Top 10 Arkade – Melhores filmes do Jackie Chan

14 de fevereiro de 2018
Autor: Junior Candido

Top 10 Arkade - Melhores filmes do Jackie Chan

Seja no cinema chinês, ou em Hollywood, Jackie Chan é um dos poucos atores que pode bater no peito e dizer que agrada a praticamente todo mundo. Com filmes de aventura pipoca para a família, passando por temáticas mais sérias, até as clássicas pancadarias dos seus filmes chineses, que eram presença constante em programas como o Cine Kickboxer, a realidade é que todos amam o Jackie, o “Mr. Nice Guy”.

Prova de seu sucesso está em seu currículo: mais de 100 filmes, a maioria esmagadora como protagonista, 20 álbuns — sim, ele também é cantor, além da série animada que fez parte de sua infância, e o jogo para Playstation que é querido até hoje por você. Para celebrar este importante ícone do cinema, decidimos aceitar um desafio injusto, mas bacana: escolhemos junto com os nossos leitores do Arkade Gamer Clube no Facebook e no Twitter, os dez melhores filmes de Jackie Chan.

Esta lista é bem complicada de se fazer, afinal teríamos que escolher apenas 10 filmes no meio de tanta coisa legal, mas sinta-se a vontade para comentar e lembrar de seu filme favorito, esteja ele na lista ou não.

10 – City Hunter

City Hunter é um mangá que foi muito popular nos anos 80 no Japão, que conta histórias de espionagem, no melhor estilo James Bond. E, entre seriados e mangás, um filme com Jackie Chan foi lançado em 1993, com bastante humor e, é claro, a luta clássica envolvendo personagens de Street Fighter 2, que faz com que ele seja lembrado até hoje:

9 – Massacre no Bairro Chinês

As pessoas estão acostumadas a ver Jackie Chan em comédias e filmes bem leves, porém aqui, nós temos um drama bem diferente do casual com o ator, em que vemos o protagonista Stellhead sofrendo um bocado em sua viagem da China para o Japão, e seu envolvimento com a Yakuza, o que oferece cenas de luta bem mais cruéis dos outros filmes do ator.

Este lado mais realista e cru, levou o público de volta aos tempos de filmes mais sérios e com um personagem que luta mais no dia a dia do que em combates e piruetas. Totalmente obrigatório para quem ama o cinema de pancadaria, e também para quem gosta de uma boa história.

8 – Karate Kid

O reboot do clássico Karate Kid não tem Sr. Miyagi e nem aquela música clássica (e esta outa música legal aqui), porém o enredo envolvendo um jovem que sofre bullying e encontra, com a ajuda de um simpático senhor, a ajuda que precisava no Kung Fu (o Karatê da vez), funcionou novamente.

Com a produção do casal Will e Jada Smith, e com o filho Jaden Smith mais Jackie Chan, o filme agradou por trazer os mesmos valores de 1984, porém com uma linguagem atual e com bom gosto.

7 – Armadura de Deus / Operação Condor

Jackie Chan já foi de tudo, até Indiana Jones. Misturando sua ação bem conhecida com elementos de exploração, o filme mostra o protagonista Condor lutando contra vilões para buscar relíquias, como a Armadura de Deus, que oferece poderes infinitos para quem a veste. Estes filmes mostram muito da bagunça que era a distribuição cinematográfica neste tempo: Armadura de Deus e Operação Condor são, na verdade, dois filmes de uma mesma série.

Mas o segundo filme chegou antes do original nos EUA, o que fez que ele ganhasse o nome de Operação Condor, e, aqui no Brasil, ganhou um título que se aproveitava do sucesso de Kickboxer, do Van Damme: Um Kickboxer Muito Louco.

6 – Detonando em Barcelona

Um clássico dos “Cine-Pancadarias” das TVs mundo afora, a aventura de Jackie Chan em Barcelona é bem engraçada e sem noção. Com momentos memoráveis como a visita ao asilo, o clássico salto pelo toldo para a rua e uma história envolvendo uma garota e perseguição por herança garante ótimos momentos de ação descompromissada.

5 – Quem Sou Eu?

Uma mistura entre espiões da CIA, tribos africanas e pilotos de rally traz uma das lutas finais mais fantásticas entre todos os filmes do ator, o que garante um lugar na memória de todos os fãs.

4 – Police Story

Um clássico, que apresentou Jackie Chan para o ocidente e que foi fundamental para a sua carreira futura. Police Story, apesar de ser uma série com quatro filmes, todos no mesmo estilo, tem destaque em seus dois primeiros episódios, por misturar momentos de humor, com discussões sérias sobre o dia a dia e a pressão do trabalho policial, além de falar sobre corrupção e seus problemas.

Além das questões levantadas, vemos em Police Story um Jackie bem insano em suas acrobacias, saltando, correndo e trocando porrada em várias cenas no que hoje é considerado, um dos filmes definitivos do cinema de ação, e que custou um choque dos grandes na famosa cena em que ele desce por uma árvore de natal.

3 – Bater ou Correr

Mostrando a versatilidade de Jackie Chan, desta vez o ator é inserido no mundo do Velho Oeste, sendo um guarda do Imperador da China, que se mete em confusões com um típico bandido, Roy O’Bannon. E no meio de tanta confusão, em uma aventura típica da Sessão da Tarde, os parceiros precisam sair juntos em resgate da princesa, sequestrada.

Este filme foi bastante exibido no SBT durante os anos 2000 e, com seu humor leve, misturado com a ação característica fez com que ele fosse bastante querido pelo público, que o vê até hoje.

 

2 – Mr. Nice Guy

Rodado em Hong Kong, mas distribuído internacionalmente, e exibido várias vezes no SBT, este foi um dos primeiros filmes que apresentaram Jackie Chan para o público brasileiro, com exceção de quem já o conhecia através dos filmes de ação. Em uma comédia mais leve, temos aqui um mestre da culinária, uma fita VHS com informações importantes e, obviamente, muitos POW, POF e CRASH!!!!

1 – A Hora do Rush / O Mestre Invencível

Colocamos os dois por uma razão simples: enquanto a Hora do Rush foi a escolhida no Arkade Gamer Clube, o pessoal do Twitter escolheu O Mestre Invencível. Apesar de serem filmes de épocas diferentes, é interessante ver como o legado de Jackie Chan chegou ao ponto de, realmente, agradar a todos. Só para você ter uma ideia, no IMDb o filme preferido é Projeto China, que nem entrou no Top 10, e é tão divertido quanto todos os outros aqui presentes.

Começando pela Hora do Rush, o filme que colocou Jackie Chan em Hollywood em 1998. Com a ajuda de Chris Tucker, o filme mistura muito bem dois elementos bem distintos: o de filmes de ação asiáticos com os de humor com atores negros, com o próprio Tucker, ou Martin Lawrence, Chris Rock e Will Smith. Os momentos hilários são muitos, assim como a ação, que acabou rendendo mais dois filmes, e ainda há o início de produção de A Hora do Rush 4, um sonho pessoal do próprio Jackie.

O Mestre Invencível é considerado um dos melhores filmes de Kung Fu já feitos. Há muito da cultura do Kung Fu no filme, além da presença do estilo Pugilista Embriagado, o que garante as ótimas cenas de luta, além de um ótimo filme sobre um indisciplinado, que acaba tendo que mudar de atitude para salvar seu pai.

Deixar um comentário (ver regras)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *