Two Worlds II – Review: muito conteúdo para embalagem mediana

15 de fevereiro de 2011

Two Worlds II - Review: muito conteúdo para embalagem mediana

O primeiro Two Worlds, lançado em 2007, foi um jogo que não foi bem recebido pela crítica e pelo público, o que tornou o anúncio de sua sequência, Two Worlds II, uma surpresa. Mesmo assim, a TopWare Interactive, desenvolvedora do jogo, tocou em frente e estabeleceu um padrão alto a ser atingido pelo jogo. Uma pena que Two Worlds II passou longe destes padrões.

A história de TW2 é muito similar a do primeiro jogo: a irmã do personagem principal se meteu em problemas e tudo leva a crer que o responsável por trás disso é o maligno bruxo Gandohar. Cabe então ao você, o herói da vez, explorar as terras de Antaloor, resgatar sua irmã e derrotar o mago. No entanto, nenhum personagem tem sua história desenvolvida no decorrer do jogo: o protagonista é quase um completo desconhecido, a “donzela em perigo” não vai muito além disso, etc. O único personagem sobre o qual conhecemos um pouco é Gandohar, muito devido a uns bons flashbacks.

Two Worlds II - Review: muito conteúdo para embalagem mediana

Se por este lado Two Worlds II não impressiona, o que se destaca no jogo é o imenso mundo de Antaloor, que se mostra desde o início rico em conteúdo, como quests, monstros e cultura própria. Antaloor vive em uma situação tensa, onde orcs e humanos convivem em uma espécie de paz forçada, o que gera diversas tensões no decorrer da história – uma pena que, tal qual o principal arco do enredo, este silencioso conflito entre as duas raças não é bem desenvolvido.

O que foi sim bem feito é a engine gráfica do jogo. Logo na tela de início, Two Worlds II já mostra o seu excelente trabalho com as luzes e texturas, muito bem realizadas e bastante realistas. Até mesmo as reflexões dos personagens são bem feitas. O que fica aparente também logo de cara é o péssimo design de arte do jogo, que traz diversos clichês de games e livros de fantasia, mas os executa pessimamente mal. O visual, num todo, é bonito, mas bastante confuso.

Two Worlds II - Review: muito conteúdo para embalagem mediana

O gameplay também peca, principalmente por ter sido feito com o controller do Xbox 360 em mente. Ele traz muitos botões que dependem do contexto. Por exemplo: quer correr? Gatilho esquerdo. Quer se esconder? Gatilho esquerdo. Quer mirar? Gatilho esquerdo. Quer mirar e correr? Nem pense nisso. No computador, então, os jogadores são sujeitos a controles igualmente péssimos, com uma resposta muito lenta.

O áudio mescla altos e baixos: ao passo que a dublagem é uma das piores e mais inconsistentes já feitas (alguns personagens transmitem a mesma emoção que uma pedra), a trilha sonora é brilhante, lembrando diversas vezes a do Diablo original – o que não é algo ruim. Os efeitos sonoros, por sua vez, são básicos e não impressionam.

Two Worlds II - Review: muito conteúdo para embalagem mediana

Não bastasse tudo isso, o nível de dificuldade de Two Worlds II varia de maneiras absurdas. Missões parecidas às vezes trazem níveis de dificuldades bastante opostos. Em certo ponto da trama, por exemplo, o protagonista recebe a missão de eliminar uma tribo de monstros que invadiu um campo. Seu primeiro pensamento, obviamente, é invadir e matar todos os monstros de uma só vez, como você já fez anteriormente no jogo. No entanto, a surpresa é bastante grande ao descobrir que qualquer movimento em falso resultará na sua morte. É necessário matar um monstro e salvar – repetindo esse processo diversas vezes para poder concluir a missão.

Onde Two Worlds II ganha pontos é no loot (a quantidade de itens que você encontra é absurda e todos podem ser úteis em determinado ponto da história) e no multiplayer, onde a TopWare Interactive conseguiu mesclar alguns elementos de MMORPGs, trazendo modos como combate deathmatch, uma campanha nova multiplayer e uma espécie de RTS onde você constrói uma vila e enfrenta outros jogadores para poder expandi-la.

Two Worlds II, à primeira vista, é bastante promissor, mas são muitos defeitos para ignorá-los. Problemas com gameplay, design de arte e áudio não conseguem ser superados pela boa engine gráfica do jogo, o vasto mundo de Antaloor ou o modo multiplayer. Não é um dos melhores RPGs de todos os tempos, mas o potencial está ali.

13 Respostas para “Two Worlds II – Review: muito conteúdo para embalagem mediana”

  • 15 de fevereiro de 2011 às 19:14 -

    Pikasso

  • o primeiro era viciante mais depois de certo ponto ele ficava muito faciu,esse eu vou jogar mais a grana ta curta por enquanto.

  • 15 de fevereiro de 2011 às 19:38 -

    DanAvanna

  • Putz depois dessa desanimei…piora assim mesmo?
    comecei a jogar e fiquei impressionado com a engine,mas os defeitos vão surgindo – controles,dublagem,história… –
    Pô,RPG tem de ter uma história boa e que te envolva;talvez tem de ser a coisa mais desenvolvida no game…botei muita fé.
    Vou zerar o jogo,mas só pro tempo passar mais rápido pro meu DA2 chegar…(tomara que eu não queime a lígua denovo :p)

    • 16 de fevereiro de 2011 às 14:32 -

      DanAvanna

    • + uma coisa…
      Não se pode escolher raça/sexo do personagem no modo single player.
      só no MULTIPLAYER ou com MOD.

  • 15 de fevereiro de 2011 às 21:06 -

    MatheusJS

  • nossa pelo vídeo já da pra ver que os personagens não tem expressão facial, os movimentos parece que estão travando como o de um robô enferrujado!!!
    kkkkkkkkk

    • 16 de fevereiro de 2011 às 01:33 -

      Raphael

    • Concordo com isso!
      A movimentação do personagem é dura, lembram do primeiro Tomb Raider? É parecido..

  • 15 de fevereiro de 2011 às 22:19 -

    beduschi

  • vontade de joga,massa o video

  • 15 de fevereiro de 2011 às 23:30 -

    Icaro Silva

  • É um jogo, que como o próprio Fábio disse, tem potencial. Mas tem muitos erros. Achei meio chato o gameplay.

  • 16 de fevereiro de 2011 às 00:08 -

    Renan

  • Gostei do video!! Deu vontade de jogar[2]

  • 12 de maio de 2011 às 22:51 -

    Gabriel

  • Eu gostei, tem defeitos mas da pra zuar bastante!

  • 10 de setembro de 2011 às 12:14 -

    Reinaldo Mesquita

  • Esse jogo é maravilhoso belos graficos um mundo gigante pra explorar varias quests quem gosta de rpg de verdade vai apreciar esse jogo!

  • 13 de outubro de 2011 às 17:21 -

    carlos fernando

  • ai quem achar que o jogo e ruim pra caraca e quer jogar ele fora. PODE VENDER PRA MIM QUE EU COMRPO QUERO MUITO JOGAR

  • 11 de março de 2012 às 15:31 -

    Matheus Sousa

  • Ae mt boa essa pesquisa sobre o jogo! Tao de parabens

  • 24 de agosto de 2012 às 02:26 -

    luan

  • Olha este jogo tem muitos defeitos sim, mas um ponto extremamente positivo nele é o modo multijogador que muitos outros rpgs otimos não possuem, isso é uma grande verdade com que faz que o two worlds seja um otimo rpg

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