Análise Arkade: Project CARS cumpriu bem todas as suas promessas!

25 de maio de 2015

Análise Arkade: Project CARS cumpriu bem todas as suas promessas!

Após vários atrasos, expectativas e vídeos alucinantes, chegou a hora de ver se a Slightly Mad Studios cumpriu de fato todas as suas promessas referente ao seu grande lançamento, Project CARS. E a resposta é bem positiva, com muita qualidade e boas corridas.

Desde sua primeira versão, prometida ainda para Playstation 3 e Xbox 360, foram vários atrasos, até a sua data de lançamento, prometida para novembro. Com a resposta de “lapidar o jogo para não oferecer um produto com qualidade inferior”, o jogo sofreu novos atrasos até chegar aos donos de Playstation 4, Xbox One e PC neste mês de maio.

E mesmo com o incômodo dos atrasos, comum a vários jogos, com Project CARS sempre houve algo de diferente. A confiança trazida por trailers, imagens e informações, junto com o trabalho em comunidade com o Community Assisted Racing Simulators (de onde vem o CARS do título), nos fazia acreditar que de fato o jogo estava sendo melhorado. Foram anos de espera bem recompensados por um título sólido e muito competente.

Modos de sempre, visual de nunca (e uma “novidade”)

Análise Arkade: Project CARS cumpriu bem todas as suas promessas!

O público de Project CARS não quer “novidades”: ele quer apenas ter experiências melhoradas de pegar um carrão, colocá-lo em uma pista e pisar fundo, seja para ganhar corridas ou fazer voltas mais rápidas. Por isso os “de sempre” Carreira, Time Trial, Multiplayer e Practice suprem bem os jogadores e mais do que isso seria inventar moda sem sentido. Para quem quer coisas a mais, Underground 2 ainda é uma ótima opção que supre estas carências (e quem sabe, o próximo Need for Speed)?

Mas o que salta aos olhos de quem liga o game pela primeira vez de fato é o visual do jogo! Que jogo bonito! Que carros perfeitos! Se na versão de Playstation 4 o queixo cai quando você vê seu possante na pista, fico imaginando os felizardos (e poucos) donos de computadores capazes de rodar o game a 12K. Os efeitos de ilmuminação, o reflexo dos carros, tudo está caprichado. A chuva está simplesmente demais, pois além de influenciar o gameplay, também dá vontade de parar o carro e observar a água caindo do céu e atingino seu carro, a pista e a grama.

Sobre o visual, confira este vídeo, que mostra um tira-teima entre as versões de PS4, Xbox One e PC:

E diferente dos jogos de sempre, que vão te oferecendo carros e pistas novas de acordo com o seu progresso, em Project CARS sua única limitação será a técnica, já que uma “novidade” muito agradável aparece logo de cara: todos os carros, pistas e torneios já estão disponíveis de fábrica. Quer começar pelo básico? Tem as ligas básicas e carros “humildes”. É pro e já quer brincar com seu volante personalizado? Então vá direto para as provas mais disputadas e difíceis e seja feliz, logo ao abrir o jogo pela primeira vez.

O “que interessa” em um jogo de corrida: gameplay e física

Análise Arkade: Project CARS cumpriu bem todas as suas promessas!

Um bom jogo de corrida, não precisa de infinitos carros, tunning e personalização. Claro que todos estes elementos são bem vindos e fizeram muito bem ao gênero, senão Gran Turismo não teria tanta graça. Mas nada disso adiantaria se os jogos não fossem bem construídos, coisa que a gente repara em Project CARS. Pilotar seu possante lembra muito o primeiro Grid: nada de facilidades, pois mesmo com os auxílios de direção, manter os carros na pista pode ser uma tarefa ingrata para novatos. Mas não diria bem “ingrato”, pois existe sim uma curva de aprendizado, mais lenta que o normal, mas existe.

E quem encara o desafio é recompensador por uma física também muito bem construída. Alguns jogadores sentirão pela primeira vez um real desempenho dos pneus de acordo com a pista, além da já mencionada chuva que nos faz desejar relembrar os tempos de Ayrton Senna dominando (e apanhando pra aprender tal feito) a arte de correr em pistas encharcadas. Tudo isso com carros controlados pelo computador com bastante qualidade, sem ser os “carros a serem ultrapassados”, o que faz muita diferença no quesito emoção, algo necessário. Se Top Gear tinha isso lá em 1991, podemos ter de volta em 2015!

E como parte da imersão no jogo, podemos destacar também o competente trabalho sonoro, com roncos únicos para cada veículo e sons importantes para melhorar o gameplay, que vai desde a água batendo no seu carro até as derrapadas ocasionais.

Poucos carros, mas muitas pistas e muito online

Análise Arkade: Project CARS cumpriu bem todas as suas promessas!

Aqui, Ayrton Senna e Rubens Barrichello fizeram ao mesmo tempo as melhores voltas de suas vidas. Foi em 1993.

O que você pensaria se o Street Fighter V fosse lançado apenas com os 12 World Warriors do segundo game? Pois a sua resposta vai definir o seu pensamento referente aos poucos carros de Project CARS. São 74 ao todo e até existem em números e variedades satisfatórias, porém em dias de centenas de personagens, carros e fases, o exemplo acima explicará bem a sua reação caso seja adepto ao “quanto mais melhor”.

Porém não existe reclamação quando o assunto é pista. Todas reais e situadas em todo canto do mundo, trazendo a variedade necessária para jogos assim. Seja na tradicional Siverstone ou nas muitas curvas de Spa Francorchamps, dá pra curtir bastante. Le Mans também está presente, porém Interlagos, uma pista extremamente interessante devida a suas subidas e descidas, além de uma reta final atraente ficou de fora, assim como a idolatrada Indianápolis. Será que elas aparecerão em alguma DLC?

E o online, mesmo sofrendo dos mesmos problemas de sempre (muito devido a nossa conexão), conta com recursos interessantes, onde tudo é editável: carros, pistas, tudo comandado pelos próprios jogadores. Os eventos, que já são comuns em nossos dias, também atraem o jogador que gosta de competir contra “gente de verdade”.

Cumpriu o que prometeu!

Análise Arkade: Project CARS cumpriu bem todas as suas promessas!

Um equívoco comum a um jogador é culpar um estúdio por promessas não feitas pelos mesmos. Não dá pra julgar Project CARS por ser um jogo mais difícil de se pegar o jeito. A promessa da Slightly Mad Studios era a de trazer um competente simulador de corridas mais a participação mais direta da comunidade em torno do jogo. E isso ela cumpriu muito bem, pois temos disponíveis um excelente jogo com boas ideias, como o desbloqueio de tudo logo de cara ou a playlist via Spotify para quem gosta de correr curtindo suas bandas preferidas, sem depender do jogo pra isso.

Project CARS é um excelente simulador que todo fã de corridas deveria experimentar. Foi feito pela Slightly Mad Studios, distribuído pela Namco Bandai e está disponível para Xbox One, Playstation 4 e PC. Existe a possibilidade de o Wii U ganhar uma versão, mas isto está cada vez mais distante.

2 Respostas para “Análise Arkade: Project CARS cumpriu bem todas as suas promessas!”

  • 25 de maio de 2015 às 17:17 -

    Fagner

  • Morro de vontade de comprar um bom volante, porém infelizmente no momento não posso gastar com isso, mas quando eu comprar esse jogo será meu primeiro teste :P

  • 25 de maio de 2015 às 17:30 -

    Edimartin Martins

  • A única promessa que o jogo não cumprui são as versões MacOS e Linux.

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