Wildman: projeto falha no Kickstarter e futuro da Gas Powered Games é incerto

13 de fevereiro de 2013

Wildman: projeto falha no Kickstarter e futuro da Gas Powered Games é incerto

Semanas atrás mostramos aqui na Arkade o projeto no Kickstarter de um jogo feito pela Gas Powered Games, conhecida pelas franquias Dungeon Siege e Supreme Commander. Por mais que Wildman parecesse um projeto que tinha tudo para dar certo, as coisas não saíram bem como a gente esperava.

A última vez que vimos Wildman, o diretor do game, Chris Taylor, revelou que estava dispensando uma grande parte da equipe para prevenir eventuais problemas e para que todos recebessem seu pagamento final, além de deixar o Kickstarter nas mãos dos fãs, fazendo-os escolherem entre continuar ou desistir completamente da ideia.

Na época o jogo havia arrecadado 280 mil dólares e tinha mais de três semanas para chegar a meta final de 1 milhão e cem mil dólares. Todos estavam otimistas que o projeto desse certo e a Gas Powered Games pudesse voltar com força total.

As três semanas se passaram e o projeto arrecadou um pouco mais de 500 mil dólares, não chegando nem na metade de sua meta. Assim, Chris Taylor decidiu atualizar o projeto, anunciando o cancelamento do Kickstarter e de Wildman como um todo.

Apesar disso, Chris Taylor se mostrou esperançoso em seu anúncio, dizendo que mesmo com o projeto cancelado ainda podem haver outras formas para a Gas Powered Games continuar viva. Ele não especificou qual será o futuro da empresa, mas apontou que as próximas notícias irão aparecer assim que for possível.

O diretor da GPG terminou sua atualização dizendo que está “profundamente agradecido por todos que ajudaram o projeto” e que “a paixão dos fãs e o trabalho duro colocou na posição de escrever este excitante novo capítulo para a GPG“.

Wildman: projeto falha no Kickstarter e futuro da Gas Powered Games é incerto

É uma pena que Wildman não pareceu atraente aos olhos do público e aos fãs do gênero, mas isso mostra que hoje em dia não existe tanta certeza para o sucesso de um projeto chegar a sua meta via Kickstarter.

Embora a mídia adore anunciar os projetos mais bem-sucedidos, é fato que, para cada Double Fine, Ouya e Game Stick alcançando seu objetivo, sempre existirá uma Gas Powered Games para nos lembrar que nem todos os finais são felizes, e como deve ser difícil para uma empresa apostas todas as suas fichas em um último esforço e não alcançar o resultado esperado.

Vamos ver o que o futuro reserva para a Gas Powered Games, torcendo para que seus profissionais arranjem novos trabalhos e para que 2013 não nos traga novas surpresas desagradáveis como esta, pois 2012 já foi um ano bem ruim para diversas produtoras de games.

(Via: Kicsktarter, Destructoid)

6 Respostas para “Wildman: projeto falha no Kickstarter e futuro da Gas Powered Games é incerto”

  • 13 de fevereiro de 2013 às 16:31 -

    Daniel Maioni Araújo Assis

  • O problema deste jogo foi exibir o gameplay cedo demais…

  • 13 de fevereiro de 2013 às 16:48 -

    Michel Alves

  • o ano mau começou e já tem enpresa que provalvelmente ira falir

  • 13 de fevereiro de 2013 às 15:48 -

    João

  • De vez em quando acontecem coisas estranhas como jogos criticados positivamente pela mídia especializada, mas fracassando com o grande público e vice-versa.

  • 13 de fevereiro de 2013 às 18:05 -

    Bruno

  • Por um momento eu achei que os caras tinham ficado com a grana toda o.o

  • 13 de fevereiro de 2013 às 20:30 -

    Filipe Costa

  • Por mais que seja chato ver uma notícia dessas, temos que encarar a realidade. O "Efeito Final Fantasy" é uma absoluta raridade, e muitos desses projetos tendem somente a render o último pagamento dos funcionários.

    É muito triste ver mais uma produtora sumir do mapa, mas temos que lembrar que fazer vídeo-game é um negócio complicado e sujeito a todo o tipo de problemas.

    Meus mais profundos pêsames. Boa sorte a todos os ex-integrantes da produtora e que tenham sucesso em seus futuros projetos.

  • 13 de fevereiro de 2013 às 20:45 -

    Renan do Prado

  • 2012 e 2013 tá tenso demais pras produtoras…. Eu acho que tem gente demais apostando no kickstarter, chegando num ponto onde não acho legal.

    Entendo que tem situações que são críticas e o kickstarter se torna a última saída, mas sei lá, tanta gente usando que já não sei mais se as produtoras não querem gastar seu próprio dinheiro no projeto, ou se realmente não tem esse dinheiro e por isso iniciam as vaquinhas.

Deixar um comentário (ver regras)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *