Tribuna Arkade: jogadores acusam o MMO The War Z de propaganda enganosa no Steam!

20 de dezembro de 2012
Autor: Daniel Zimmermann

Tribuna Arkade: jogadores acusam o MMO The War Z de propaganda enganosa no Steam!

Lançado no último dia 17 na loja virtual Steam, o game pós-apocalíptico The War Z rapidamente se tornou um sucesso de vendas, mas também uma grande dor de cabeça. O motivo: a página de venda prometia uma lista enorme de coisas que simplesmente não existem no jogo… ainda.

Para quem não conhece, The War Z é um MMO onde os jogadores precisam fazer de tudo para sobreviver em um mundo aberto infestado por zumbis. O game mistura elementos de tiro em primeira e terceira pessoa com busca de recursos e sobrevivência.

Até que é uma premissa legal, mas inúmeras reclamações nos fóruns oficias do game e do Steam trouxeram à tona falhas muito graves da produtora Hammerpoint, que vendeu o jogo aparentemente inacabado, com vários recursos incompletos ou inexistentes.

Entre as promessas não cumpridas estão: vários mapas enormes com tamanhos entre 100 e 400 quilômetros quadrados (existe apenas um mapa no game, e ele não chega a ter 100 quilômetros quadrados de área jogável, devido às montanhas e lagos), servidores com capacidade para até 100 jogadores (atualmente os servidores permitem apenas 50 jogadores) e habilidades dos personagens (a opção consta no menu, mas não está habilitada).

Veja abaixo a lista de recursos original completa (em inglês), publicada na loja Steam:

Tribuna Arkade: jogadores acusam o MMO The War Z de propaganda enganosa no Steam!

Em uma entrevista que teve uma repercussão bastante negativa na imprensa mundial, o gerente geral da HammerpointSergey Titov, insistiu que muitos dos items da lista foram “mal interpretados”, e que o um game desse tipo nunca está realmente pronto.

Ok, sabemos que MMOs evoluem com o tempo, mas os tópicos não cumpridos são difíceis de ignorar, dando a impressão de que mesmo a versão inicial do game ainda não estava pronta para ser lançada!

Após essa polêmica toda, a página de venda de The War Z foi alterada para esclarecer aos jogadores que muitos dos recursos ainda serão implementados nos próximos meses, o que não melhorou muito o humor de quem já havia comprado.

Nós já testamos o game e podemos dizer que, da forma como ele está hoje, realmente o que se tem é um título inacabado: algumas texturas somem e aparecem de repente, vários menus simplesmente não funcionam ainda… faltam até alguns efeitos sonoros! Isso sem falar nos bugs e exploits que jogadores sacanas estão usando para matar uns aos outros.

Nessa confusão, fica a impressão de que a Hammerpoint deu um tiro no próprio pé, falhando gravemente em estabelecer o que é fase alpha (estágio primário de produção), fase beta (testes abertos) e a versão finalizada do game, e falhando também por não comunicar isso de forma transparente aos jogadores.

Tribuna Arkade: jogadores acusam o MMO The War Z de propaganda enganosa no Steam!

Para aumentar ainda mais as suspeitas sobre o game, logo que as vendas dispararam no Steam, a Hammerpoint aplicou um patch  aumentando para quatro horas o tempo de espera após a morte de um personagem (sim, é assim que funciona o universo do game).

Até aí tudo bem (ou não). mas, coincidentemente (ou não), ela também aproveitou para colocar  à venda na loja do game um item que permite o jogador reviver instantaneamente. Uma jogada curiosa, não?

E aí, será que o game The War Z vai sobreviver às hordas de zumbis gamers furiosos?

[UPDATE]: por conta da polêmica, a Valve retirou The War Z de sua loja. A empresa soltou o seguinte comunicado oficial: “de tempos em tempos um engano é cometido, e um deles foi enviar uma cópia prematura de The War Z para venda no Steam.

Pedimos desculpas por isso e estamos temporariamente removendo o título até que tenhamos tempo de trabalhar com o desenvolvedor e confiarmos em uma nova versão.

Aqueles que compraram o jogo e desejarem continuar jogando via Steam, poderão fazê-lo. Quem comprou o jogo via Steam e não estiver satisfeito com o que recebeu, pode pedir reembolso abrindo um ticket em nossa página de suporte”.

(Via: Game Spy, VG 24/7)

31 Respostas para “Tribuna Arkade: jogadores acusam o MMO The War Z de propaganda enganosa no Steam!”

  • 20 de dezembro de 2012 às 08:48 -

    Renan do Prado

  • Caramba… Isso sim é uma situação muito tensa!!!!!

    Um amigo meu já jogou WarZ, e a única coisa que ele me falou é que encontrou um cara jogando online que chegou nele e perguntou: “você tem alguma arma?”, meu amigo respondeu que não, e então tomou um headshot do cara que fez a pergunta.

    Lnaçar um game inacabado é com certeza a pior coisa que uma empresa de games pode fazer. Em tempos onde vemos games sendo adiados a todo momento, um game lançado prematuramente chega a ser inconcebível.

    É claro que deve-se levar em conta a situação financeira da Hammerpoint, digamos que talvez a empresa esteja precisando de dinheiro, então ela lançaria um game antes do tempo, correndo todos os riscos de fracasso, mas garantiria uma graninha necessária no bolso.

    Mas eu não acredito que uma empresa arriscaria praticamente tudo numa estratégia dessas.

    Agora, 4 horas pra dar respawn? Onde já se viu um game que proíbe quem o comprou de jogá-lo? (Alô Diablo?) Isso aí não é aumentar a dificuldade do game, e sim: “Então você morreu? Olha só que pena, vai ter que deixar nosso game de lado e jogar qualquer outro game (melhor ou pior) porque você não foi capaz de se manter vivo, que vergonha você deve estar sentindo de si mesmo….

    • 20 de dezembro de 2012 às 09:31 -

      Kubrick Stare Nun

    • Essa parte do “espere 4 horas depois de morrer” faz parte de uma política de pay-to-win que esses sangue-sugas de merda estão implementando… em um jogo pago.

      Ainda bem que eu não gastei dinheiro nesse lixo de jogo. Só lamento por quem foi enganado, mas ainda bem que a Steam vai reenbolsar estes.

      • 20 de dezembro de 2012 às 09:41 -

        leandro(leon belmont)alves

      • eu é que não jogo game de zumbi, só do RE 1 ao Code Veronica mesmo e ainda acho que foi muito no meu currículo gamer

      • 20 de dezembro de 2012 às 15:11 -

        DanielWarfare

      • Na verdade. Você tem cinco slots para criar personagens. Morreu algum? é só criar outro personagem e se aventurar por um incrível jogo que te deixara com sono, pois esses jogo é horrível. Até Dayz é melhor que isso, mas a diferença é Dayz é um MOD!!!

    • 20 de dezembro de 2012 às 09:35 -

      Edimartin Martins

    • Jogos caça-níqueis estão tornando-se muito comuns hoje em dia. O problema é que isto está degradando o bom nome dos jogos eletrônicos.

    • 20 de dezembro de 2012 às 09:40 -

      leandro(leon belmont)alves

    • “Um amigo meu já jogou WarZ, e a única coisa que ele me falou é que encontrou um cara jogando online que chegou nele e perguntou: “você tem alguma arma?”, meu amigo respondeu que não, e então tomou um headshot do cara que fez a pergunta.”

      igualzinho ao The Walking Dead, Renan. quaquer FDP num mundo de zumbis faria o mesmo, infelizmente. só por diversão…é por esse e outros motivos que não curto MMO

    • 20 de dezembro de 2012 às 09:40 -

      leandro(leon belmont)alves

    • “Um amigo meu já jogou WarZ, e a única coisa que ele me falou é que encontrou um cara jogando online que chegou nele e perguntou: “você tem alguma arma?”, meu amigo respondeu que não, e então tomou um headshot do cara que fez a pergunta.”

      igualzinho ao The Walking Dead, Renan. quaquer FDP num mundo de zumbis faria o mesmo, infelizmente. só por diversão…é por esse e outros motivos que não curto MMO

    • 20 de dezembro de 2012 às 09:54 -

      Chyko-

    • A situação do seu amigo me lembrou um vídeo no youtube: “Hey irmão! Viva a Dilma! Em nome de Cristo!” kkkkk
      http://www.youtube.com/watch?v=7rRU6OOAxsc

      Eu também não joguei o game, mas pelo que ouvi várias pessoas dizendo, foi um fracasso em relação ao Day Z (jogo inspirado), todo mundo comprou pela promessa, mas houve decepção em muitos. As 4 horas de respawn é para um char, mas dá para criar vários.

      Agora concordo plenamente com o que disse em relação a Hammerpoint, ela vendeu nas pressas para pagar o desenvolvimento, isso é meio lógico, mas prometer o jogo completo, só que não!? Várias produtoras e distribuidoras começam a venda na versão BETA, mas indicam em maiúsculo a fase de desenvolvimento e demoram anos para apresentar a versão final. Quanto a isso não vejo nada contra, tu compra um jogo BETA, que vai estar em melhoria constante, OK! Mas comprar um jogo com recursos prometidos e estarem ainda em desenvolvimento, ai já é de mais…

  • 20 de dezembro de 2012 às 09:27 -

    Kubrick Stare Nun

  • O que mais se poderia esperar de um povo que descaradamente roubou um jogo de desenvolvedores indies?

  • 20 de dezembro de 2012 às 09:31 -

    Edimartin Martins

  • Eu não testei o jogo mas achei a idéia muito legal. Eu tenho um colega que comprou o jogo no próprio site da empresa e me contou as notícias sobre o gameplay.
    O headshot é muito comum no jogo (sempre existe um troll). Primeiro eles te perguntam se você é um amigo. Enquanto você escreve a resposta eles te matam. A idéia do jogo ficou como “Ou mato ou morro”. Atire em tudo que você ver na frente.
    O jogo também tem um problema de o usuário entrar no servidor. Quando o jogo está carregando, o teu avatar ja está no cenário, então alguém pode vir e lhe matar na hora do carregamento. Ou seja: Tu arrecém apareceu no jogo, morreu antes de fazer alguma coisa e vai ter que esperar 4 horas para ser morto denovo. Gos bless The War Z.
    Outro problema no stem é o trailer do jogo. Aqueles não são os gráficos do jogo, a água do jogo não está tão realista.
    É por isso que os gamers ficaram mais bravos.

    • 20 de dezembro de 2012 às 10:02 -

      Chyko-

    • É, infelizmente War Z pegou um publico que já jogava Day Z do Arma 2, só que como o DZ é uma “extensão”, então contém muitos bugs e coisas inacabadas. Aproveitaram disso, e prometeram a “terra prometida” para esses jogadores: um sistema de sobrevivência real dentro de um apocalipse zumbi, um sistema de evolução do personagem (xp), gráficos fodas e um servidor sem leg ou bugs revoltantes do Day Z… só que tiraram muitas coisas boas do DZ nesse processo e ainda a maioria do que prometeram não cumpriram… ai fica dificil…

      • 20 de dezembro de 2012 às 12:53 -

        Daniel Zimmermann

      • É exatamente isso Chyko.

    • 20 de dezembro de 2012 às 12:41 -

      Arthur

    • god, nao gos

  • 20 de dezembro de 2012 às 10:10 -

    Diana

  • Que furada pra quem comprou. E ainda reclamam de WoW.

  • 20 de dezembro de 2012 às 12:11 -

    Gabriel Fantim

  • e pessoa já paga o jogo via steam, e ainda tem que paga pelo respawn automático?
    éh, menos um jogo na lista para jogar….

  • 20 de dezembro de 2012 às 12:13 -

    Gabriel Fantim

  • se fosse um respawn de até no máximo uns 15 segundos tudo bem, mas 4 HORAS ai já é demais

  • 20 de dezembro de 2012 às 10:22 -

    João

  • Realmente as promessas não cumpridas são sérias e o pessoal do Steam foi agiu corretamente. Espero que fiquem mais atentos no futuro.

  • 20 de dezembro de 2012 às 10:43 -

    Musaranho

  • E eu já achava a Capcom mercenária.

    Vejo que me enganei.

  • 20 de dezembro de 2012 às 14:52 -

    Bruno Silva

  • Que vergonha… acho melhor a Steam cumprir oque prometeu, eu ficaria furioso se fosse um jogador do The War Z

  • 20 de dezembro de 2012 às 13:09 -

    Nemesis

  • Sera que é só eu que intendi o motivo do respawn de 4 horas, esse jogo foi feito totalmente baseado no “Day Z”, um jogo praticamente igual a esse só que se você morrer seu personagem é excluído, esse é o modo hardcore do War Z na qual se você morrer já era. No inicio no ,”modo mais fácil” que foi o citado no post, essas 4 horas eram para ser “24 horas”, resolveram facilitar de mais o jogo diminuindo-as, talvez por que os gamers não são mais como antes, triste realidade :C . mas o game realmente esta inacabado, espero que essa “cagada” seja concertada pois acho esse jogo bem promissor, tirando o fato do cash.

    • 20 de dezembro de 2012 às 15:33 -

      Renan do Prado

    • “resolveram facilitar de mais o jogo diminuindo-as, talvez por que os gamers não são mais como antes, triste realidade :C .”

      Aí não concordo. Imagina isso no Mario, morreu pra um Goomba e aí só depois de 4 horas vai jogar?

      • 20 de dezembro de 2012 às 22:54 -

        zecarlos

      • no mario….certamente seria tosco…ate porque os contextos nao batem….nesse game achei muito maneiro a ideia de morrer por 4 hr …mas acho que nao deveria dar pra comprar respawn

  • 20 de dezembro de 2012 às 13:17 -

    William

  • foi uma bela atitude da valve

  • 20 de dezembro de 2012 às 13:22 -

    ACME

  • 50 lanternadas em 1 zumbi e 5 num player comum…
    o jogo precisa de muitos ajustes, não vou pedir o reembolso, vou ficar e aguardar…
    vamos ver oque vira!

    • 21 de dezembro de 2012 às 12:23 -

      zecarlos

    • de fe umamigo me alertou pra o fato da dificuldade de se matar zumbis……tem que mira na cabeca…..ai suas lantenadas caem pra umas 10

  • 20 de dezembro de 2012 às 13:27 -

    Bruno

  • Eu vi as fotos e o trailer do jogo que tinham na steam, totalmente diferente do jogo real. É uma pena que um jogo como esses esteja nas mãos de uma empresa dessas.

  • 20 de dezembro de 2012 às 15:07 -

    DanielWarfare

  • Tudo está mal feito nesse jogo. Olha só a cagada desses produtores idiotas:

    Um MMO baseado na sobrevivência contra zumbis não é novidade. Logicamente você terá que procurar itens e armas pelo cenário, que nem é tão grande assim. Mas ao entrar no menu do jogo, você de depara com uma loja que vende desde armas, até medicamentos e alimentos. Me poupe, qual a graça nisso? o próprio jogo faz a busca por alimentos, o que deveria ser crucial, uma baboseira.

    Experiencia própria: Até o Spawn é ruim. Você ta lá. na sua lojinha, comprando seus itens feliz da vida, mesmo que isso seja ridiculamente errado. Ai tu vai lá dar spawn. Ai quando tu dá spawn, tu vê uma mochila voadora, sim isso é um player, e tu morre. Além de perder TODOS os seus itens, mesmo que eles sejam pago com dinheiro real você irá perde-los. Você ainda tem que esperar 4 horas para dar Spawn…ou você pode pagar uma pequena quantia em dinheiro par reviver na hora.

    Depois de presenciar tudo isso. Eu cheguei a seguinte conclusão: A capcom é novata se comparada com esses desenvolvedores XD

    • 20 de dezembro de 2012 às 22:50 -

      zecarlos

    • eu gostei da ideia de morrer por 4 horas…serio….afinal pode-se jogar com outro personagem….acho que sao 3 ou 5 que podem ser criados….mas esse lance de comprar ressucitacao imediata…desanimou geral…pra mim tinha que continua morto por 4 horas mesmo,sem mimimimim

  • 20 de dezembro de 2012 às 16:25 -

    Gaspar

  • Comprei o jogo quando estava na fase alpha, joguei a alpha, o beta e até agora não vejo mtas mudanças, as animações do jogo continuam horriveis, os sons então, vc anda em uma pedra e faz um som q vc ta andando em uma estrutura de metal, e esses erros estão desde a versão alpha e não foram concertados, comprei esperando um jogo como o dayz com menos lags e bugs mas acabei jogando dinheiro no lixo.

  • 20 de dezembro de 2012 às 22:46 -

    zecarlos

  • mano ….isso parece reclamacao de gamer que queria tanto o jogo e se decepcionou….o game ta incompleto ta…muiot por sinal…mas nao acredito que a empresa tenha soltado o game dessa forma por livre eespontanea vontade….certeza qeu a opinioa do consumidor enchendo o saco da empresa pesou bastante…entao…agora aguenta…eu quase comprei a versao do steam achando que estava completa ,mas por sorte nao comprei….tenho um amigo que ta viciadao nesse game e posso ver muitos pros e contras do game….e acho que o fato dos vivos darem mais trabalho que os mortos no game pode desvalorizar o game a longo prazo

  • 8 de janeiro de 2013 às 15:05 -

    Galindo

  • Então galera, comprei o jogo a pouco tempo à tres dias para ser mais preciso, estou tendo problemas com o jogo desde ja, quando logo meu personagen não aprece e se entro num server fica tudo transparente, acho que deve ser um Bug do jogo com a placa de video RADEON GRAPHICS ja que vi outras reclamações iguais a minha e todos os jogadores tem a mesma placa de video que eu.
    Mas pessoal o jogo está em constante atualização e com o tempo ele vai melhorar é só esperar. E espero que consertem pricipalmente os hacker’s pois fica muito chato jogar um jogo cheio de hack, a maioria dos meus amigos que jogam comigo tem hack menos eu porque não concordo com isso acho que o jogo perde a graça.
    Mais é isso ai galera vamos esperar que o jogo vai melhorar.
    Ou então espero que uma empresa mais qualificada o compre e o deixe um mega jogo.

Deixar um comentário (ver regras)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *