Um cara conseguiu fazer o Steam Deck rodar games em 4K com uma GPU externa

14 de abril de 2022
Um cara conseguiu fazer o Steam Deck rodar games em 4K com uma GPU externa

O Steam Deck chegou e trouxe a união da versatilidade dos games em PC, com a praticidade dos consoles portáteis. Mas, como um bom portátil, não há muitos espaços para upgrades, ao menos por vias oficiais. A Valve, inclusive, afirmou que o seu console não suporta, por padrão, placas gráficas externas.

Entretanto, como o Steam Deck já é um produto que conta com grande atenção da comunidade, muitos ficaram atentos quando a Valve explicou que o armazenamento do console se conecta a um soquete M.2 PCI-Express X4. Vale lembrar que o produto, embora tenha suporte da Valve, é um tanto “aberto” para a comunidade, uma vez que é possível ser instalado outros sistemas operacionais nele, como o Windows.

Com a informação do armazenamento, a comunidade já especulou e começou a se mexer com a possibilidade de se conectar um módulo eGPU no Steam Deck. Um dos que tentaram, e conseguiram, foi o YouTuber ETA Prime. Ele adicionou uma AMD Radeon RX 6900 XT, uma das placas mais avançadas disponíveis, no portátil da Valve.

Em um vídeo que mostra o funcionamento do esquema, além de apresentar GTA V, The Witcher 3 e Cyberpunk 2077 em 4K, o YouTuber mostrou que sim, é possível rodar uma GPU externa no Steam Deck:

A GPU funciona, fazendo o Steam Deck rodar jogos em 4K com configurações máximas em taxas de quadro altas. Entretanto, não é algo que qualquer um possa simplesmente comprar os cabos pela Internet e fazer God of War rodar em 4K de forma simples. A portabilidade, por exemplo, é anulada, uma vez que é preciso alimentar a GPU de forma externa. Além disso, não são todos os jogos que rodam bem neste esquema, e o YouTuber afirmou que GPUs da Nvidia não funcionaram.

Porém, tal iniciativa mostra que, se a Valve quiser, ela pode lançar, no futuro, uma nova versão do seu produto com compatibilidade com eGPUs, quem sabe até na dock, caso o usuário queira jogar em casa seus games com melhor qualidade. Custaria mais, mas por outro lado levaria aos jogadores uma opção a mais para se aproveitar o portátil.

Deixar um comentário (ver regras)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *