Transformers 3 – Cinereview: Muita ação com pouca história

30 de junho de 2011

Transformers 3 - Cinereview: Muita ação com pouca história

Como fanboy de Transformers que cresceu brincando com bonequinhos de Optimus Prime, Bumblebee e cia., foi com certo receio que vi a transição destes personagens para os cinemas. O primeiro filme me surpreendeu positivamente, já o segundo foi, para mim, uma decepção total. Com um misto de medo e esperança, fui ao cinema conferir Transformers: O Lado Oculto da Lua. O filme começa muito bem, mas aos poucos perde o ritmo e se torna basicamente uma pancadaria entre robôs gigantes. O que, convenhamos, não é assim tão ruim.

A trama tinha muito potencial: revisitando acontecimentos da década de 60, descobrimos que a corrida espacial entre EUA e União Soviética só aconteceu porque ambas sabiam que algo tinha caído na superfície da Lua.

Os primeiros 30 minutos de filmes se passam nesta releitura do passado, o que é muito legal, visto que a Apollo 11, Neil Armstrong e tudo o mais só foram para a Lua para descobrir o que havia caído em seu lado oculto (daí o título do filme). No caso, o que caiu em nosso satélite foi uma nave, que fugiu da guerra em Cybertron e levava Sentinel Prime, o ex-líder dos Autobots, e alguns artefatos tecnológicos que permitiriam a salvação de seu mundo devastado.

Contextualização feita, a trama nos traz para o presente, onde Sam Witwicky (Shia LaBeouf) e sua nova namorada Carly (a ex-modelo Rosie Huntington-Whiteley, substituindo a musa nerd Megan Fox) dividem uma casa onde só ela paga as contas, visto que Sam está desempregado. Frustrado com a vida que está levando – ele já salvou o mundo 2 vezes, oras! – Sam pragueja enquanto participa de diversas entrevistas mal-sucedidas.

Transformers 3 - Cinereview: Muita ação com pouca história

O arco da história de Sam é quase um dejá vù ao contrário: no filme anterior, todos queriam que ele salvasse o mundo e ele queria levar uma vida normal. Agora, a vida normal o deixa irritado e ele espera que o mundo precise dele novamente.

Logicamente as coisas vão mudar pois na empresa em que ele enfim consegue um emprego – e seu patrão é o ótimo John Malkovich, em uma participação especial – o destino acaba esbarrando nele e cruza novamente seu caminho com o dos robôs gigantes e a salvação do planeta.

No geral o roteiro deixa desejar, com algumas traições e reviravoltas que até são legais, mas, acabam servindo apenas como pretexto para vermos Autobots e Decepticons quebrando o pau. Alguns velhos conhecidos como o Agente Simmons e o Capitão Lennox estão de volta para ajudar na briga.

Transformers 3 - Cinereview: Muita ação com pouca história

As cenas de ação são um deleite para os olhos: o efeito 3D do filme é muito bom e o diretor Michael Bay enfim afastou um pouco a câmera para que possamos ver melhor quem está batendo em quem. Bay também utiliza bem os efeitos de slow motion, o que deixa algumas cenas realmente épicas. Diversos novos robôs pintam na tela e o visual de todos eles é espetacular, embora a maioria tenha pouquíssimo tempo de tela.

O principal problema de Transformers 3 é seu exagero de tamanho. O roteiro simplesmente não é bom o bastante para sustentar um filme que dura pouco mais de 2 horas meia. Algumas das tramas paralelas – como as briguinhas de Sam com sua namorada por ciúmes, a nova secretária de defesa linha dura, ou a curta aparição dos pais do rapaz – não acrescentam nada à história, e parecem só estar no filme para o espectador tomar fôlego entre uma cena de ação da outra. Se tivessem sido cortadas na sala de edição, o filme ficaria mais enxuto e bem menos cansativo.

Transformers 3 - Cinereview: Muita ação com pouca história

Em resumo, Transformers 3 é melhor que o segundo filme e pior que o primeiro. A ação e as explosões em 3D estão mais fantásticas do que nunca, o humor está menos apelativo e há um exército de robôs e carros maneiros. A história – que tinha tudo para ser ótima – acaba se tornando apenas razoável. Ainda assim, o apelo de ver robôs gigantes destruindo tudo (em 3D) certamente levará muita gente ao cinema. Vale o ingresso, desde que você não vá esperando encontrar um candidato ao Oscar de melhor roteiro. Talvez concorra nas categorias técnicas, e olhe lá.

Transformers 3: O Lado Oculto da Lua chega aos cinemas de todo o mundo nesta sexta, dia primeiro de julho, com versões 2D, 3D e Imax 3D.

Nota: 7,0

19 Respostas para “Transformers 3 – Cinereview: Muita ação com pouca história”

  • 30 de junho de 2011 às 09:35 -

    Allyson

  • Eu fiquei sem fôlego depois que sai do cinema.
    O lance do começo, que explica os fatos, é muito interessante.
    Só não senti tanta profundidade, em certas partes, no efeito 3 D.
    No mais, achei um filme muito bom.

  • 30 de junho de 2011 às 10:17 -

    Renan

  • Vou ter que convencer alguém nem que seja na tortura pra ir assistir esse filme comigo!!!!!

  • 30 de junho de 2011 às 11:40 -

    zecarlos

  • muita acao e pouca historia…….bom e de se esperar de michael bay,afinal ninguem exolode as coisas com estilo como ele hehe,ja a historia,ja era de se esperar tmbm que seguise o ritimo do anterior que ja foi fraquissimo

    esse nao vale cinema,se o ultimo nao valeu,quem sabe um tela quante quem sabe,e nao preciso assistir o filme pra dizer isso nao,o trailer ja me diz o que esperar dele

  • 30 de junho de 2011 às 13:38 -

    joão

  • Muito bom o review.. Desde que saiu o primeiro trailer, ja era de se esperar certas coisas: enredo fraco, uma gostosona no papel principal, situacoes engracadas com o agente simmons e acao, muuuita acao! Acho que se a pessoa for disposta a ver um filme nesses moldes vale a pena o ingresso sim.. mas como foi falado no fim do review, não espere um roteiro digno de oscar pq definitivamente nao vai ver..

  • 30 de junho de 2011 às 13:48 -

    Kubrick Stare Nun

  • Se um dia um dia um diretor hollywoodiano for capaz de fazer um blockbuster que não possua absolutamente qualquer enredo que seja e contenha apenas cenas de ação uma seguida da outra, eu vou dizer que esse foi o blockbuster de todos, pois nós sabemos muito bem que essas megaproduções hollywoodianas são boas em fazer cenas de ação impressionantes, mas os seus enredos são sempre um monte de merda cheia de cliches e dialogos idiotas.

    Se os diretores hollywoodianos não são capazes de criar um enredo bem elaborado, inteligente e original, por que eles se preocupam em construir um enredo “at all”?

    Vou inicias o movimento:
    _Ei, Hollywood! Queremos menos estórias idiotas e mais ação!

    • 30 de junho de 2011 às 13:50 -

      Kubrick Stare Nun

    • errata:
      -eu vou dizer que esse foi o melhor blockbuster de todos-
      -Vou iniciar o movimento:-

  • 30 de junho de 2011 às 15:56 -

    catatau

  • ja vi…

  • 30 de junho de 2011 às 15:57 -

    catatau

  • ACHEI DO CARALHO DEMAIS !!!!! MUITO EPICO AS LUTAS, O FINAL ENTAO…PQP EPICO DEMAIS !!!!!

  • 30 de junho de 2011 às 17:11 -

    KING OF KINGS

  • tenho que ver ainda

  • 30 de junho de 2011 às 18:47 -

    Dan

  • só sei que o game dele fico um LIXO!

  • 1 de julho de 2011 às 13:22 -

    mixirica

  • bom pelo visto Tranformers the movie de 86 ainda bate os 3 filmes do Bay, não na boa aquela fou umas das melhores animações 2D que eu ja vi.

    Voltando ao filme to muito afim de ver, os 2 anteriores assisti no cinema esse não vai ser diferente, to ansioso para ver o SHOCKWAVE em ação!!!

    • 3 de julho de 2011 às 17:28 -

      JAGUARHX

    • não espere muito do shockwave não,mixirixa:ele praticamente não faz nada no filme eesta foi uma das unicas reclamações que tenho a fazer do mesmo.O 3D foi o primeiro que assisti e encostou na qualidade do avatar em profundidade e boa interação na tela.

      Melhor filme dos tres na minha opinião.Só não bate totalmente o primeiro pelo jeitão anos 80 e o roteiro bem fechado e sem pontas soltas.Nisso o primeiro é superior e já classico.

      • 4 de julho de 2011 às 09:40 -

        JAGUARHX

      • Digitar com sono dá estas merdas de erros:eu quis dizer que o 3d de transformers 3 foi o primeiro DESDE AVATAR que gostei,pois tem mais profundidade em relação a outros.

  • 5 de julho de 2011 às 14:20 -

    Julio

  • Como assim? Eu achei o melhor filme da série justamente por ter muitas e muitas cenas de ação.

    É um pouco cansativo sim, quando for ver em DVD provavelmente vou pular a parte que esplica a guerra fria(corrida espacial entre EUA e URSS). E o enredo tb não é lá essas coisas, mas e daí.
    Foi uma boa análise, só estou dizendo q eu adorei o filme (e eu nem assisti em 3D)

    A maioria dos filmes fica enrolando (com algumas cenas de ação pelo meio) para chegar no grande momento final (cheio de pancadaria) q dura uns 10 minutos no máximo. Nesse Transformers o ‘grande momento final’ é quase metade do filme.

    Agora esse filme entrou pra minha lista de filmes de ação favoritos junto com Predadores!

  • 5 de julho de 2011 às 19:19 -

    becker

  • Facil falar mal, alguem faz melhor? a nao neh? por isto o diretor é outro e nao um dos criticantes aqui, eu nem sou fan de transformers mas este filme ficou muito bom!! melhor q o primeiro e o segundo juntos.

  • 7 de julho de 2011 às 20:32 -

    Dark Rock X

  • Independente de ser bom ou ruim, gostaria de assistir pela curiosidade…não sei tem haver, mas o saudoso filme de 86, teve o roteiro escrito pelos japoneses, a única mancada deste filme (para muitos),foi a morte de Optimus Prime no início do filme e sua substituição pelo Rodimus, que para alguns não passava de um chato, tanto é que em Transformers G2, cujo série foi sequência do filme tiveram que ressuscitar o Optimus,porque a audiência estava indo de mal a pior…

  • 8 de julho de 2011 às 11:42 -

    victorsquall

  • mas por q tanto nego fica perguntando de roteiro
    q profundidade na historia
    q mané
    nego q pede isso de transformers é tudo poser dos inferno

    mimimi filme do robozin q vira carro
    vo assisti
    dai vai la
    gosta do primero
    q pra mim foi uma merda
    dai ja nego fica
    HoHo
    gosto de transformers
    dai o 2 e 3 q eh foda
    pura ação o filme
    nego n curti
    O Bang do filme é a destruiçao dos cenarios carros e tudo q dé na telha

  • 8 de outubro de 2011 às 02:12 -

    Felipe Guilherme

  • O filme é muito bom, em termos de açao.
    A historia tambem é excelente.
    Me arrisco até em dizer que o filme ficou “mais sério”, nao que os outros foram ruins.
    Mas enfim, amei esse novo Transformers, excelente filme, muito bom mesmo na verdade bom de maiiiiis! rs’.
    filme nota: 10

  • 14 de agosto de 2012 às 01:10 -

    Adriana Martins

  • esse filme é muito legal se o 2 é legal imagina o 3

Deixar um comentário (ver regras)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *