WWE All Stars (PS3, X360, PS2, PSP, Wii) Review – Pancadaria cartunesca

24 de abril de 2011

WWE All Stars (PS3, X360, PS2, PSP, Wii) Review - Pancadaria cartunesca

Desde a época dos videogames de 8 bits, somos bombardeados por dezenas de títulos de luta livre, e nem todos foram boas surpresas. É estranho perceber a preocupação das produtoras atualmente em fazer games hiper-realistas e cheios de regras para um tipo de luta que todo mundo sabe que é de mentirinha (se você não sabia, desculpa o spoiler). Felizmente, a THQ parece ter percebido isso, e entrega com WWE All Stars um game de luta livre leve, caricato e colorido.

O grande atrativo da liga WWE é justamente seu apelo pelo fantástico, pelo entretenimento. As lutas têm público cativo nos EUA – e em menor escala também no Brasil, com o saudoso Telecatch nos anos 90 – por seu tom teatral, repleto de personagens anabolizados realizando discursos heróicos e promovendo rivalidades ilusórias.

Nos games, este tom divertido das lutas geralmente acabava perdido em um sistema de jogo engessado, com uma jogabilidade dura que tornava um sofrimento fazer tudo aquilo que os lutadores faziam nos ringues de verdade. O grande trunfo da THQ com este game foi ignorar tudo isso, a começar pela lógica temporal.

Em WWE All Stars é promovido o improvável encontro de lendas de ontem e de hoje dos ringues. Essa mistura já foi feita antes, na série SmackDown Vs. Raw, mas aqui ela parece muito mais convincente, pelo simples tom exagerado do game. Nem mesmo a boa e velha lei da gravidade foi respeitada! Ver homenzarrões de sunga realizando saltos de quatro metros de altura, ou aplicando uma complexa série de agarrões em pleno ar é algo que não se vê todo dia.

WWE All Stars (PS3, X360, PS2, PSP, Wii) Review - Pancadaria cartunesca

O visual do jogo como um todo segue essa mesma linha: as cores são saturadas, e os modelos dos lutadores parecem super-heróis de desenho animado, com bíceps grossos feito troncos de árvore e peitorais inchados ao extremo. Suas roupas, vozes e trejeitos, porém, são fiéis aos lutadores de verdade.

No modo single player, o jogo apresenta alguns encontros titânicos entre os grandes nomes do esporte, tal como Hulk Hogan, The Undertaker e Triple H, e há ainda a possibilidade de você embarcar no Path of Champions, uma paródia do carreer mode tradicional, onde o objetivo é ganhar o cinturão. Como todo game de luta, a diversão maior fica no multiplayer, que aceita até quatro jogadores ao mesmo tempo, tanto online quanto local, em variados modos de jogo.

O estilo alegre, colorido e dinâmico de um jogo tipo arcade dá uma fraquejada no quesito jogabilidade. Jogar WWE All Stars é muito mais fácil do que se aventurar pelos outros games do gênero, mas ainda assim é mais complicado do que um Street Fighter, por exemplo, onde “meia luas” para trás ou para frente fazem maravilhas.

WWE All Stars (PS3, X360, PS2, PSP, Wii) Review - Pancadaria cartunesca

Há uma configuração de botões muito peculiar que pode deixar as primeiras lutas meio frustrantes. Por exemplo, temos um botão de defesa para golpes normais, mas há outro botão usado para defender especificamente os agarrões. Precisava mesmo de um botão para cada coisa?

A ausência de um tutorial obriga o jogador a descobrir tudo sozinho, e até você se sentir confortável com os botões, certamente vai apanhar um bocado. Se virar no estilo “feijão com arroz” é até simples, mas a arte de jogar bonito, emendando agarrões para formar combos estilosos, é algo que só mesmo os jogadores mais pacientes irão desenvolver. Executar os golpes exclusivos de cada lutador também demandam uma razoável habilidade com os controles.

Para os amantes do esporte, WWE All Stars oferece boas surpresas, como um profundo sistema de criação de lutadores – que você pode mostrar para o mundo em partidas online – e dezenas de cutscenes com cenas dos lutadores reais em ação. Ainda falta um pouco mais de polimento para este ser o jogo de luta livre perfeito, mas a THQ está no caminho certo. Quem sabe na versão de 2012.

Este review foi originalmente publicado na Revista Arkade número 22.

20 Respostas para “WWE All Stars (PS3, X360, PS2, PSP, Wii) Review – Pancadaria cartunesca”

  • 24 de abril de 2011 às 13:35 -

    Icaro Silva

  • Eu gostava dos WWE de PS2, principalmente o 2008, depois não gostei mais de nenhum. WWE All Stars está bem legal justamente por ser arcade.

  • 25 de abril de 2011 às 10:12 -

    Kadu

  • Cara eu sou fãnzão de Luta Livre e sim eu sei que é tudo mentira…
    Mais as acrobacias que os caras fazem é muito legal!
    Eu tenho todos os jogos de luta livre que sairão para os video games de ultima geração e o que eu mais me diverti foi o WWE All Stars.
    Fiz aniversario no dia 21 de Abril e ganhei este jogo para Xbox 360 e passei o feriado inteiro jogando e é muito divertido.
    Se vc não conhece ou não gosta de Luta Livre aconselho a dar uma chance para este jogo que é diversão na certa,principalmente se vc tem 4 controles para uma disputa em duplas com amigos!!!

    • 25 de abril de 2011 às 21:55 -

      JAGUARHX

    • O que eu acho engraçado do grande publico e até por parte da mídia brasileira é a chatice de ficar lembrando os outros que a luta livre ou o wwe são ”de mentirinha” : que saco,viu!Não vejo ninguém dizendo ”vai assistir aos filmes de ”transformers” ? Putz…você sabia que é d ementirinha,né?Que não existem robôs gigantes!Por sinal,te lembrar também que descobrí recentemente:Stallone não é capaz de matar um exercito treinado sozinho com uma metralhadora,uma facae um arco e flechas!”

      Putz…Luta livre,por mais ”tosca ou de mentira” que possa parecer é super divertida!É o mito de super herois na epoca atual,brincando de deuses e tendo como unica regra lutar em uma arena especifica pra ”não destruir a humanidade com seus super poderes”.Ninguém nunca percebeu isto?!

      • 25 de abril de 2011 às 22:10 -

        JAGUARHX

      • Isso sem esquecer que os lutadores são acrobatas,atores e treinam pelo menos uma arte marcial DE VERDADE,pra poder fazer aqueles espetaculos.Mas,tem gente que acha melhor mma por ter ”sangue de verdade” :questão de gosto!Eu acho sacal dois homens se agarrando por meia hora e tirando sangue do outro em lutas que,apesar de serem reais e envolvendo muita tecnica,são apenas isto pra quem está assistindo,lutas com sangue sem nenhum objetivo maior por tras,nem que seja de ”mentirinha”.

        Acho que devemos respeitar lutadores das duas modalidades ou criticar ambos:caso contrário,dispneso o jargão de ”luta de mentirinha e luta de verdade”!

      • 25 de abril de 2011 às 22:27 -

        Bruno

      • Comparar WWE com filmes velho… Filmes agente ja sabe que sao de “mentirinha” (na maioria ficçao cientifica), agora os caras do WWE nao admitem que as lutas sao falças, isso que me deicha p…
        Independente disso eu gosto de ver as lutas, e jogava muito o game (principalmente o 2008).

    • 16 de julho de 2011 às 11:33 -

      KING OF KINGS

    • esse negocio é chato demais alem domais voce nao ve os atores falando no filme que aquilo é falso, se voce é “fanzão” de luta livre deve saber por exemplo que o undertaker nao tá morto de verdade né otário.

  • 26 de abril de 2011 às 00:00 -

    JAGUARHX

  • Mas,faz parte do espetaculo e do contrato deles fingir que é de verdade e até que alguns deles tem super poderes:é parte da graça!Eles tem de interpretar seus papeis.E assim como os filmes,deveriam ser respetados neste quesito e parar de falarem,toda vez que se toca no assunto de luta livre,a palavra ”farSa”.É a mesma coisa que assistir um filme no cinema e um otário o tempo inteiro ficar dizendo na poltrona ao lado ”que mentira!todo mundo vê que o van damme não fez esse salto:foi o dublê” !Quem é que aguenta ficar do lado de um cara assim? Ninguém gosta de chatos.

    • 26 de abril de 2011 às 00:02 -

      JAGUARHX

    • ”respeItados” …erro meu.

  • 27 de abril de 2011 às 17:25 -

    The LWO

  • WWE All Stars é o que há, o visual surreal ficou semelhante, pelo menos em parte, com a realidade. É lindo ver os caras que fizeram gente que hoje tem 50 anos gritar quando criança, Hulk Hogan, The Ultimate Warrior, eram esses que todos queriam ver, e os que todos adoram hoje, John Cena, Triple H. Sim Wrestling é algo combinado, e sim eles admitem isso, os resultados e principais momentos da luta são combinados antes, o resto vem só de improviso, e se você quer saber como a Luta Livre machuca SIM! assista WWE Tough Enough e descubra o sofrimento para se tornar um Pro-Wrestler

  • 27 de abril de 2011 às 17:28 -

    The LWO

  • P.S.: SIM! O sangue na Luta Livre é REAL! E você me pergunta: mas como se é tudo combinado? e a resposta é simples: Pequenas laminas usadas para cortar a testa e, ás vezes, vem de algum golpe que acaba ferindo muito sem intenção

  • 16 de julho de 2011 às 11:34 -

    KING OF KINGS

  • esse jogo parece ser muito bom sim.

  • 28 de julho de 2011 às 14:45 -

    thiago ferreira de oliveira da costa

  • triple h. vai comer poera

  • 20 de março de 2012 às 01:18 -

    Nubia Freitas

  • como eu fasso especial com o john sena wwe all estars

  • 20 de março de 2012 às 23:44 -

    Sirley Zeniderchitz

  • fvjvhkuljvkh

  • 20 de março de 2012 às 23:45 -

    Sirley Zeniderchitz

  • que pora do caralho de jogo

    • 19 de maio de 2012 às 16:18 -

      Lucas Silva

    • nossa q boka suja rsrsrsrsrsrs

    • 19 de maio de 2012 às 16:18 -

      Lucas Silva

    • nossa q boka suja rsrsrsrsrsrs

  • 13 de junho de 2012 às 02:24 -

    Dannylin Torres

  • Olha só e simples fica apertando r1 e l1 seu carinha vai ficar fazendo umas coisas e vai ficar saindo umas coisas amarelas nos movimentos deles quando ele termina de fazer essas coisas vc novamento aperta o R1 E L1 juntos ele tipo ira pegar o cara e pronto fez o especial tem tambem os golpes aperte quando e x juntos e triangulo e bola essas manhas são paras PS2 obg =D

  • 1 de junho de 2013 às 18:40 -

    felipe domingos lima

  • cade os codigos

  • 25 de junho de 2013 às 23:20 -

    Valdineisinho Santos

  • cd o negoçio pra joga

Deixar um comentário (ver regras)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *