Um Chromebook roda games? Quais? Testamos o C731-C9DA da Acer

31 de maio de 2020
Autor: Junior Candido
Um Chromebook roda games? Quais? Testamos o C731-C9DA da Acer

O Chromebook chegou como uma ótima alternativa para quem quer um notebook simples, apenas para tarefas do dia a dia. Com promessa de boa bateria, desempenho satisfatório, sistema operacional baseado no Android e compatibilidade com aplicativos da Google Play Store, há adeptos do dispositivo, que o usam para suas tarefas essenciais, como pesquisa na Internet, e criação de arquivos de texto ou slides, por exemplo.

Mas e os games? O que é que dá pra se esperar de um Chromebook, quando o assunto é videogame? Para responder esta questão, testamos o C731-C9DA da Acer. A Acer nos disponibilizou gentilmente uma unidade do dispositivo, e além de conhecer o aparelho, o testamos no que diz respeito a games. Tentando, assim, conferir o que o dispositivo tem para oferecer, no que diz respeito aos nossos queridos games.

Primeiro, vamos conhecer o aparelho

Um Chromebook roda games? Quais? Testamos o C731-C9DA da Acer

O C731-C9DA, que foi usado em nossos testes, tem configurações bem simples, mas funcionais, para este segmento de notebooks. Basicamente, ele tem um Intel Celeron Dual Core, 4GB de RAM, tela de 11,6″HD e 32 GB de memória eMMC. É o suficiente para que rode o Chrome OS, e os principais aplicativos, que, no caso deste dispositivo, são indicados para uso escolar. Mas, é claro, que atende a outras demandas, como a de trabalhos com textos, ou planilhas. E até ao entretenimento, como vídeos, música, ou alguns games.

O interessante de um produto desta natureza é a sua versatilidade. Pequeno, cabe em qualquer mochila. Com uma bateria que tem a promessa por parte da Acer de durar média de 12 horas, dispensa a necessidade de levar um carregador, dependendo da locomoção e uso. E com material leve, mas robusto, é feito para “aguentar porrada”. E ainda abre a 180°. Foi o que percebi durante os dias de teste: um produto simples, mas eficaz e “direto ao ponto”.

O Chrome OS ajuda também neste quesito. Sendo como um “Android de notebooks”, temos a Google Play Store à disposição, e vários apps, comuns em nossos celulares, que, levados ao Chromebook, aumentam as possibilidades. Como falado, não é a configuração mais potente. Mas o conjunto funciona bem, para as tarefas básicas. Até o som, que é simples, dá conta do recado. Mas, para os mais exigentes, há saídas para fones de ouvido, ou a possibilidade de se conectar um fonte bluetooth.

De Free Fire a Emuladores: de tudo um pouco, mas com restrições

Um Chromebook roda games? Quais? Testamos o C731-C9DA da Acer

Agora, vamos ao que interessa. E os games? As configurações do C731-C9DA da Acer são suficientes para o seu uso básico e, acompanhando a média dos celulares atuais, também dá conta de rodar vários games. E, com a Google Play Store à disposição, pudemos testar vários dos games queridos pelos jogadores.

E sim, Free Fire roda neste Chromebook. PUBG Mobile também. Call of Duty Mobile, idem. A questão é uma só: todos estes games contam, por padrão, com comandos de toque na tela. Como este Chromebook não suporta toque na tela, o jeito é buscar alternativas para fazer um controle ser compatível. Embora todos que jogam estes games saibam dos riscos que isso significa. Assim, mesmo que seja tentador a ideia de curtir um Free Fire na TV da sala, ligando o Chromebook via HDMI, é bom ressaltar que é preciso considerar a questão do “toque na tela”.

Um Chromebook roda games? Quais? Testamos o C731-C9DA da Acer

Outros games, compatíveis com controles, funcionam muito bem. Usei um controle bluetooth para testar os jogos e todos eles funcionaram muito bem. Oceanhorn, Asphalt 8, e os clássicos da SEGA, como Sonic 2 e Streets of Rage, reagiram muito bem ao controle. O que é ótimo, pois já coloca um número considerável de games compatíveis.

Outros games, como o famoso game dos Simpsons de “construir cidades”, funciona bem aqui, com suporte ao touchpad. Falando em touchpad, os clássicos da Lucas Arts, sejam os remasterizados, ou os emulados via ScummVM, também funcionam de maneira muito agradável. É uma ótima alternativa para quem gosta destes games, mas não gostaria de jogar em telas pequenas, mas também não pensam em ter um tablet.

Que aumentam seus números, se considerarmos os emuladores. Praticamente todos funcionam bem no dispositivo. Dos de Atari, até os de Nintendo 64, guardadas algumas características de cada emulador. Mas, no geral, tudo funciona bem. E com suporte a controles. Ou seja, você tem à sua disposição inúmeros jogos que, podem, literalmente “entupir” a memória toda do aparelho apenas com eles. Mas aí existe a expansão via
USB ou MicroSD, e tudo “continua numa boa”.

Um bom amigo para as aulas, e para o tempo livre

Um Chromebook roda games? Quais? Testamos o C731-C9DA da Acer

O Chromebook serve como uma opção barata e simples de se ter um notebook, que desempenhe o essencial de um dia a dia de trabalho ou estudos. Mas ele também pode ser considerado um bom amigo para o lazer, o que inclui vídeos, música, e jogos. Por rodar Chrome OS, nativamente, você terá a disposição diversos games de Android, incluindo os mais famosos. Embora, alguns contem com restrições devido ao seu design focado em smartphones. Mas a grande maioria está “pronta para o uso”.

Somado a isso, temos os emuladores, que transformam, de vez, o dispositivo em uma estação de jogos. É claro que os games em consideração por quem cogita um notebook desta natureza são mais simples. Mas há uma variedade muito bacana, e compatível, de games que cumprem muito bem o papel de trazer lazer ao seu proprietário. É uma opção que vale muito a pena para quem quer um lazer básico, gastando pouco, e ainda “tendo algo bom pra trabalhar nas horas vagas”. Ou, melhor, tudo isso, só que ao contrário.

O Acer C731-C9DA tem o preço sugerido de R$ 1.599, e pode ser comprado neste link.

Uma resposta para “Um Chromebook roda games? Quais? Testamos o C731-C9DA da Acer”

  • 1 de junho de 2020 às 00:06 -

    Helinux!!!!

  • Modesto, simples e eficaz!!!! valeu!!!!

Deixar um comentário (ver regras)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *