Top 10 Arkade – As melhores músicas de Metal Gear Solid

11 de Janeiro de 2018
Autor: Junior Candido

Top 10 Arkade - As melhores músicas de Metal Gear Solid

Metal Gear Solid, além da série incrível que é, também é espaço para boa música. Os jogos de Hideo Kojima, que fizeram história e mudou para sempre a forma de jogar videogame, com novidades incríveis em cada jogo da série, sempre contavam com ótimas músicas, todas elas sendo introduzidas na hora certa, do jeito certo, ampliando ainda mais os momentos do jogo, sejam eles de drama, tensão ou os momentos de maior emoção no jogo.

Então tivemos a missão de tentar selecionar dez músicas dentre todas as executadas nos jogos da série, para juntos conferirmos os melhores momentos da franquia interpretadas das mais variadas formas. Vale lembrar também que, em nosso perfil no Spotify, temos uma playlist com várias músicas de Metal Gear Solid. Aproveite e siga a gente por lá! E não deixe de comentar as suas músicas preferidas, estejam ela neste Top 10 ou não.

10 – The Man Who Sold This World – Metal Gear Solid V: The Phantom Pain

Uma música que serviu tanto para apresentar o jogador para os anos 80 de The Phantom Pain, quanto para explicar um dos momentos mais marcantes do game, a música também é uma das muitas homenagens que Kojima prestou para David Bowie no game, o que inclui os Diamond Dogs, que é nome de música e álbum do cantor, de 1974.

9 – Metal Gear Solid 2 Theme

Metal Gear Solid havia sido um sucesso absoluto, e Kojima queria algo mais ambicioso no segundo game da série, com uma história mais grandiosa, a ponto de muita gente ainda não entender tudo o que se trata no game até hoje, e a apresentação de um universo que ia ficando cada vez maior e mais intrigante.

A abertura de Metal Gear Solid 2 acompanha esta grandiosidade, com uma música que começa eletrizante e vai, aos poucos, se tornando grandiosa e imponente, nos apresentando aos grandes momentos que este game tem para oferecer.

8 – Quiet Theme – Metal Gear Solid V: The Phantom Pain

Polêmica e um dos pilares da história de The Phantom Pain, Quiet fez sucesso sem precisar dizer uma só palavra (ou mais ou menos isso). O fato é que sua história pessoal é forte, marcante, e pode ser expressada de maneira única em seu tema. “Poderia ter deixado tudo para você, mas nós deixamos para trás”, resume um pouco do tema marcante da personagem.

7 – Encounter – Metal Gear Solid

Aqui temos definitivo para quando as coisas dão muito, muito errado! Solid Snake está andando pelas bases de Metal Gear Solid até que se descuida e… !!!! Você precisa sair do local que vai trazendo mais e mais soldados o quanto antes, com uma música tensa que acompanha o clima de fuga.

6 – Enclosure – Metal Gear Solid

Um dos momentos mais marcantes, não só de Metal Gear Solid, mas como de toda a série, a morte de Sniper Wolf, seguida de todo o drama que a cerca é embalada por uma das músicas mais emocionantes já compostas para um jogo de videogame. A conversa com Otacon, os lobos, as últimas palavras de Wolf… sim, é marcante e inesquecível.

5 – Here’s To You – Metal Gear Solid V: Ground Zeroes

Metal Gear Solid V: Ground Zeroes foi anunciado em 2012, e junto a ele um trailer, que seria a abertura do game, em que Chico está preso e recebe um walkman mais uma fita cassete, com Here’s to You, que embala o vídeo dali para a frente e é revelada ser a música preferida de Skull Face, com Kojima mostrando mais uma vez o poder da música em uma narrativa. Apenas Guardiões da Galáxia, também com fitas cassete e walkmans, conseguiram também usar com brilhantismo este recurso.

4 – Calling To The Night – Metal Gear Solid Portable Ops

Portable Ops é importante para a franquia Metal Gear Solid por mostrar o nascimento da FOXHOUND, dos Patriots, além de mostrar o que seria no futuro da série, Outer Heaven. E o chamado para a noite, tema do final do game, consegue também fazer mais uma vez a música como elemento importante da narrativa, afinal de contas, dali para a frente, tinhamos de fato, um novo Big Boss.

3 – Heaven’s Divide – Metal Gear Solid: Peace Walker

As músicas não precisam necessariamente serem executadas em vídeos específicos. Elas podem ser introduzidas no meio da ação, para ampliar as capacidades dramáticas daquela situação. Heavens Divide faz isso de maneira impecável, colocando Big Boss em confonto enquanto é executada “Quando os céus se dividirem, eu vou ver as escolhas dentro da minha mão. Como podemos nos proteger, e lutar com nossas pequenas almas?”. A situação fica mais dramática do que apenas inserindo uma música de ação qualquer e ajuda a fazer deste uns dos grandes momentos de toda a série.

Aqui segue a música completa:

2 – The Best yet to Come – Metal Gear Solid

O melhor está por vir? Pelo menos para Solid Snake, parecia que sim… O importante é que a música acompanha momentos importantes do jogo, como o tiro levado por Meryl por Sniper Wolf, além do final do game. Isso sem mencionar a versão que acompanha Solid Snake em seu retorno a Shadow Moses em Metal Gear Solid 4.

Em uma época em que músicas cantadas ainda eram raridades nos games, este tema ajudou ainda mais a marcar Metal Gear Solid como um dos maiores jogos de todos os tempos.

1 – Snake Eater – Metal Gear Solid 3

Não dá pra não fazer uma lista dessas e não colocar Snake Eater em primeiro lugar, não é mesmo? O tema que acompanha a abertura de Metal Gear Solid 3 serve, além de colocar o jogador no clima “James Bond” do jogo, já que ele se passa nos anos 60, serve também para resumir a história do jogo, que por sinal é bem marcante, traumatizante para Naked Snake e que ajuda a mostrar que “não sendo por honra, mas por você”, Kojima conseguia unir brilhantemente a grandiosidade de grandes situações globais com os conflitos pessoais mais íntimos.

4 Respostas para “Top 10 Arkade – As melhores músicas de Metal Gear Solid”

  • 11 de Janeiro de 2018 às 18:03 -

    Carlos Schneider

  • Sempre q ouço Snake Eater até arrepio aqui.

  • 11 de Janeiro de 2018 às 20:30 -

    Nildo

  • Como sempre esqueceram da música do Metal Gear 2 música Rescuing Emma.
    Toda lista não colocam

  • 11 de Janeiro de 2018 às 21:42 -

    Alexo Maravalhas

  • Tem muita coisa boa, mesmo!

  • 12 de Janeiro de 2018 às 16:03 -

    Bruno dos Anjos Seixas

  • Muito boa a lista de vocês! Mas…
    Faltou uma música na lista, que é “A Phantom Pain”, uma música original de Metal Gear Solid V: The Phantom Pain que está em uma das fitas cassetes do jogo.
    Sem dúvidas, uma das músicas mais subestimadas que eu já vi. Não vejo ela em quase nenhuma lista dessas. *Sniff*

Deixar um comentário (ver regras)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *