sua biblioteca do Steam poderá continuar jogando, mas se morrer já era, fica de fora. Desta forma, somente os últimos jogadores estarão presentes no “climax final” que promete ser algo de explodir cabeças! Depois disso, os servidores do jogo serão desativados e The Flock nunca mais poderá ser jogado novamente (?!).

Enquanto assimila a ideia, aproveite para conferir o mais recente trailer do game:

Uma ideia bem estranha, hein? Tem potencial e sem dúvida vai gerar muito burburinho, mas a questão é: até que ponto esse tal “climax final” conseguirá se manter secreto? Em teoria, nada impede os últimos jogadores de gravarem a última partida do game e jogarem o conteúdo no Youtube.

Sem contar que já vimos um projeto com uma temática “secreta” semelhante ir por água abaixo e acabar desacreditando seu criador: estamos falando de Curiosity, o cubo maluco do Peter Molyneux que foi escavado por milhões de jogadores, mas somente o que destruiu o último bloco foi agraciado com o “grande prêmio” (que no fim das contas não era nada tão grandioso assim).

The Flock: que tal um jogo que você só pode jogar por tempo limitado e corre o risco de não ver o final?

Como no caso de Molyneux, ficamos curiosos com o formato de distribuição de The Flock, mas também com o pé atrás. Vamos ficar de olho. O game deve chegar oficialmente ao Steam nos próximos meses e, como já dissemos, ficará disponível por tempo limitado.

(Via: Stride PR)

6 Respostas para “The Flock: que tal um jogo que você só pode jogar por tempo limitado e corre o risco de não ver o final?”

  • 17 de julho de 2015 às 09:15 -

    Leandro alves

  • não gosto de games com limite de tempo pra salvar o mundo. é estressante demais

    • 17 de julho de 2015 às 12:56 -

      Kubrick Stare Nun

    • Nem leu a matéria.

  • 17 de julho de 2015 às 13:10 -

    Kubrick Stare Nun

  • Isso é bastante inteligente porque consegue casar as necessidades comerciais do jogo com um twist no gameplay que até faz sentido.

    Se só um numero limitado de mortes podem acontecer até o fechamento dos servidores isso significa que eles terão um controle bem preciso sobre a quantidade de tráfego que os servidores deles terão de tramitar do lançamento até o término do jogo. Ou seja, eles tem um controle muito bom do investimento financeiro que vai ser necessário no jogo.

    Já do lado do gameplay, isso dá um twist legal no momento em que você está jogando com o monstro da luz, cada morte que você causa é um ato irreversível. Sem falar que pensar que a comunidade de flocks seja limitada faz sentido também.

    Sem falar que jogos de pequenas empresas com foco exclusivo no multiplayer que não recebem updates constantes tendem a ter vida útil limitada de uma forma ou outra já que os jogadores vão se cansando do jogo e parando de jogar e assim os servidores vão ficando vazios. Mas se o jogo já tem a data de morte marcada isso pode acabar dando mais fôlego a comunidade e fazendo com que os servidores continuem bombando até o ultimo suspiro do game.

  • 17 de julho de 2015 às 13:15 -

    Kubrick Stare Nun

  • E eu não concordo que prêmio do cudo do Molyneux não tenha sido grande coisa. Poxa, participação no lucro do jogo mais novo dele definitivamente é mais impressionante do que qualquer coisa que eu esperasse sair de lá. hehe

  • 17 de julho de 2015 às 15:31 -

    Leandro Dias

  • grande bobiça

  • 18 de julho de 2015 às 12:13 -

    DovalCruz

  • Achei
    interessante a ideia, agora seria melhor se eles mesmos divulgassem o
    final, gravassem a partida e depois depois disponibilizar em vídeo,
    dessa forma vai dar uma sensação a todos os jogadores de “eu fiz parte
    disso” msm não participando diretamente do final seria algo bacana. Acho
    q manter de forma secreta seria um erro.

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