Vários kits de imprensa da época do N-Gage estão disponíveis online

25 de junho de 2023
Vários kits de imprensa da época do N-Gage estão disponíveis online

Um grupo de arquivistas acabou de disponibilizar online uma série de press kits antigos do infame portátil da Nokia, o N-Gage, e eles são um lembrete fascinante da entrada desastrosa da empresa no mercado de jogos portáteis.

Vanessa Summers compartilhou a novidade no Twitter em 21 de junho, revelando que o grupo havia desenterrado press kits para os seguintes jogos: Civilization, Splinter Cell: Chaos Theory, Catan, Glimmerati, System Rush, Pathway to Glory: Ikusa Islands, Rifts: Promise of Power, X-Men Legends II: Rise of Apocalypse e Mile-High Pinball.

Apesar do que Summers afirmou no tweet, sugerindo que esses press kits estavam há muito tempo esquecidos, a maioria deles já estava disponível online gratuitamente há anos (inclusive no archive.org). No entanto, o anúncio serve como um ótimo lembrete de sua existência e oferece aos fãs a oportunidade de explorá-los mais uma vez.

Lançado em outubro de 2003, o Nokia N-Gage combinou as funcionalidades de um celular com as de um console de jogos portátil, anos antes dos smartphones consolidarem a ideia de dispositivos portáteis que serviriam, inclusive, para games. Na época, a Nokia esperava que essa combinação fosse suficiente para convencer os jogadores a abandonar o popular Game Boy Advance da Nintendo.

No entanto, o dispositivo apresentava várias falhas de design (como ter que remover a bateria sempre que se desejava trocar o chip de operadora ou o infame “atender o celular de lado”), o que resultou em um fracasso comercial. As vendas ficaram muito abaixo das expectativas da Nokia. Em 2004, a empresa tentou lançar uma versão revisada, o Nokia N-Gage QD, na esperança de gerar mais interesse, mas pouco fez para mudar o destino do portátil.

Hoje, ele é lembrado principalmente pelo seu lançamento desastroso e por seu impacto surpreendente na indústria de jogos finlandesa, onde estúdios como Sumea e Rovio se beneficiaram ao desenvolver pequenos aplicativos baseados em Java para a plataforma. Além disso, o celular-gamer também serviu como forma de evolução para o cenário que temos atualmente.

Se você estiver interessado, pode conferir os press kits aqui ou no archive.org. Eles contêm uma variedade de logotipos de empresas, vídeos, capturas de tela e comunicados de imprensa, servindo como uma fascinante cápsula do tempo dos primeiros anos do novo milênio.

Junior Candido

Conto a história dos videogames e da velocidade de ontem e de hoje por aqui!

Mais Matérias de Junior

Comente nas redes sociais