World of StarCraft: o mod de StarCraft II proibido pela Blizzard

20 de janeiro de 2011

World of StarCraft: o mod de StarCraft II proibido pela Blizzard

A ferramenta de modificação de StarCraft II é realmente impressionante: um gamer, chamado Ryan Winzen, criou um mod que é nada mais, nada menos, que World of StarCraft!

O jogo ainda se encontra no estágio pré-alpha, mas a Blizzard já cortou as asinhas de Winzen dizendo que o mod dele será proibido de ser distribuído. Ele utilizou a engine de World of WarCraft e uma série de outros itens que a Blizzard havia disponibilizado para os modders. Abaixo você pode conferir um vídeo de como está o jogo.

Porque será que a Blizzard proibiu? Será que é porque ela mesma está fazendo um World of StarCraft?

Update: graças ao mod, Winzen recebeu uma proposta de emprego da Riot Games, empresa responsável pelo jogo League of Legends.

(Via Digg)

31 Respostas para “World of StarCraft: o mod de StarCraft II proibido pela Blizzard”

  • 20 de janeiro de 2011 às 09:39 -

    Fernando Silva

  • Deve ser porque ela sabe que tem muito dinheiro e ficou toda dodói porque alguém inventou algo sensacional antes dela e com os produtos dela.

    • 20 de janeiro de 2011 às 10:07 -

      XaXá

    • Não é isso pq com mod de WC3 inventaram o Dota que fez e faz um grande sucesso e a Blizzard não fez nada.

      • 1 de maio de 2012 às 15:43 -

        Isaac

      • Acontece que o Dota não usa exatamente o mesmo estilo de jogo que o WoW usa. Assim o Dota não oferece uma concorrência tão forte ao WoW.

  • 20 de janeiro de 2011 às 09:49 -

    McTusk

  • Realmente, o medo de ser superada por um “jogador qualquer” gera esse tipo de atitude. Lamentável.

    • 8 de junho de 2011 às 22:30 -

      thiago

    • é ne q peninha eu kria jogar o world of starcraft

  • 20 de janeiro de 2011 às 10:10 -

    Dingao666

  • pra q entao disponibilizar ferramentas pra desenvolver mods c qdo aparece algo bom ela proibe.

    • 20 de janeiro de 2011 às 10:36 -

      SADI JUNIOR

    • APOIADO!!!

    • 20 de janeiro de 2011 às 10:38 -

      Bonnez

    • Ela não proibiu o DotA.

      • 25 de março de 2012 às 19:50 -

        Luano

      • dota foi feito por um empregado da Blizzard

  • 20 de janeiro de 2011 às 10:37 -

    Bonnez

  • Se a Blizzard fosse assim como estão falando, censurando o pessoal e talz, eles não iriam disponibilziaram uma ferramenta poderosa para criação de mobs, como foi no WC3 e no SC2. Provavelmente o cara fez algo que não devia, violou alguma regra, sei lá…
    Quanto ao “World of Starcraft”, a Blizzard pode sim estar trabalhando nele. Está em desenvolvimente o novo MMO da Blizzard, codenome Titan, não há detalhes sobre o jogo, mas pode ser um MMO baseado no SC, quem sabe? :)

    • 20 de janeiro de 2011 às 10:37 -

      Bonnez

    • Corrigindo: mods*

  • 20 de janeiro de 2011 às 10:40 -

    Karl

  • Ai tem coisa,ela deve ter proibido mas com certeza deve estar é negociando.

  • 20 de janeiro de 2011 às 10:53 -

    Leonardo

  • Prefiro acreditar que seja mais alguma coisa do tipo violação de direitos autorais, aonde ele usa a imagem de um jogo e insere dentro de outro, fazendo uma confusão entre dois títulos o que poderia acarretar em sérios problemas para desenvolvedores de ambos os jogos, afinal de contas, quem seria o ganhador dos direitos, a equipe de Starcraft ou do WoW?

    • 20 de janeiro de 2011 às 12:04 -

      Aero

    • O copyright tanto de WoW quanto de “Dark Colony Clone” pertencem a Blizzard, se eles quisessem eles liberavam esse jogo numa boa.

  • 20 de janeiro de 2011 às 10:59 -

    Nick

  • O medo tomando conta né . Certamente iria superar
    http://bit.ly/fZNkuq

  • 20 de janeiro de 2011 às 11:57 -

    Aero

  • BLIZZARD:”Aqui está modders, usem essas ferramentas para criar conteúdo divertido o suficiente para que popularize nossas séries e aumente as nossas vendas, mas se lembrem de não fazer nada tão divertido a ponto de concorrer com nossos outros produtos.”

  • 20 de janeiro de 2011 às 12:00 -

    Aero

  • Não me resta mais nenhuma duvida de que a Blizzard é uma “corporação maléfica”. Ainda bem que eu sempre piratiei Diablo e nunca passei nem perto desse destruidor de vidas que é o World of Warcraft.

    • 20 de janeiro de 2011 às 12:30 -

      Icaro Silva

    • Nossa cara, quanta raiva. Eu tenho Warcraft: 3 original aqui e o Diablo do Psx original também.

  • 20 de janeiro de 2011 às 12:07 -

    Aero

  • Eu nem fiquei interessado nesse mod, mas só de ver essa tirania já me deu raiva.

  • 20 de janeiro de 2011 às 12:33 -

    Icaro Silva

  • Eu achei genial. Não pelo fato de ser WoS (?), mas sim pelo o que ele fez as ferramentas dada pela própria Blizzard.

  • 20 de janeiro de 2011 às 13:20 -

    Renan

  • Acho que a razão disso tudo é: Dinheiro. Se não for dinheiro, então são barras de ouro que valem muito mais do que dinheiro (Ma oê!)

  • 20 de janeiro de 2011 às 17:21 -

    Paulo Rodrigo

  • Acho que o problema esta no nome do mod, a blizzard pode estar planejando lançar algum MMORPG baseado em seu StarCraft (assim como fez no Warcraft), e se ela viesse a lançar algo assim, provavelmente o nome seria World of “StarCraft”, então ela não pode perder um nome de franquia. Se o cara mudar o nome ela deixa ele em paz rsrs (ou não).

    • 21 de janeiro de 2011 às 11:29 -

      revoltado

    • Sim e foi exatamente isso que ela fez, está entrando em acordo com o cara para distribuir o jogo.

  • 20 de janeiro de 2011 às 22:08 -

    Vinicius Duarte

  • …….
    que doido hein…

  • 20 de janeiro de 2011 às 23:29 -

    Marcos Yudi

  • O certo era elas fazerem igual o HoN fez quando lançou o mapa editor “tudo o que vocês fizerem será nosso e não teram direito a nada”

  • 21 de janeiro de 2011 às 11:31 -

    revoltado

  • MODS
    Blizzard e o acordo de paz com o criador do mod World of Starcraft

    Mesmo com a retirada de seus vídeos do YouTube e do telefonema de um advogado de uma importante produtora de games, o programador e diretor do mod que transforma StarCraft em um MMORPG ainda carrega a bandeira da esperança de muitos fãs e modders pelo mundo afora.
    “World of StarCraft”, uma modificação para StarCraft liderada por Ryan Winzell, não será censurada pela Activision Blizzard, como muitos temiam desde que um vídeo do mod foi retirado do YouTube sob alegação de infração de direitos autorais. É improvável, no entanto, que o MMO espacial continue com esse nome derivado de outro famoso game da Blizzard. Mas Winzell aparentemente não se importa tanto assim com isso, ainda mais porque foi convidado a visitar o quartel general da empresa para conhecer a equipe de desenvolvimento de StarCraft II.
    “Nunca foi nossa intenção impedir o desenvolvimento do mod”, disse a Blizzard em comunicado oficial. Mas, “com o nome do projeto se parecia muito com o de World of Warcraft, queríamos discutir esse ponto com o desenvolvedor. Como parte de nossos protocolos, entramos em contato com o YouTube para solicitar que o vídeo fosse removido, enquanto a discussão ainda estivesse acontecendo. Nós também ficamos bastante curiosos sobre o projeto e gostaríamos de discuti-lo com o seu desenvolvedor”, disse Blizzard.
    Winzell confirmou isso em um post nos fóruns de World of StarCraft, dizendo também que foi procurado por um advogado da Activision. O nome “World of StarCraft” é, evidentemente, uma impossibilidade que fica dentro dos limites de propriedade intelectual da Activision, bem protegida de modders.
    No entanto, “Eu estou tentando trabalhar com eles para obter o nome do Starcraft Universe”, Winzell escreveu, “ou Starcraft Chronicles. Tenho extremo respeito pela propriedade intelectual da Blizzard, e eles de fato têm direitos autorais sobre “World of Starcraft” e têm todo o direito de fazer o que fizeram.” Do seu lado, a Blizzard diz estar “ansiosa para ver a continuação do desenvolvimento deste mod.”

    • 21 de janeiro de 2011 às 13:39 -

      Renan

    • Um final feliz parece!!!!! (Já que ainda não chegou a um desfecho definitivo)

  • 22 de janeiro de 2011 às 08:01 -

    Richard

  • Espero realmente que a Blizzard(se livre do maldito Bobby Kotick) e comece a tratar de maneira diferente os gamers e principalmente os modders, investindo no conteúdo produzido fora da empresa. O Dota deveria servir de exemplo pra Blizzard de como NÃO agir com relação a desenvolvedores independentes.
    Afinal, já vimos vários mods que se tornaram extremamente famosos, é só a empresa saber tirar proveito de tal fato(Counter-Strike, Portal…).

  • 3 de abril de 2011 às 14:20 -

    Rafael

  • a questão é muito simples a empresa disponibiliza as ferramentas para ver as ideias que os jogadores desconhecido podem ter e ver tb qual é o tipo de jogos que eles querem ver daí por diante, oq fizewram foi colocar material do jogo em um outro tipo de jogo criando assim um jogo novo que poderia ganhar mercado mesmco que ilegal, e isso dá realmene medo a empresa por eles n estarem trabalhando com esse tipo de interface de jogo e acabarem sendo ultrapassados, sem falar que tem toda aquela história da patente do jogo e de todas as imagens do jogo, e é claro um cara que inventa algo assim nunk vai querer pagar pela patente então pra empresa é melhor acabar com uma coisa que n dá lucro pra ela e ainda pode dar prejuizo, e os jogadores que se danem, prq pra eles jogos são diversão e pra empresa jogos são dinheiro e com dinheiro n se brinca. simples não? é tudo questão de ponto de vista.

  • 29 de fevereiro de 2012 às 09:11 -

    deivisson

  • a blizzard ao inves de aproveitar o talento do cara ela simples mente proibe
    essa e a impresa mais mediocre q eu ja vi
    por mim
    eu quero mais e que ela va a falencia

  • 5 de agosto de 2012 às 17:22 -

    LUIS GUSTAVO

  • COMO QUE INSTALA

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