Preview Arkade: Voltando aos tempos do futebol raiz em Sociable Soccer

19 de novembro de 2017
Autor: Junior Candido

Preview Arkade: Voltando aos tempos do futebol raiz em Sociable Soccer

Antes de FIFA e PES, já haviam jogos de futebol interessante para se curtir. Entre eles, Sensible Soccer, que era sucesso por oferecer até então, um gameplay dinâmico e rápido, além de oferecer uma infinidade de clubes e seleções para jogar. O tempo passou, vários games do esporte bretão apareceram e fizeram sucesso, e chegou a hora de Sensible Soccer chegar para a nova geração também.

Não se trata da série principal, mas sim de um sucessor espiritual, que conta com a participação de Jon Hare, o criador do jogo original. Após uma campanha sem sucesso no Kickstarter, a dedicação e determinação dele e de seu time fizeram com que Sociable Soccer chegasse mesmo assim ao Early Access na Steam, oferecendo aos órfãos do game a oportunidade de conferir um jogo raiz, focado na diversão e que continua exclusivo em seu estilo.

Qual era o maior desafio na produção? Com certeza, manter um jogo como ele era nos anos 90, mas aproveitar os recursos atuais para oferecer um game um pouco mais acessível, pois quem jogava Sensible Soccer sabe que, apesar de um jogo bem divertido, o jogo conta com uma curva de aprendizado alta e difícil, tudo o que uma geração impaciente como a nossa menos quer, e que resultaria em menos vendas.

Preview Arkade: Voltando aos tempos do futebol raiz em Sociable Soccer

Por enquanto, analisando o jogo em Early Access, podemos conferir que o espírito da franquia segue vivo. A lista de times continua gigantesca, o que mostra o interesse da equipe em continuar indo bem fundo na busca por equipes de todo o planeta. É claro que não há times licenciados, porém todos os clubes brasileiros estão lá: o Tatuapé, o Laranjeiras… quer dizer: o Corinthians, o Fluminense… é que o jogo oferece estes nomes para os clubes, o que traz mais ainda a aura dos anos 90, já que este tipo de coisa é bem comum. São mais de mil times e 30 mil jogadores, incluindo o grande nome do Brasil, Naymal Jl, ou os dois maiores jogadores do mundo atualmente: Ronelbo e Macci. Você entendeu.

Para adaptar o clássico a um novo tempo, temos novos modos de jogatina, em um menu bem simples e acessível. Não tivemos acesso a todos os modos por jogar o game em Early Access, porém o jogo finalizado terá multiplayer online, partidas em realidade virtual, um modo manager, os tradicionais campeonatos, e uma espécie de “modo Scenario”, bem popular em International Superstar Soccer: o Boss Mode, modo que o jogador recebe uma missão pré-determinada para cumprir, mas não em apenas uma partida, e sim, no campeonato todo, tendo que tirar seu time do rebaixamento, ou levá-lo ao título. Os modos são bem interessantes e ajudam e muito no fator replay, já que é convidativo para que jogadores mais dedicados passem bastante tempo curtindo algum destes modos.

Preview Arkade: Voltando aos tempos do futebol raiz em Sociable Soccer

O gameplay segue rápido, mas claramente precisa de ajustes. Tudo aquilo que Sensible Soccer oferecia está em Sociable Soccer, com um futebol descomplicado e ágil, exigindo do jogador criatividade para furar as defesas e fazer seus gols, porém os goleiros ainda estão fracos e a inteligência artificial também carece de maiores cuidados. Porém, vale lembrar mais uma vez que o game está em Early Access, e estes problemas devem ser todos levados em consideração nas próximas atualizações. E, mesmo assim, já consegue agradar bastante os órfãos da série de vinte anos atrás.

Sociable Soccer começou legal, oferecendo diversão multiplayer (local, por enquanto), promessa de vários modos de jogo, gameplay clássico e um sabor especial de anos 90. Porém, será preciso trabalhar na acessibilidade dos controles, pois o mais importante por aqui, de fato é a sua jogabilidade. O game está em Early Access na Steam, e já consegue trazer o clima de ontem dos estádios virtuais de volta. A nossa torcida é que Jon Hare e seu time consigam evoluir o jogo do jeito que ele merece, para oferecer a todos os seus fãs um digno retorno para o icônico jogo de futebol.

Deixar um comentário (ver regras)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *