Adeus, Satoru Iwata: A comunidade gamer se mobilizou com o falecimento do presidente da Nintendo

14 de julho de 2015
Autor: Junior Candido

Adeus, Satoru Iwata: A comunidade gamer se mobilizou com o falecimento do presidente da Nintendo

O falecimento de Satoru Iwata, anunciado no domingo (12) comoveu todo o universo gamer. Do jogador até os desenvolvedores, passando pela Nintendo e suas concorrentes, todos prestaram homenagem a um grande nome que se partiu.

Todos conheciam Satoru Iwata por ser mais do que um executivo. Mesmo engravatado e com “cara” de presidente de companhia, Iwata nunca deixou de ficar próximos dos fãs da Nintendo, que acabaram ficando seus fãs também. Mesmo com a crescente rejeição do público aos seu Wii U, a admiração por ele a cada Nintendo Direct aumentava, já que sempre cativava a todos.

Na última E3, inclusive, sua presença cativou até mais que seus próprios games apresentados. E mesmo debilitado já há algum tempo, a notícia divulgada pela Nintendo ontem pegou a todos de surpresa. Por isso, a comunidade gamer prontamente se mobilizou para prestar a devida homenagem a um homem que muito fez pela nossa indústria.

O Miiverse se desepede de seu personagem ilustre

O Miiverse, aonde Iwata era também um personagem do universo, que convivia com os jogadores “comuns” numa boa, foi um local de muita comoção. Várias mensagens recolhidas pelo site New Game Plus mostram um pouco do que foi a rede dos consoles Nintendo após o triste anúncio:

Adeus, Satoru Iwata: A comunidade gamer se mobilizou com o falecimento do presidente da Nintendo

Adeus, Satoru Iwata: A comunidade gamer se mobilizou com o falecimento do presidente da Nintendo

Adeus, Satoru Iwata: A comunidade gamer se mobilizou com o falecimento do presidente da Nintendo

Adeus, Satoru Iwata: A comunidade gamer se mobilizou com o falecimento do presidente da Nintendo

A Sony diz: obrigado por tudo

Shuhei Yoshida, presidente da Sony Computer Entertainment Worldwide Studios expressou o que sentia pela perda:

“Sempre admirei sua pessoa, simples de entender ao falar de games em desenvolvimento no seu Nintendo Direct. Ele foi uma inspiração como líder de uma das empresas mais influentes da indústria, que sempre foi um gamer. Em muitas vezes tive conversas com ele em alguns eventos e sempre foi cordial e agradável para conversar. Gostaria de um dia ter uma troca aberta de tweets ou estar em um mesmo painel com ele para falar sobre a indústria e jogos que jogamos. Sempre respeitei os jogos da Nintendo, por serem acessíveis e feitos para que todos possam jogar e desfrutar, e eu entendo que Iwata-san foi uma das pessoas chave que manteve o alto padrão de qualidade em todos os jogos da Nintendo. Agora apenas quero que ele descanse em paz. Obrigado por todo o seu trabalho para uma indústria de jogos melhor”.

Jack Tretton, ex-presidente da Sony Computer Entertainment America, também deixou sua mensagem:

“Iwata-san fará muita falta. Graças à sua visão e liderança, milhares de jogadores pelo mundo tiveram entretenimento e inspiração. Suas contribuições nunca serão esquecidas.”

O perfil oficial do Playstation prestou homenagem:

Microsoft: “aprendi porque a Nintendo era especial”

Phil Spencer, o chefe de Xbox dentro da Microsoft deixou suas palavras:

“Honestamente eu não era um grande fã da Nintendo na adolescência. Cresci jogando um Atari 2600 e jogos de PC. Quando entrei na indústria e comecei a aprender o que significava construir jogos, fazer franquias é que aprendi porque a Nintendo era especial. Iwata-san foi presidente da Nintendo durante todo o tempo em que estivemos com o Xbox. Acho que foi na GDC 2005 que ele afirmou: ‘No meu cartão de visita, sou um presidente corporativo. Na minha mente, eu sou um desenvolvedor de jogos. Mas no meu coração, eu sou um gamer’. É uma citação que eu penso todos os dias sobre o que fazer para o Xbox. A Nintendo definiu excelência, longevidade e auto-confiança na sua própria visão. Neste tempo que convivi com Iwata-san, sempre vi alguém que acreditava em um “porquê” por trás dos jogos e plataformas que eles desenvolviam. Acho que isso nasceu do fato de que ele era um gamer no coração”.

Blizzard: Sortudos por tê-lo chamado de bom amigo

Bobby Kotick, o CEO da Blizzard compartilhou seu sentimento:

“É um dia muito triste. O Sr. Iwata foi um grande visionário ao defender produtos como o Wii e o Nintendo DS. Ele mudou o entretenimento para sempre. Me considero sortudo por tê-lo chamado de bom amigo por mais de duas décadas. Todos nós da Actvision Blizzard enviamos a sua esposa e filhos, além de toda a família Nintendo, as nossas mais sinceras condolências.”

Jade Raymond: ele provou que todos são gamers no coração

A vice-presidente da Electronic Arts e figura conhecida na indústria gamer, Jade Raymond expressou em poucas palavras o momento:

“Iwata fará muita falta. Tenho muita admiração pelo seu trabalho e perspectiva única sobre a indústria. Com jogos como Kirby e Brain Age, ele ajudou a provar que todo mundo é gamer no coração, eles só precisam de jogos que falem com eles. Em homenagem ao trabalho e realizações de Iwata, espero que possamos manter sua visão para uma sociedade mais inclusiva e sermos mais sensíveis ao manter a indústria viva.”

O adeus do amigo Reggie Fils-Aime

Além de presidente da Nintendo of America, amigo. E com esta amizade tão conhecida em várias apresentações da Nintendo nos últimos anos, ele deixou algumas palavras:

“O Sr. Iwata se foi, mas se foi anos antes de seu impacto na Nintendo e na indústria de jogos ser totalmente apreciado. Ele era um líder forte para a nossa empresa e seus atributos eram claros para a maioria de todos: a inteligência, a criatividade, a curiosidade e o senso de humor. Mas para aqueles de nós que tivemos a sorte de trabalhar de maneira bem próxima com ele, o que será mais lembrado é a sua orientação e especialmente a sua amizade. Ele era um homem maravilhoso. Sempre nos desafiou a irmos para a frente, a experimentar o novo. Incomodar paradigmas e acima de tudo, nos ensinou a se envolver, emocionar e fazer bem aos nossos fãs. Este trabalho continuará ininterrupto.

Miyamoto: vamos continuar a filosofia de Iwata

Grande amigo e parceiro por décadas, o criador de Mario, Zelda e um dos sinônimos de Nintendo, Miyamoto trouxe algumas palavras sobre a perda de Iwata:

“Fiquei surpreso com esta notícia súbita e cheia de tristeza. Queremos obter resultados dos quais o senhor Iwata iria ficar contente”.

O legado de Iwata

Adeus, Satoru Iwata: A comunidade gamer se mobilizou com o falecimento do presidente da Nintendo

O site Eurogamer levantou cinco contribuições importantes para a indústria gamer, mostrando como Satoru Iwata foi importante para a indústria e como sua personalidade e visão fazem direta ou indiretamente, parte do que jogamos hoje, seja você fã da Nintendo ou não.

Iwata sabia rir de si mesmo, como vimos inúmeras vezes em Nintendo Directs por aí. Isso o aproximava dos fãs da companhia e trazia uma proximidade raramente vista entre executivos e consumidores. Fazia questão de assumir que era gamer de coração, embora seu cartão de visitas estivesse com a palavra presidente.

Foi ele quem ajudou a série Kirby a virar realidade, anos antes de pensar em ocupar o cargo mais alto na Nintendo. Também foi ele quem deu valiosas contribuições a Pokémon Gold & Silver, fazendo do jogo um clássico de todos os tempos. Super Smash Bros. Melee custou três dedicadas semanas de Iwata, que em seu “último” trabalho de programação fez o jogo sair na data agendada.

E também não pensou duas vezes antes de reduzir seu próprio salário quando os resultados da Nintendo não atingiam os alvos desejados. Por duas vezes, demonstrou humildade e ao mesmo tempo motivava seus funcionários, tomando para si a primeira “punição” por causa de uma ideia má planejada ou um resultado não esperado.

Por estas e outras, que a comoção com a partida de Satoru Iwata foi enorme no mundo dos games. Seu legado continuará com certeza e mesmo você que ultimamente não bota fé na Nintendo, tenha certeza que de alguma maneira, seu trabalho influenciou de alguma forma nos seus jogos preferidos.

Via (Polygon, IGN)

Deixar um comentário (ver regras)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *