Top 10 Arkade – Os melhores episódios do Chaves

22 de abril de 2018
Autor: Junior Candido

Top 10 Arkade - Os melhores episódios do Chaves

Se você não consegue rir com o Chaves, tem algo de errado aí. Seja para quem assiste casualmente, ou quem sabe de cor todas as falas dos episódios, o fato é que o programa, que estreou em 1971 no México, chegou em 1984 no Brasil (quando os episódios originais já haviam sido todos gravados) e nunca mais saiu do ar, é um fenômeno cultural, que consegue, geração após geração, levar alegria a crianças e adultos.

Propusemos, então, um desafio no Arkade Gamer Clube (quer participar? entre aqui). Com dezenas de episódios no SBT, mais os que foram incluídos no programa Chespirito nos anos 80 (aqui nós conhecemos estes episódios no Clube do Chaves), e os inéditos, que estarão presentes no pacote que a Multishow vai exibir, tivemos a divertida (e ingrata, afinal, tem vários episódios bons que ficaram de fora) missão de selecionar dez dos melhores episódios do Chaves.

É claro que, a lista vai levar em consideração apenas os episódios tradicionais do SBT, mas nada impede de você somar com a gente, comentando abaixo quais são os seus episódios preferidos do programa. Dito isto, pegue seu sanduíche de presunto, seu refresco, e vem com a gente!

Ah, outra coisa. O Fórum Chaves (forumchaves.com.br) colaborou bastante com nosso material, adicionando curiosidades para todos os episódios mencionados. Também colocaremos os episódios na íntegra para quem quiser assistir.

10 – Bilhetes Trocados

“Dois quilos de retalho com osso, duas pernas de frango, dois pés de porco e um quilo de língua”. É assim que o Professor Girafales imagina a Dona Florinda? Talvez sim, talvez não, mas a confusão dos bilhetes, que fazem o professor se declarar com uma lista de compras e o Chaves levar uma carta de amor (com uma leitura brilhante) ao dono do armazém é sensacional. Cebolas Alhos.

Curiosidade: Esse episódio teve duas dublagens no Brasil. Uma delas não é mais exibida pelo SBT hoje em dia. Confira aqui a dublagem perdida:

9 – A Catapora da Chiquinha

MEXE QUE MEXE! Só a “dancinha da catapora” é suficiente para deixar o episódio mais legal! Porém, temos aqui uma aula de como se escrever um episódio, com uma travessura da Chiquinha gerando toda uma confusão na vila por causa de uma possível catapora, que termina deixando todos (menos o Chaves) com as pintinhas vermelhas na cara.

Curiosidade: Nesse episódio tem uma cena bem estranha: acontece um corte e, do nada, o Chaves aparece dentro da casa do Seu Madruga. Essa parte hoje em dia é cortada pelo SBT e Televisa, mas foi redescoberta numa gravação antiga de um fã brasileiro.

8 – Os Astros do Iô Iô

A apresentação magistral de iô iô, com artistas vindos do estrangeiro, e de outro país — um do Norte da América do Sul e o outro do Sul da África do Norte, se completa com a banca de jornais do Chaves, com 13 pessoas enganadas, as tentativas do Madruga de sair burlando tudo e todos, incluindo polícia e Seu Barriga, para ficar com a grana de sua aventura como empresário artístico.

Top 10 Arkade - Os melhores episódios do Chaves

“todo mundo deve pagar impostos!”

Curiosidade: O ator que interpreta o guarda se chama José Luis Amaro.

7 – Uma Aula de Música

Provavelmente, uma das primeiras músicas que você aprendeu a cantar foi Jovem Ainda e Que Bonita a Sua Roupa. E a culpa é deste episódio, que apresenta as crianças aprendendo que existem as notas brancas, as negras, e as redondas. Foi aqui que aprendemos também que a juventude nunca morrerá.

Curiosidade: Na versão original, a música “Que bonita sua roupa” se chama “Que bonita vecindad”. Ou seja, “Que bonita vizinhança”. Ouça:

6 – O Velho do Saco

Dizem que o Seu Madruga é vagabundo, mas quando ele quer trabalhar, ninguém colabora. Quando o Madruga decide ser “um agente especializado em compra e venda de artigos para o lar”, as crianças o confundem com o velho do saco e aí, já viu: confusão de primeira. Mas só pra te lembrar: Chapéu, sapato ou roupa usada, quem tem?

Curiosidade: A primeira versão desse episódio é nada menos que o esquete mais antigo do Chaves exibido hoje em dia: “Remédio Duro de Engolir”, de 1972, em que Seu Madruga e Chiquinha moravam na casa que hoje é da Dona Florinda:

5 – Especial em Acapulco

Acapulco ou Guarujá? Problemas geográficos a parte, o especial do Chaves em Acapulco é uma coletânea de ótimos momentos na companhia da turma da vila. Lá, nós descobrimos que não podemos ficar inquietos por um biquíni qualquer, vimos que é uma delícia se enterrar na areia, e aprendemos novos saltos de mergulho. Épico.

Top 10 Arkade - Os melhores episódios do Chaves

Curiosidade: O hotel onde a turma se hospedou ainda existe e recebe muitos fãs de Chaves hoje em dia. Antigamente, ele era de propriedade da família Azcárraga, dona da Televisa.

4 – A Sociedade

O que fazer quando a grana está curta? Unir forças e abrir um negócio. Foi assim que a sociedade inesperada entre o Seu Madruga e a Dona Florinda rendeu um dos episódios mais legais de todos, com a venda de churros, em um uniforme, já que os deliciosos churros de Dona Florinda só podem ser vendidos em condições higiênicas adequadas.

Curiosidade: O cartaz que aparece na rua quando o Seu Madruga vai vender churros é o anúncio de uma tourada que aconteceu em 1967.

3 – Seu Madruga Fotógrafo

O coitado do Seu Madruga não tem chance mesmo. Arrumou uma câmera fotográfica das mais antigas possíveis, e, seja na vila, ou no parque, não tem sossego. Pelo menos o Godinez aprendeu que não pode respirar antes de tirar uma fotografia.

Curiosidade: Esse episódio é um dos raríssimos da série na fase clássica em que aparece um cenário que não seja a vila ou a escolinha.

2 – O Julgamento do Chaves

Igual aos episódios daquele advogado famoso, o Pédi Mais Um, o julgamento do Chaves, acusado de atropelar o gato do Kiko, que “ali estava, exalando seus últimos miaus”, conta com uma reviravolta incrível, envolvendo uma dona bem bonita que ia passando pela rua (e um cara parado feito bocó vendo a dona bonita). Tudo começa com o pobre gato tendo que ouvir piadas ruins, com a sua fuga, seu atropelamento, e o tribunal que julgaria se o Chaves era culpado, ou inocente. E até hoje, não sei o que é uma peita.

Curiosidade: O Perry Mason, citado pelo Seu Madruga, é o personagem de uma famosa série de televisão exibida entre 1957 e 1966.

1 – O Primeiro dia de Aula

O primeiro dia de aula das crianças já tinha tudo para ser engraçado, visto que temos em uma mesma sala de aula todas as crianças, mas tudo fica ainda melhor quando um aluno inusitado “aparece” na sala de aula: Seu Madruga, que, além de assistir a aula (pra fugir de um esfrega da Dona Florinda), ainda usa suas noções de pésicologia e dá uma inesquecível aula sobre prerigo. Ouviram bem? PRE-RI-GO!

Curiosidade: Primeiro episódio da escolinha em que aparecem todas as crianças fixas da série: Chaves, Quico, Chiquinha, Nhonho, Pópis e Godinez.

Ninguém tem paciência com a gente!

Sim, todo Top 10 é a mesma coisa. “Faltou este aqui”, “este não deveria estar”… Mas tá bom, não se irrite. O Top 10 Arkade é feito pelos nossos leitores, através do Arkade Gamer Clube. Quer que seu game (ou seja lá o que for) apareça entre os dez melhores da próxima matéria? É só participar lá com a gente. Você também pode trocar ideias com a gente a respeito de videogames e assuntos relacionados, chega mais!

Uma resposta para “Top 10 Arkade – Os melhores episódios do Chaves”

  • 29 de abril de 2018 às 10:30 -

    Romero

  • Em pensar que hoje o camarada liga a TV e só vê sexo, drogas e viadagem. Sem falar da indústria do cinema e dos games empurrando a todo custo que assassino profissional e uma profissão como qualquer outra. saudades quando o vilão sempre se fodia no final.

Deixar um comentário (ver regras)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *