Voice-Chat Arkade: Não me importa a cor do Homem-Aranha. Me importa que ele seja bom.

26 de fevereiro de 2015

Voice-Chat Arkade: Não me importa a cor do Homem-Aranha. Me importa que ele seja bom.

Muito tem se falado sobre o Homem-Aranha desde a sua “volta” para a Marvel no que diz respeito aos filmes da companhia. E também muito tem se falado sobre super heróis como um todo, por tabus que estão sendo quebrados e questões sendo levantadas.

Estamos vivendo uma era de questionamentos. Muitos valores que até tempos atrás eram considerados comuns, hoje é visto com outros olhos e alvos de muita discussão. As super heroínas com seus maiôs, o excesso de “americanização” dos personagens ou temas como o homossexualismo nas histórias geram conversas em fóruns e mesas de bar mundo afora. E isso, com bom senso e respeito é bom. Pois mostra o quanto estamos seletivos e como o “sempre foi assim” não funciona mais.

Claro, desde que exista o respeito: de conversar, de entender opiniões diferentes e acima de tudo, de aceitar que existam pessoas que se expressem de maneira completamente diferente da sua. Passando deste ponto, qualquer agenda perde o sentido: o homossexual ou o conservador, a feminista ou o machista perdem razão (mesmo quando a possuem) quando colocam a arrogância e a petulância no debate, querendo impor seus valores e ideias ao invés de apresentar que novas maneiras de enxergar o mundo são possíveis.

Pois bem, no meio de tudo isso apareceu a notícia de que o Homem-Aranha que irá aparecer nos filmes da Marvel será negro. Ou latino. Tanto faz, o fato é de que ao invés do nova-iorquino Peter Parker, tudo indica que Miles Morales (da série Ultimate das HQs) será o amigo da vizinhança nos filmes da empresa. A tendência obviamente é aproveitar deste momento onde questões de minorias estão sendo levantadas, e sair na frente da “conservadora” DC como a dona da bandeira de defensora dos direitos.

Voice-Chat Arkade: Não me importa a cor do Homem-Aranha. Me importa que ele seja bom.

Thor agora é mulher e é só mais um do sinal de que o “sempre assim” está mudando.

A própria Marvel, historicamente busca trazer em suas histórias situações e personagens que fogem do “só salvar o mundo”: os X-Men lidam com o preconceito desde 1963, Thor a partir de agora será uma mulher nas HQs, o Capitão América será negro e até o Wolverine já assumiu um relacionamento gay em história num universo paralelo ao “oficial”. Isso mostra como a Marvel sempre se sentiu um pouco á vontade de tocar em temas polêmicos, mesmo dando bola fora ás vezes. Mas é claro que tudo isso é para vender mais, vamos ser sinceros.

Só que assim como muitos que estão aqui raciocinando comigo, entramos num dilema: Peter Parker é um personagem legal, com seu jeitão nerd e atrapalhado enquanto tenta ser um herói bonzinho, mas é interessante também ver o Aranha negro salvando o dia com Os Vingadores. Peter Parker é o herói que estrelou todos os filmes conhecidos da grande mídia e essa mudança seria confusa para quem não acompanha as HQs e sua dinâmica, mas um possível Aranha Morales bem construído faria a gente ignorar todos os porquês a apenas curtir os lançamentos de teias nos curtas.

Mas porquê levantei estas questões antes? Simples: por preferir Peter Parker como Homem-Aranha, mas sem me sentir mal por preferir o branco ao invés do negro. Nosso mundo anda tão bagunçado que o simples fato de achar ruim outro herói ao invés de Parker poderia fazer de mim um racista, um desgraçado que merece a fogueira. Mas não. Valorizo as buscas por novidades, valorizo as lutas das minorias por igualdade e acredito que esta igualdade só vem se equilibrar a balança, ou seja, tirando peso de um lado e colocando do outro. Mas ainda assim prefiro o Peter se atrapalhando para querer ajudar a sua Tia e o Homem de Ferro.

Voice-Chat Arkade: Não me importa a cor do Homem-Aranha. Me importa que ele seja bom.

Esse diálogo nem precisaria existir, se todos fossem parças e medissem suas palavras, respeitando os demais.

Em contrapartida, posso queimar minha língua e ver o outro Aranha ir muito bem e elogiar ele ao ver o filme, mas não por causa de cor de pele, mas por mérito de roteiristas e atores que do mesmo jeito que capricharam na construção do Tony Stark dessa geração, podem acertar a mão de novo. Quem ganha somos todos nós. Por isso, mesmo preferindo Parker, o título deste texto reflete minha ideia sobre tudo isso: não me interessa a cor e sim a qualidade do personagem.

Acredito que talento e competência são características do ser humano e não da cor da pele. Se a indústria do cinema e de conteúdo midiático em geral sempre preferiu o padrão “branco-estadunidense-alto-forte-olhos-claros”, azar. Perdem muito com isso, mas pelo visto as coisas estão mudando.

Nosso universo gamer/nerd precisa evoluir muito ainda. Temos uma minoria (mas que grita bem alto) de pessoal altamente prepotente, dono da razão e arrogante, lembrando também do alto grau de preconceito que é vomitado todos os dias por esse pessoal. Basta ver os tratamentos que as garotas sofrem em jogos online ou perder tempo “apreciando” certas páginas de comentários internet afora (em tempo: parabéns para você, leitor da Arkade, que é curva fora do rio e sempre manteve em nosso site um exemplo de bom senso em respeito ao comentar!). Isso sem mencionar o GamerGate, né?

E quem sabe não seja com o amigo da vizinhança que essas questões possam de fato ampliar ainda mais o nosso diálogo por igualdade, mesmo que no fim das contas, o que interessa pra Marvel/Disney antes de qualquer coisa são os milhões da bilheteria. Se antes o “como estava” era garantia de lucro, hoje o “pode ser diferente” é quem leva as pessoas ao cinema. O que importa é oferecer ao Aranha um filme legal, afinal de contas ele merece. Seja ele o Aranha que for.

* Este texto expressa apenas a opinião de seu autor, não sendo a opinião da Arkade e dos demais membros em relação ao assunto. 

12 Respostas para “Voice-Chat Arkade: Não me importa a cor do Homem-Aranha. Me importa que ele seja bom.”

  • 26 de fevereiro de 2015 às 14:28 -

    leandro leon belmont alves

  • eu sou DCnauta, não tenho nada contra os dois aranhas e não muito apegado a Marvel, mas frequento lojas de quadrinhos as vezes. e por sites, podcasts e mesmo nas lojas de quadrinhos entre amigos e conhecidos (ao menos da minha cidade) não tem esse mimimi pelo Miles Morales, no máximo discutem quem seria o mais forte entre os dois. eu acho que o Peter tem mais anos de experiência, então… agora sobre o Thor ser mulher…ele já foi substituido por um sapo e um cavalo falante. (não estou zoando) vamos ver como vai rolar nas HQs e filmes

  • 26 de fevereiro de 2015 às 14:33 -

    The_Power_Guido

  • O maior problema que vejo por aí não é o fato dele ser negro, e sim (como você citou) não ser o Peter Parker. Para a maioria das pessoas não existe outro homem-aranha além do Peter.Na minha opnião essa decisão foi simplesmente parte do acordo para marvel utilizar o homem aranha sem que confudissem os dois universos cinematográficos.

    • 26 de fevereiro de 2015 às 19:57 -

      Junior Candido

    • Por isso a reflexão. O universo gamer anda tão prepotente que se simplesmente falasse que preferiria o Peter Parker, seria jogado na fogueira. E por outro lado é bom que este como tantos outros assuntos estejam em pauta pra galera abrir a cabeça. Mesmo que nesse caso a gente saiba que é só pra ganhar $$$$. 

  • 26 de fevereiro de 2015 às 16:06 -

    Gui Mendes

  • Honestamente me bate uma pitada(bem pequena) de frustração se não for o Peter nos Avengers.

    Afinal esperamos tanto por esse momento, não é? Falo isso como fã incondicional do amigo da vizinhança. Já li muitas sagas, o Peter Parker me acompanhou durante praticamente minha formação como pessoa e, inclusive, cheguei a começar o Ultimate com o Miles… É ok. O problema mesmo é com o pathos. Seria como aquele spin-off de Pokémon que tiram o Ash e botam o Jimmy, ao qual ninguém realmente liga(Pokémon Chronicles), você até assiste mas sente que há algo de estranho, como se aquela pessoa não fosse tão próxima assim quanto deveria.

    Eu não ligo se for negro, hispânico, asiático ou ouvinte assíduo do Sidney Magal, concordo que se for bom, vai ser mais do que suficiente, MAS uma parte dentro de mim ainda achará meio incômodo. Assistirei de qualquer forma no entanto.

    • 27 de fevereiro de 2015 às 14:18 -

      Paulo

    • ouvinte assiduo do sidney magal  foi otima, kkkkkkkkkkkkkkkkk

  • 26 de fevereiro de 2015 às 18:24 -

    Carlos Schneider

  • Apenas nos apresente um BOM FILME, o Peter pode ser roxo, lilás, preto, branco ou degradée, mas n aquela coisa que foi os últimos 2 filmes que mais parece uma mistura de Malhação, Jogos Vorazes e Crepúsculo.

  • 26 de fevereiro de 2015 às 19:43 -

    Gilmar Grando

  • Sou contra o Homem Aranha negro, mas não por eu ser racista, mas porque o homem aranha que eu e todo mundo conhecemos é o Peter Parker. E o mesmo vale pro Tocha Humana negro do novo Quarteto Fantástico. Não sou contra a criação de personagens negros, mas mudar a etnia de um personagem apenas pra agradar o público ao meu ver é ridículo. Por quê ao invés de fazer um Homem Aranha negro eles simplesmente não apenas criam um herói novo negro que seja interessante? Mas enfim acho que é um mal das HQs de nunca darem um fim às suas histórias.

    • 26 de fevereiro de 2015 às 19:55 -

      Junior Candido

    • Super Choque? Segundo sua opinião isso deu muito certo ao inserir o “zoeira” com o Batman ou o Superman. 

  • 27 de fevereiro de 2015 às 11:05 -

    Vitor

  • Bom não ligo pra cor do Parker, contanto que seja ele ,  pelo que vi ele estará no filme da guerra civil e não faria sentido algum se não fosse o Parker.

  • 27 de fevereiro de 2015 às 16:32 -

    Tarsis Salvatore

  • Acho difícil não ser o Peter Parker, dizer que é o Morales deve ser só uma sondagem. Não conheço os detalhes desses acordos e desacordos entre Fox e Marvel, não sei se o Homem Aranha é um só (não importando quem veste o uniforme), mas enfim, acho que será o Parker mesmo. Agora, quem lê a linha Ultimate (eu) e acompanha desde a morte do Parker até a ascensão do Morales (eu), sabe que ele é um ÓTIMO personagem. Tão bom que resgatou meu tesão de ler as histórias do Homem Aranha (o trabalho de arte e roteiro no Ultiverso é show) e ele deve figurar no universo “convencional” em breve. Não entendo uma possível mudança como “cota” ou como “defesa de uma minoria”, nada disso. Miles Morales é um bom personagem e pronto. Na real, muito bom. Funciona muito bem como Homem Aranha, tudo ali é bem escrito e bem desenhado. Neste caso foi uma oportunidade de rejuvenescer o Aranha e explodir as vendas (a morte do Homem Aranha Ultimate está esgotada no Brasil, só pra ter uma noção). Qualquer um que vier me atende, embora eu acredite que a participação do Homem Aranha seja como coadjuvante somente. 

    • 28 de fevereiro de 2015 às 11:17 -

      Junior Candido

    • Na verdade o Aranha estava com a Sony e não a Fox (a Fox está com os X-Men e o Quarteto Fantástico). O fato de não ser o Parker foi falado por gente do filme mesmo, mas ninguém confirmou Morales. Supondo que seja o Morales, só precisam fazer direito pra gente alienada das HQs ou puritanos (como eu) possam apreciar o personagem nos filmes.

  • 28 de fevereiro de 2015 às 00:53 -

    Ana Clara

  • A minha frustração com a Marvel foi o Peter Parker não ser mais o Tobey Maguire. Pronto, falei. De qualquer forma, eu estou acostumada a ouvir meu pai (especialista master em quadrinhos da casa) a falar de primeiro, segundo, terceiro super herói X. Mil e um personagens diferentes assumindo o título. Por mim um novo super aranha é mega bem vindo, até pq o Andrew Garfield era cool e pagava demais de gatinho para ser o nerd desajustado. Tem o Plus ainda da própria Marvel assumir que o Peter não serve mais para ser o aranha pelo fato de eles sempre colocarem os marginalizados como heróis. Nos anos 60, fazia todo o sentido o Peter ser um herói, justamente por ser marginalizado. Atualmente, ser nerd é ter a palavra na mesa do almoço. Acho digno o título passar adiante e se adaptar ao que está em voga. Plus: li em algum lugar que o próximo filme da série do Thor será com a Thor. Tô aguardando mto esse filme! (um da Viúva Negra também cairia bem. Mas meu sonho de consumo era ver a Mulher Gavião nas telinhas. Mas se nem a Mulher Maravilha conseguiu….)

Deixar um comentário (ver regras)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *