The Last of Us é eleito o melhor jogo da década em votação do Metacritic

11 de janeiro de 2020
Autor: Rodrigo Pscheidt

Lista de “melhores” sempre geram polêmicas, e esta daqui não vai ser diferente: o site Metacritic — famoso agregador de notas e reviews online — fez uma votação para eleger os melhores jogos da década. The Last of Us ficou com o primeiro lugar.

Antes de se revoltar (ou não), saiba que participaram da pesquisa pouco mais de 2.500 pessoas, ou seja, um grupo bastante pequeno, se considerarmos as bilhões de pessoas que jogam videogame ao redor do mundo.

De qualquer jeito, não deixa de ser um panorama interessante dos bons jogos que foram lançados tanto na atual geração quanto na anterior. Outros games que já se tornaram clássicos marcam presença, como Skyrim, The Witcher 3 e GTA V.

Confira o Top 10 do Metacritic abaixo:

The Last of Us é eleito o melhor jogo da década em votação do Metacritic

Vale ressaltar que recentemente a Sony organizou uma votação parecida através de seu Playstation Blog, e lá The Last of Us também foi o mais votado pela comunidade na categoria “Jogo da Década“. A lista não tinha só exclusivos do Playstation, então, não deixa de ser digno de nota o fato do pós-apocalipse da Naughty Dog ser o favorito em duas votações.

Pessoalmente, eu acho merecido. Estou aproveitando este período “morno” de início de ano para (re)jogar The Last of Us no PS4, e cara, o jogo continua incrível — até quero fazer um artigo sobre isso em breve, fique ligado. A construção da relação entre Joel e Ellie é, para mim, uma das mais bem escritas e executadas do mundo dos games, e ela ainda emociona.

Mas, sei que o fato de um jogo tão… “linear” em primeiro lugar já está dando o que falar. Há quem ache que os mundos abertos e expansivos de jogos como The Witcher 3, Skyrim e Red Dead Redemption 2 têm mais valor do que um jogo que nunca te deixa sair “dos trilhos” que conduzem a história.

The Last of Us é eleito o melhor jogo da década em votação do Metacritic

E a galera do Dark Souls, claro, está no direito de questionar como um jogo tão influente ficou em décimo lugar. Convenhamos: com a série Souls, a From Software criou um novo subgênero de jogos — o Souls-like — e ainda que eu não seja particularmente fã deste tipo de jogo, não tenho como contestar a importância dele, algo fácil de mensurar pela quantidade de clones (nem todos bons) que surgiram nos últimos anos.

Mas, como eu disse lá em cima, listas desse tipo sempre são polêmicas, e essa aí sem dúvida vai render muitas discussões. E, claro que a gente quer saber a sua opinião: você concorda com a lista do Metacritic? Se não, qual jogo acha que merecia o primeiro lugar? Ou ainda: que jogo ficou de fora da lista e merecia estar ali? Deixe sua opinião nos comentários! ;)

P.S. Eu colocaria a primeira temporada do The Walking Dead da Telltale nessa lista. Além de ser incrível, ele ajudou a criar uma nova forma de apresentar adventures e jogos narrativos (ou seja, também foi tremendamente influente, como Dark Souls), que deu origem a jogos como Life is Strange, The Council e vários outros.

(Via: Metacritic)

4 Respostas para “The Last of Us é eleito o melhor jogo da década em votação do Metacritic”

  • 11 de janeiro de 2020 às 12:50 -

    Onigumo

  • Difícil esse tipo de lista, podemos ver dezenas de combinações diferentes que certamente ocupariam bem seus respectivos locais. Dito isto acho TLU superestimado, a narrativa é Exelente sem dúvidas, mas o jogo em si é simples, sem conteúdo ou gameplay memorável, alguém colocaria ele em uma lista de melhores stealth ou survivor? Creio que não. Pra mim melhor jogo é aquele que atravessa gerações, Solid 1, Colossus, Super Mario. Na última década eu daria para Minecraft ( eu sei que ele é de 2009), é um jogo indie que não apenas representa muito bem os indie ( que vamos lá foram que marcaram a década) mas como também é o mais bem sucedido entre eles.
    Minecraft está no píer imortal,se alguém tem que estar em primeiro que seja ele ( ps: ele não está nem no meu top 10 indie games, mas vamos lá que tem coisa que todos temos que engolir).

  • 11 de janeiro de 2020 às 21:07 -

    Helinux

  • Um dos melhores, acredito!!!! difícil dizer qual o melhor jogo, filme, anime e banda em termos de tudo!!!! valeu galera gamer!!!!

  • 11 de janeiro de 2020 às 21:18 -

    Santos

  • Como o colega aí em cima falou, a questão não é nossa preferência, mas o game que realmente definiu os anos 10 (e não década de 10) e que será lembrado pelo que trouxe de novo. Minecraft ou GTA5, mas pela inovação seria Minecraft.

  • 12 de janeiro de 2020 às 14:03 -

    Eric

  • Acho que você e o Onigumo, estão meio equivocados! a votação aqui é do melhor jogo da década, e não o mais inovador! não estou falando que o Minecraft, seja ruim, mas se você avaliar o jogo como um todo, e não só pela parte da inovação, o jogo esta muito longe de competir com qualquer um dessa lista!

Deixar um comentário (ver regras)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *