Trajes Fatais está de volta! Entrevistamos Jonathan Ferreira, da Onanim, sobre a nova campanha de financiamento coletivo

30 de janeiro de 2017
Autor: Henrique Gonçalves

Trajes Fatais está de volta! Entrevistamos Jonathan Ferreira, da Onanim, sobre a nova campanha de financiamento coletivo

O jogo de luta brasileiro Trajes Fatais quer retornar para a festa e agora prometendo muitas novidades. Conversamos com Jonathan Ferreira, produtor da Onanim Studio, para falar sobre a nova versão e a campanha de financiamento coletivo que o acompanha.

A última vez que vimos Trajes Fatais em ação foi em Setembro durante a BGS 2016, na época tivemos a chance de testá-lo, e conversar com um dos desenvolvedores, Onofre Paiva. Apesar de ser bastante promissor, a equipe da Onanim não conseguiu financia-lo, deixando um destino incerto para Trajes Fatais pelo fato do jogo ser desenvolvido no tempo livre da equipe, fator que a campanha de financiamento coletivo ajudaria o estúdio trabalhar integralmente com o dinheiro arrecadado e acelerar o processo de desenvolvimento.

Eis que Trajes Fatais retorna das cinzas trazendo novas mecânicas no sistema de combate, de um botão para quatro botões, além da entrada de um novo estúdio, a Radioativa Produtora, que será responsável pela dublagem e a trilha sonora.

Com todas essas novidades na mesa, conversamos com Jonathan Ferreira para saber um pouco mais sobre a versão renovada de Trajes Fatais, assim como a nova campanha de financiamento coletivo. Confira a entrevista completa logo abaixo:

O que levou a equipe preparar mais uma campanha de financiamento coletivo? E como a campanha ajudará o desenvolvimento de Trajes Fatais?

Estamos abrindo um novo financiamento coletivo porque acreditamos muito no potencial do jogo, mas o principal fator que nos fez tomar essa decisão foram os fãs que pediram pra que abríssemos novamente. Ouvimos coisas como “conheci o projeto agora, se abrir um novo crowdfunding eu vou apoiar” ou “não desistam, apoiarei de novo”, enfim a própria comunidade nos incentivou a fazer novamente. Inclusive a nossa primeira tentativa serve como parâmetro para que dessa vez façamos algumas coisas de maneira mais eficaz, como por exemplo a questão da divulgação que deixamos a desejar naquela oportunidade.

O sucesso da campanha é fundamental para a conclusão do game já que não temos recursos e nem tempo o suficiente pra concluir o jogo em um tempo razoável, ou seja, necessitamos desse apoio para contratarmos alguns profissionais específicos de cada área para nos ajudar a finalizar o game.

Quais serão as novidades implementadas no jogo?

Teremos um novo sistema de jogo que é uma evolução do que mostramos na versão Beta. Antes tínhamos apenas um botão de ataque, agora teremos quatro que serão divididos em ataque rápido (fraco), ataque forte, poder nível 1 (alfa) e poder nível 2 (beta), fora isso o life e a gana dos personagens funcionarão de maneira complementar com o sistema de últimas forças. Essas são apenas algumas novidades, no decorrer do desenvolvimento com certeza revelaremos mais coisas.

Uma das mecânicas mais curiosas da versão beta de Trajes Fatais era o fato do combate envolver somente um botão. Quais serão as maiores diferenças no combate agora que teremos 4 botões disponíveis?

Verdade, o sistema com apenas um botão gerou bastante curiosidade nas pessoas e o melhor de tudo é que funcionou muito bem, não a toa pensamos em lançar o jogo com aquele sistema, mas chegamos num ponto em que vimos que poderíamos fazer ainda mais, e observando também o feedback dos fãs que falavam coisas como “adorei o sistema com um botão mas se tivesse mais seria ainda melhor”, então resolvemos voltar ao nosso planejamento inicial e seguir para os 4 botões. Uma diferença básica são as possibilidades que aumentam consideravelmente já que agora existirão novos golpes e novas possibilidade de combos.

Trajes Fatais também receberá um suporte de dublagem, assim como a música e efeitos sonoros, que será produzido por um outro estúdio. Você pode nos falar um pouco sobre isso?

Exatamente, fechamos com o studio Radioativa Produtora que tem vários anos de experiência tanto na dublagem como na questão das músicas, inclusive eles localizaram (dublaram) aqui no Brasil vários jogos Triplo-A consagrados no mercado mundial que devido a contrato de sigilo não podemos revelar quais são.

Resumindo, teremos nossas músicas feitas com instrumentos reais e uma dublagem profissional de alto nível, o que obviamente nos dará uma qualidade de som muito boa.

Quando conversamos com Onofre Paiva na BGS 2016, foi mencionado a possibilidade de Trajes Fatais entrar no mundo do e-Sports. Esta ideia poderá acontecer com a nova versão de Trajes Fatais?

Com certeza! Esse é um dos nossos sonhos e objetivos. Estamos criando o game de forma que ele seja agradável e convidativo a novos jogadores e que de igual modo seja atraente para o cenário competitivo. Não a toa estamos em busca de inovação no sistema do TRAF.

E na mesma conversa também foi mencionada a ideia de procurar publishers para ajudar no financiamento. Isto poderia ser uma possibilidade agora?

Estamos abertos a possibilidades e essa é uma delas.

No mercado nacional é incomum ver jogos brasileiros de luta, existindo um foco maior em puzzles e jogos de aventura. Você acha que existe um obstáculo a mais pelo fato de estarem desenvolvendo um jogo de luta?

Sim existe, pois os jogos de luta pertencem a um nicho menor de pessoas do que a maioria dos de outros gêneros, inclusive há uma discussão entre amantes dos “fighting games” de como fazer com que mais gente se interesse por jogar os jogos de luta.

Olhando também por essa perspectiva temos como um de nossos objetivos atrair mais publico para esse gênero, não a toa estamos em busca de inovações, pois somos apaixonados por isso.

E por fim, com o financiamento coletivo atingindo a sua meta, quando poderemos ver Trajes Fatais em ação?

Alcançando sucesso no financiamento o nosso objetivo é lançar o Trajes Fatais no PC logo no primeiro semestre de 2018 e pouco tempo depois nos consoles da atual geração.

Para conhecer mais do novo projeto do game e poder contribuir com ela, acesse a campanha do Trajes Fatais no Catarse!

Deixar um comentário (ver regras)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *