Análise Arkade: Veja Los Santos com novos olhos na nova versão de GTA V (PS4, XOne)

29 de novembro de 2014
Autor: Fábio Torres

Análise Arkade: Veja Los Santos com novos olhos na nova versão de GTA V (PS4, XOne)

Em 2013, a Rockstar foi aplaudida de pé pela indústria dos games com Grand Theft Auto V, jogo que praticamente “fechou” com chave de ouro a geração PS3-Xbox 360. Eis que chegou a E3 em junho e a empresa anunciou uma nova edição do jogo, agora para PlayStation 4 e Xbox One. Mais alguns meses se passaram e o novo GTA V já se encontra entre nós – mas será que vale a pena o upgrade? Confira com a gente.

Uma coisa que é preciso dizer já no começo é que tudo que nós dizemos no review original de 2013 continua valendo para a nova versão:

Trazendo de volta elementos muito queridos dos fãs (tunning, customização de personagens), misturados à uma trama adulta repleta de temas polêmicos, um modo Online que tem tudo para se tornar infinito e acrescentando toneladas de novidades à uma Los Santos incrivelmente imersiva, a Rockstar entregou um clássico instantâneo, que merece ser jogado e admirado por todo gamer que se preza.

Isso não quer dizer que a nova versão não tenha novidades. A mudança mais notável no jogo está justamente na sua parte visual. Ambas plataformas rodam o jogo em 1080p e 30 frames por segundo, o que torna GTA V um dos jogos mais bonitos desse começo de vida do PS4 e XOne. O console da Sony possui uma leve vantagem gráfica em relação ao da Microsoft, mas ambos rodam o jogo muito bem. Cada um tem suas características próprias, como os gatilhos do controle do XOne dando uma sensação mais realista para dirigir e as conversas por telefone saírem pela saída de som do controle do PS4 e a luz do joystick sonyista piscar em vermelho e azul durante as perseguições policiais.

Análise Arkade: Veja Los Santos com novos olhos na nova versão de GTA V (PS4, XOne)

Personagens estão ainda mais detalhados na nova geração

Os personagens estão ainda mais detalhados, com feições ainda mais realistas do que no jogo original. No cenário, podemos ver os novos efeitos de iluminação (que deixam Los Santos ainda mais bonita), novas texturas e animações (a chuva está muito mais realista, por exemplo) e algumas pequenas adições, como a presença de gatos nas ruas da cidade – andar por becos e ver felinos maltrapilhos cruzando seu caminho é algo pequeno, mas que dá um charme a mais para o jogo – e golfinhos no mundo subaquático de GTA V.

Visão em primeira pessoa

Em termos de jogabilidade, a grande novidade é a visão em primeira pessoa, algo inédito na série. A nova visão torna o jogo essencialmente um FPS, nos moldes de Call of Duty e Battlefield, e com a possibilidade de se customizar os controles como o jogador quiser permite que o gamer possa se adaptar livremente. A mira ganhou quatro níveis diferentes, variando da trava automática até a mira 100% livre, o que serve mais ou menos como selecionar a dificuldade. Além disso, como é possível mudar da terceira para a primeira pessoa (e vice-versa) com o toque de um botão, é extremamente válido testar e usar o novo modo como bem entender.

Análise Arkade: Veja Los Santos com novos olhos na nova versão de GTA V (PS4, XOne)

Tchau, Amanda (?)

A nova visão também destaca a atenção aos detalhes da Rockstar. Praticamente tudo recebeu uma animação nova: está roubando um carro? As mãos do personagem aparecem fazendo a ligação direta. Está numa cutscene (por exemplo, conversando com algum outro personagem dentro do carro)? Tudo o que acontece foi refeito. Os velocímetros dos carros aumentam e diminuem conforme você acelera e freia e os rádios mostram qual estação você escutando. É surpreendente a preocupação da desenvolvedora em dar o merecido cuidado à visão em primeira pessoa.

O multiplayer on-line, no entanto, permanece com seus problemas de servidor. Algumas novidades também foram preparadas para este modo na nova versão, como a possibilidade de transferir seu personagem da geração passada, mais opções para a criação e customização de seu personagem, a possibilidade de ter até 30 jogadores simultaneamente no mesmo mapa (apesar disso ser raro de conseguir por causa dos servidores) e a inclusão dos 11 updates já lançados para o GTA Online. O elogiado modo em primeira pessoa também está disponível para os crimes e corridas online.

Conclusão

Um ano após seu lançamento, GTA V continua sendo um dos principais jogos existentes. Mesmo se não tivesse as adições feitas pela Rockstar, o jogo já seria um dos maiores games disponíveis para PS4 e XOne. Quando levamos em conta as novidades então, GTA V eleva ainda mais o nível para os jogos de mundo aberto. Mesmo para quem já jogou o game, a visão em primeira pessoa torna essa obra prima da Rockstar num jogo totalmente novo, com novas experiências e sensações, e que vale a pena jogar de novo. As versões para PS4 e Xbox One já estão disponíveis, enquanto que a versão para PC, com as mesmas novidades e resolução em 60 frames por segundo, chega em janeiro de 2015.

2 Respostas para “Análise Arkade: Veja Los Santos com novos olhos na nova versão de GTA V (PS4, XOne)”

  • 29 de novembro de 2014 às 18:28 -

    Euclides Alilá

  • Finalmente foi lançado um jogo em 1080p para estas plataformas, mas provando o fracasso dos consoles da nova geração, roda apenas em 30FPS. A versão PC sairá em Janeiro, mas provando a superioridade dos PC’s rodara em 1080p e 60FPS, além do provável suporte a 4K.

    • 2 de dezembro de 2014 às 14:07 -

      Carlos Schneider

    • Que comentário mais estúpido e sem propósito. 

Deixar um comentário (ver regras)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *