Um cara escaneou e disponibilizou os manuais de TODOS os jogos de PS2 lançados nos EUA

26 de outubro de 2022

Houve um tempo no qual os manuais de jogos eram parte importante do ato de jogar videogame. Talvez nós, brasileiros que comprávamos jogos nas bancas de camelô nos anos 90, não vivemos tal momento em plenitude. Mas ainda assim, que joga há mais tempo ao menos sabe que tais manuais eram bem completos, além de trazer, em alguns casos, artes bem bonitas, que valorizavam ainda mais o livreto.

Atualmente, o “manual” foi incorporado ao próprio game, em forma de tutorial ou avisos na tela, além de primeiras fases que serviam para adaptar o jogador à nova aventura. Mas ainda na época da geração 128-bits, que foi dominada no Brasil pelo PlayStation 2, tais manuais ainda vinham junto com os discos dos games.

GTA III introduzia o jogador ao seu universo controverso.

Mas, mais uma vez, era algo que não foi realidade para todos nós. Afinal, nossos jogos não vinham nem na caixa, que dirá manual. Éramos felizes com os DVDs roxos no saquinho com impressão mal feita e a vida seguia assim.

Mas, não há como negar a importância destes livretos. Assim, após impressionantes 22 anos de pesquisa e dedicação, Jonathan “Kirkland” Grimm disponibilizou um acervo com todos os manuais de jogos lançados para o PlayStation 2, nos Estados Unidos. Ele escaneou 1.795 manuais de jogos, além de 100 variantes, que incluem livros de artes, miniguias e quadrinhos.

Ace Combat 5 explicava seus recursos aos seus jogadores

Tudo foi entregue em resolução 4K, e está no Internet Archive, sendo acessível por qualquer um. São 17GB em um pacote compactado, que se transforma em incríveis 230GB de manuais, quando descompactado. Eles estão listados individualmente e por ordem alfabética. Assim, se você não quiser baixar tudo, poderá encontrar facilmente o manual de seu jogo preferido.

“O objetivo é aumentar a conscientização em relação aos esforços para a preservação de jogos,” disse Kirkland em entrevista ao site Kotaku. Ele também acredita que faltava algo mais focado aos manuais, quando o assunto é preservação de jogos. Para o processo, Kirkland usou três scanners de mesa, programas como Adobe Acrobat Pro, Photoshop, Textpad e PDF Combiner Pro para editar as imagens digitalizadas.

Metal Gear Solid 3 trouxe a introdução do game em quadrinhos

Além disso, ele teve o trabalho de tirar o grampo de manual por manual, além de afirmar ter gasto cerca de US$ 40 mil em games de PS2 ao longo destes 22 anos.

Junior Candido

Conto a história dos videogames e da velocidade de ontem e de hoje por aqui!

Mais Matérias de Junior