Análise Arkade: Sonic Mania voltou ao 2D e é o melhor game do ouriço azul dos últimos anos!

18 de agosto de 2017
Autor: Renan do Prado

Análise Arkade: Sonic Mania voltou ao 2D e é o melhor game do ouriço azul dos últimos anos!

Há um ditado popular entre aqueles que se denominam “seguistas” que diz: “O Sonic nunca deveria ter saído do 2D”. Bom, não é bem um ditado popular, e muito menos uma afirmação incontestável. Porém, nos últimos anos o ouriço azul não foi muito feliz com a maioria de seus jogos. Claro que houveram bons títulos, mas uma coisa os fãs nunca pararam de pedir: Tragam o Sonic de volta ao 2D!

Pois bem, vocês pediram, e vocês foram atendidos! O Sonic gordinho do Mega Drive está de volta em uma novíssima aventura totalmente em 2D, com gráficos da década de 90 e o mesmo desafio e diversão que os nostálgicos clamavam a plenos pulmões para que voltasse! Sonic Mania chegou, e você precisa jogar ele! Confira agora nossa análise completa desse retorno às origens!

De volta ao 2D para dar uma nova surra no Robotnik

Análise Arkade: Sonic Mania voltou ao 2D e é o melhor game do ouriço azul dos últimos anos!

Sonic Mania voltou às suas origens de forma completa. Nada de diálogos nem nada, temos uma pequena animação mostrando que o Dr. Ivo “Eggman” Robotnik está de volta com um novo grupo de robôs lacaios em busca de um novo artefato poderoso, a Phantom Ruby, uma joia capaz de distorcer o espaço-tempo. Com essa nova joia, os robôs de Robotnik ganham novas formas mais poderosas, e o vilão bigodudo encontra uma nova fonte de poder para realizar seus planos malvados.

E com isso, Sonic, Tails Knuckles se unem para impedir os planos malignos de Robotnik e destruir seus robôs. E assim, o trio parte em uma nova aventura por velhos lugares conhecido e novas zonas cheias de inimigos, armadilhas e muita velocidade. E isso é tudo o que precisamos saber, o resto é jogar e ir até o final, assim como nos jogos antigos do Sonic!

Análise Arkade: Sonic Mania voltou ao 2D e é o melhor game do ouriço azul dos últimos anos!

Dito isso, tudo o que o jogador precisa fazer é correr e pular para chegar a o final de cada zona do game, simples assim, e sem mais complicações. O game realmente entrega a mesma experiência da década de 90, mas renovada e muito divertida. Contando com tudo o que tornou Sonic famoso no passado: gameplay rápido, cenários com muitos caminhos diferentes, segredos e fases bônus escondidas e tudo o mais.

Revivendo elementos clássicos e renovando-os

Análise Arkade: Sonic Mania voltou ao 2D e é o melhor game do ouriço azul dos últimos anos!

A progressão de Sonic Mania é como nos clássicos, várias Zonas diferentes divididas em atos. Começando é claro por aquela zona obrigatória em quase todo jogo do Sonic, a inesquecível Green Hill Zone, seguindo para a também conhecida Chemical Plant, e daí para muitas áreas novas ou velhas reimaginadas.

Uma novidade aqui é a transição entre uma fase e outra. Agora, as zonas são dividas em apenas dois atos, com cada um deles tendo um chefão no final. Temos um mini boss no final do ato 1, e encaramos Robotnik ou algum de seus principais robôs no segundo. E ao vencer o chefão do ato 1, sua próxima fase já se inicia automaticamente, no mesmo lugar. Dessa forma, a progressão do game se torna bem rápida e dinâmica. E uma boa notícia é que o game não possui nenhum loading! Do ato 1 ao ato 2, e de uma zona para outra a transição é muito rápida, sem nunca quebrar o ritmo do game. Assista ao vídeo abaixo com mais de 20 minutos de gameplay para ver como tudo isso funciona.

E é claro que também não poderiam faltas as fases bônus! Nos antigos games do Sonic, as fases bônus existiam para o jogador coletar as sete Esmeraldas do Chaos, e agora existem dois tipos de fases bônus: uma para pegar as esmeraldas, e outra para pegar moedas.

Se você já jogou Sonic 1, 2 no Mega Drive, vai se lembrar bem como se ativavam esses bônus. Você precisava coletar 50 anéis e passar por um checkpoint, abrindo assim um portal. Agora, você precisa de apenas 25 anéis para abrir esses bônus e entrar numa nova fase — o clássico minigame de coletar bolinhas azuis de Sonic 3. Esse é um minigame difícil (e muitas vezes irritante), seu objetivo é coletar todas as bolas azuis de um pequeno planeta, sem encostar em nenhuma bola vermelha. Se você coletar todas as bolas, ganha uma moeda de prata, e se coletar todos os anéis do bônus também, uma moeda dourada. Essas moedas servem para destravar extras do game, como o Debug Mode e o Sound Test.

Análise Arkade: Sonic Mania voltou ao 2D e é o melhor game do ouriço azul dos últimos anos!

E a outra fase bônus é encontrada como em Sonic 3, ao pularmos dentro de anéis gigantes bem escondidos nos cenários. Por eles acessamos um modo de corrida estilizado que evolui o conceito da fase bônus do Sonic CD: temos personagens modelados em 3D bem simples e serrilhado, em pistas de corrida ao estilo F-Zero. O objetivo desse bônus é alcançar um UFO carregando uma Esmeralda do Chaos. Para alcançá-lo, você deve coletar bolas azuis para aumentar sua velocidade e anéis para aumentar o seu tempo, e alcançar o objetivo antes que o tempo acabe.

Confira no vídeo abaixo esses dois modos, em que eu infelizmente falho ao tentar coletar uma esmeralda, mas consigo coletar uma moeda:

Modos extras de jogo & Knuckles

Análise Arkade: Sonic Mania voltou ao 2D e é o melhor game do ouriço azul dos últimos anos!

Além do Mania Mode, o game ainda conta com um modo Time Attack e competitivo. O Time Attack é auto-explicativo, você pode jogar qualquer fase do jogo (desde que já a tenha liberado no Mania Mode) e corre pelo menor tempo possível, em busca de quebrar seus próprios recordes e para tentar competir em um leaderboard mundial. Um problema encontrado no game (até o momento encontrado na versão de Playstation 4) é que ao tentar ver as leaderboards o game sofre um crash, e é fechado forçadamente. Esse é um erro que deve ser corrigido em breve com uma atualização.

E vindo direto de Sonic 2, temos a volta do modo competitivo para dois jogadores. Nesse modo, dois jogadores competem em tela dividida pelo menor tempo e maior número de anéis em uma fase. Esse modo só está disponível localmente, então se tiver a chance, junte mais um amigo e corram em busca da vitória!

Análise Arkade: Sonic Mania voltou ao 2D e é o melhor game do ouriço azul dos últimos anos!

O game ainda possui um easter egg muito legal, que é a presença do game Dr. Robotnik’s Mean Bean Machine como um mini game! Esse game era uma espécie de Tetris competitivo para dois jogadores lançado para o Mega Drive na década de 90. Nesse jogo, o objetivo é juntar quatro ou mais “feijões” da mesma cor, ao fazer isso, o oponente recebe uma penalidade, com blocos fixos que vão prejudicando seu jogo. O jogador que encher sua tela toda até o topo primeiro perde. Esse game está presente como uma boss battle, e como um extra desbloqueável.

O game ainda conta com vários segredos, liberados ao se progredir pelo game e coletar moedas, como habilidades novas para o Sonic e modos secretos de jogo, incluindo o genial modo que trás para dentro do jogo a maior piada relacionada com a série: Sonic 3 & Knuckles. O game tem um modo simplesmente chamado & Knuckles, que adiciona o equidna vermelho como companheiro para todos os personagens, inclusive ele próprio! Pra ficar ainda mais hilário, só se pudéssemos jogar com o lendário “Sanic Hegehog” (não, infelizmente ele não está no jogo…)!

Audiovisual

Análise Arkade: Sonic Mania voltou ao 2D e é o melhor game do ouriço azul dos últimos anos!

Bom, não há o que se falar aqui sobre o visual do game né? Ele é exatamente como em Sonic 2, porém com muito mais refinamento. As animações de personagens estão muito melhores, mesmo nos pequenos detalhes, como ao fazer os personagens olhar para cima, durante suas animações de vitória e etc. Cada fase do game tem um visual único, mesmo que dentro das mesmas zonas, a Sega fez um ótimo trabalho em dar identidade a tudo no game.

Um detalhe interessante é que mesmo as fases clássicas — como Green Hill ou Chemical Plant — foram repaginadas: o cenário é o mesmo, mas o layout é totalmente novo, com novos elementos interativos, novas rotas, novos inimigos, e muito mais. É uma forma criativa de revisitar algumas das fases mais memoráveis do ouriço sem que pareça que estamos apenas “rejogando” algo velho.

Análise Arkade: Sonic Mania voltou ao 2D e é o melhor game do ouriço azul dos últimos anos!

Este “elevador DNA” é uma das novidades da Chemical Plant.

O departamento sonoro não podia ser melhor, todos os sons clássicos estão aqui: o dos anéis, dos pulos, de quando os personagens se transformam em bolinha para ganhar velocidade, e etc. Algo mínimo, mas que fez falta foi um som ao se morrer. Na verdade há um som, mas muito tímido e quase inaudível. Por outro lado, os sons desesperadores também estão aqui: o som de quando se pega uma bolha de ar de baixo d’água e — claro — a terrível musiquinha de contagem regressiva antes de morrer afogado.

Fala sério, só quem cresceu jogando Sonic sabe o quanto esta musiquinha é desesperadora:

As músicas não poderiam ficar pra trás também. Se temos a Green Hill Zone, também temos sua música tema, “remasterizada” e com novos elementos, além de muitas outras músicas excelentes! Uma das zonas com a melhor trilha sonora é a Studiopolis Zone, uma área inteira tematizada com televisões, neon e filmes, sendo a equivalente da clássica Casino Night Zone. A trilha sonora do game é simplesmente excelente!

Conclusão

Análise Arkade: Sonic Mania voltou ao 2D e é o melhor game do ouriço azul dos últimos anos!

Curto e grosso: se você é fã de Sonic, você tem por obrigação jogar Sonic Mania! Esse é um dos, senão O melhor jogo do ouriço azul lançado nos últimos anos! É a prova de que não só o passado merece sempre ser lembrado, mas de que o passado de Sonic ainda é extremamente divertido até hoje!

Sonic Mania é exatamente o que muitos jogadores pediam há muito tempo, um novo Sonic totalmente 2D, acelerado e divertido como seus antigos games. Então se você é um jogador que andava descontente com os últimos games em 3D do Sonic e queria uma experiência mais pura, Sonic Mania está aí, para realizar todos os seus sonhos nostálgicos!

Sonic Mania foi lançado no dia 15 de agosto para Playstation 4, Xbox One Nintendo Switch e chega no dia 29 de agosto aos PCs.

Uma resposta para “Análise Arkade: Sonic Mania voltou ao 2D e é o melhor game do ouriço azul dos últimos anos!”

  • 20 de agosto de 2017 às 17:50 -

    Anthoni Vedovato

  • Depois de Muitos Jogos da Era Moderna,está na Hora de Voltar para a Era Clássica!!!

Deixar um comentário (ver regras)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *