Urban Champion – relembre este clássico do NES

20 de novembro de 2010
Autor: Fábio Torres

Urban Champion - relembre este clássico do NES

Mate as saudades de Urban Champion, este clássico jogo de luta lançado para o NES.


Urban Champion, também conhecido como “o jogo do bueiro”, foi o primeiro jogo de luta lançado pela Nintendo, em 1985, para o NES e similares. No jogo, dois oponentes com a mesma cara e a mesma roupa, porém de cores diferentes, se enfrentam a socos na rua, passando por diferentes quarteirões.

Contando três quarteirões para a direita ou esquerda a partir do início, está o fim do jogo: um bueiro onde o oponente derrotado cai e o vitorioso ganha uma festinha dos moradores do bloco, com direito a confetes e poses de machão. O jogo tem apenas dois tipos de golpe, o soco fraco e o soco forte, este último faz seu inimigo rolar para trás, mas é mais lento e facilmente bloqueado. Também há uma contagem numérica de tempo e estamina (que vai baixando conforme os golpes vão sendo aplicados), a estrutura é simples e direta, assim como a maioria dos jogos da época.

Alguns pequenos complicadores, como uma mulher que atira ardilosamente vasos de plantas das janelas e um carro de polícia que passa de tempos em tempos e obriga os participantes a voltarem ao quarteirão inicial, adicionam um pouco mais de complexidade no jogo, que mesmo assim de complexo não tem nada.

A crítica foi dura com Urban Champion. A IGN, site norte-americano sobre videogames, classificou o jogo como o pior já feito pela Nintendo, jogando-o desonrosamente no bueiro do esquecimento.

Esta matéria foi publicada originalmente na edição 4 da Revista Arkade.

7 Respostas para “Urban Champion – relembre este clássico do NES”

  • 20 de novembro de 2010 às 12:02 -

    Sir Zoltan

  • Huahauh eu jogava muito esse game. Nem lembrava o nome.

  • 20 de novembro de 2010 às 14:24 -

    Arauto soturno

  • No fim da década de 80 joguei muito este game,junto com outras pérolas como castlevania.Aqueles bons tempos das locadoras,que não volta mais.

  • 21 de novembro de 2010 às 19:45 -

    Neo Rock X

  • Interessante.Eu já tinha ouvido falar dele.Concordo com os colegas,bons tempos aqueles das locadoras. Eu me divertia alugando jogos,batendo papo,lendo revistas de games, ou então ficava 1 hora jogando Street Fighter 2, Mortal Kombat 1 e 2,NBA Jam,Final Fight,etc (sempre depois de estudar,fazer as tarefas de casa. Naquele tempo, os shoppings,supermercados e afins fechavam de domingo e umas poucas locadoras eram a nossa salvação. A molecada de hoje não sabe o que é diversão…

  • 22 de novembro de 2010 às 09:41 -

    Luiz

  • eu tinha esse jogo, e ate gostava dele, apesar de ser muito travado, era ate divertido. eu gostava de jogar um jogo de luta de arcade, muito bom (anterior ao SFII), como nao tinha dinheiro, tinha q me contentar com o jogo do bueiro.

  • 22 de novembro de 2010 às 11:59 -

    Anderson Assump&cced

  • Eu tinha este jogo em uma fita de 4 jogos. Urban Champion, raid on bungeling bay, road fighter e Yie Ar Kung Fu. Só jogo "bom". E eu ficava todo feliz jogando no meu Top Game da CCE. Saudades daquele tempo!

  • 26 de novembro de 2010 às 14:19 -

    Vanessa

  • eu jogavaa, era muiito legal man!

    Lembro que eu ia na locadora ficar alugando muitos joguinhos. Agueles tempos eram bons :D

  • 26 de novembro de 2010 às 15:05 -

    Dvd

  • O outro maluco falando em street Fght, Final fight. Tuh eh muito novo. Essa epoca não tinha isso brother. A Parada era kong-fu, Kong-fu master, Karateca, Punch Out, You noid, Battletoads, Double Dragon!! Muito massa essa epoca. Parabens por relembrar esses classicos!

Deixar um comentário (ver regras)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *