Uma forma de dizer adeus para Lucas Jock

3 de maio de 2015

Uma forma de dizer adeus para Lucas Jock

Recentemente a cena independente nacional de jogos teve uma grande perda, e por isso procuramos diversos desenvolvedores de games para compartilhar seus momentos sobre Lucas Jock.

No dia 13 de abril recebemos a notícia que Lucas Jock havia falecido em Pindamonhangaba. Lucas era Diretor e Game Designer da TawStudio, responsável por Jelly Escape, Brotherhood e pelo sucesso indie de Mr. Bree+.

Seu falecimento foi um choque para todos nós, deixando o cenário brasileiro de games de luto pela perda de uma pessoa que contribuiu tanto para mover esta cultura para frente e trazer tanta felicidade, emoções e sonhos em seus jogos.

Em uma forma de homenagear o trabalho de Lucas, conversei alguns desenvolvedores brasileiros para compartilhar seus pensamentos, mensagens e depoimentos sobre esta imensa perda que tivemos.

Fiquei muito triste com o falecimento desse bom amigo. Lucas me ajudou muito a tomar certas decisões no Splitplay, tivemos muitas boas conversas onde dava pra ver como ele era apaixonado e dedicado ao seu sonho, além de uma ótima pessoa, do bem, que queria sempre ajudar com o que podia.

Eu sempre recomendava o Lucas para as pessoas, justamente por essa personalidade que ele tinha. O Lucas era de verdade uma pessoa muito boa.

Foi uma grande tristeza receber esta notícia e eu desejo muita paz e força para sua família.. Porque sei que onde ele estiver, ele está criando regras, jogos, brincadeiras e divertindo os outros.

Rodrigo Coelho Costa Junior é cofundador da primeira loja virtual de jogos brasileiros, a Splitplay.

 

Bom, eu não sou muito bom com palavras e pans, sempre fui bem zoado pra essas coisas e ainda sou. Mas porra, pra falar do Lucas tá fácil.

Caras, conheci o Lucas numa daquelas mesas indie que a Thaís organizava, eu nem tinha lançado Oniken ainda, era virjão de tudo dos rolê dos joguinho quando de repente PIMBA! Vejo lá os guri da TAW com empresa funcionando, com jogo na internet (JOGO FODA!), ganhando dinheiro e se sustentando.

Quando acabou a mesa eu vou lá falar com o Lucas e poxa, Lucas era um dos caras mais humildões que eu já tinha falado na minha vida, sério. Eles tavam com a bola toda mas na real não tavam nem aí e poxa, o Lucas parecia tipo… Irreal hahaha, sem exagero.

Pensa naqueles caras que você só vê em filme, tipo, um cara muito BOM saca? Você não vê maldade no cara, não vê ele ficando puto com nada, toda vez que vê o guri ele tá com sorrisão no rosto. Eu não sei meu, doidera, parecia personagem de filme mesmo.

TODAS AS VEZES que eu via ele era assim, e era muito engraçado também. É uma pena que em 2013 nos fomos embora de São Paulo, queria ter falado mais com ele. Sérião, quando eu paro pra pensar acho que ele era o cara mais bondoso que eu conheci, como o próprio Matt falou num video dele “O Lucas era o melhor de nós”.

É meu, eu digo o mesmo, era o melhor de todos nós.

Danilo Dias é cofundador da Joymasher e responsável por Oniken. Atualmente trabalha em Odallus.

 

Conheci o Lucas em uma mesa redonda de game devs organizada pela Thais Weiller e depois do evento tive a oportunidade de trocar algumas ideias com ele. Ele foi super prestativo, claro e muito gente boa, e sempre apoiou todas as iniciativas em que eu participei.

Horacio Corral fundou a Tlön Studios e Gamestorming, desenvolvedoras responsáveis pelos jogos Face It e Soul Gambler, respectivamente.

 

Meus sentimentos. Eu tive a oportunidade de conhecer e conversar com o Lucas no Big Festival em 2012 e na Campus Party de 2013 em uma palestra que ele deu sobre o game design do Mr. Bree. Só por estes dois momentos já deu para perceber a grande pessoa e profissional que o Lucas foi. E como eu gostaria de ter me encontrado mais vezes com ele.

Perder uma pessoa tão querida e próxima de maneira tão estúpida é devastador e não há palavras que possam nos confortar. Junto com a perda do amigo, do irmão, do filho, do colega, Toda a cena indie perdeu muito nessa semana, o superbrbros perdeu, a indústria… somos tão poucos nesse país, cada um é importantíssimo. Por isso que mesmo distante e com pouco convívio, a sensação que tenho é de ter perdido um amigo muito próximo.

Nós da Swordtales estamos com vocês caras, mesmo tão longe, mesmo convivendo menos do que gostaríamos, nossos pensamentos estão com vocês.

Vitor Severo Leães é desenvolvedor da Swordtales. Atualmente trabalha em Toren.

 

Sobre o meu irmãozinho Lucas Jock. Selma Silveira Diego Jock Willy Jock

Posted by Gabriel Da Costa Alves on Thursday, April 16, 2015

Gabriel da Costa Alves é desenvolvedor da TawStudio e trabalhou ao lado de Lucas nos jogos do estúdio.

A equipe Arkade oferece nossos sentimentos para os amigos e familiares de Lucas que estão vivenciando em um momento tão delicado como este. E também quero agradecer cada uma das pessoas que tomaram seu tempo para expressar exatamente o que Lucas significava para todos nós.

Muito obrigado.

Uma forma de dizer adeus para Lucas Jock

9 Respostas para “Uma forma de dizer adeus para Lucas Jock”

  • 3 de maio de 2015 às 11:56 -

    Paulo Macedo

  • :´-(

  • 3 de maio de 2015 às 13:08 -

    diegojock

  • Queridos, não consigo expressar com palavras minha gratidão a vocês nem o orgulho que tenho do meu irmão. A dor é imensa, mas o amor e a bondade dele são os sentimentos que luto para ter comigo todos os dias.

    Abraço forte, com amor,

    Diego

  • 3 de maio de 2015 às 13:24 -

    Leandro alves

  • que ele esteja em um bom lugar, meus pêsames

  • 3 de maio de 2015 às 13:28 -

    Matheus Leite

  • Não cheguei a conhecer, mas parecia um cara gente boa, meus sentimentos ! ^^

  • 3 de maio de 2015 às 14:13 -

    Douglas Oliveira (Geek Vox)

  • Esse cara gravou 2 programas comigo e nesse pouco contato já deixou claro q era uma pessoa com um futuro brilhante e com um coração puro. Um grande abraço de toda a equipe do Geek Vox, meu brother, onde quer que esteja, obrigado por tudo que fez aqui. Que a família encontre paz.

  • 3 de maio de 2015 às 17:10 -

    gui men

  • está num lugar melhor

  • 3 de maio de 2015 às 17:43 -

    Fabio William Conceição

  • Morreu de que?

Deixar um comentário (ver regras)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *