Tribuna Arkade: Canal de TV nas Filipinas transmitiu cópia pirata de Vingadores: Ultimato

2 de maio de 2019
Autor: Junior Candido

Tribuna Arkade: Canal de TV nas Filipinas transmitiu cópia pirata de Vingadores: Ultimato

Um filme costuma estrear na televisão anos depois de sua estreia no cinema. Entretanto, um caso muito curioso aconteceu nas Filipinas. É que um canal de lá decidiu transmitir, um dia depois da estreia nos cinemas do mundo, Vingadores: Ultimato.

Mas, o que parecia um acordo revolucionário com a Marvel Studios, que levaria pela primeira vez na história um filme deste porte, com toda a sua pompa e marketing, para a TV, ao mesmo tempo em que o longa estreava nos cinemas, acabou virando um caso de justiça. A razão é simples: o filme em questão era pirata.

Isso mesmo! O filme era o mesmo que é possível encontrar em bancas de camelô, sites de pornografia, além de torrents mundo afora. Ou seja, daquelas versões filmadas por câmeras caseiras dentro do cinema. Com direito a plateia vibrando nos momentos chave, ou de gente levantando para ir ao banheiro durante a sessão.

Versão pirata com direito a spoilers aos desavisados

O fato foi divulgado pela Phillipine News Agency, a agência de notícias oficial do governo das Filipinas.  O canal Orient Cable, de TV por assinatura, transmitiu Vingadores: Ultimato um dia após a sua estreia. O fato, claramente, gerou uma situação bem inusitada. A Teatro de Dapitan, rede de cinemas do país que tem os direitos autorais do filme, acionou a polícia.

Com a chegada da polícia com a notificação, o Orient Cable interrompeu imediatamente a transmissão, passando no lugar uma cópia de Captain Barbell, um herói de quadrinhos local. Desta forma, o canal a cabo violou três leis envolvendo direitos autorais nas Filipinas. O canal responderá a Justiça do país, com ação movida pela Teatro de Dapitan.

E várias pessoas acabaram não gostando da situação. Pois, assistindo TV ocasionalmente, acabaram recebendo spoilers do filme, sem querer. Desprevenidos, seja sintonizando os canais, ou assistindo sem muita atenção à televisão, acabaram tendo “acesso antecipado” aos fatos do filme. O que irritou a muitos no país.

Deixar um comentário (ver regras)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *