Após sete anos de vida, Microsoft encerra a produção do Kinect para o Xbox One

26 de outubro de 2017
Autor: Renan do Prado

Após sete anos de vida, Microsoft encerra a produção do Kinect para o Xbox One

Após sete anos de existência, a Microsoft declarou que irá oficialmente descontinuar o Kinect para o Xbox One. A revelação foi dada de forma um tanto difarçada durante uma entrevista. Com isso, a partir de agora o periférico não será mais produzido nem comercializado pela loja oficial da Microsoft (O periférico ainda será vendido por outras lojas que o possuírem em estoque).

Kinect surgiu em 2010 como uma verdadeira revolução, apresentando um periférico com sensor e captura de movimentos que poderia ser usado para transformar os movimentos dos jogadores em comandos dentro de video games, o que deu vida à série de grande sucesso da UbisoftJust Dance.

Após sete anos de vida, Microsoft encerra a produção do Kinect para o Xbox One

A vida do periférico no entanto não foi bem alegre, poucos games o usavam de forma plena, e a ideia de que “sensores de movimentos são o futuro dos controles” não convenceu os jogadores. A situação foi feia no início da era do Xbox One, em que a Microsoft tentou tornar o periférico obrigatório na compra e utilização do então novo console. Exigindo comandos de voz e reconhecimento facial (além de conexão constante com a internet) para deixar os jogadores usarem o console.

Essa decisão deixou os fãs da Microsoft muito irritados, e algum tempo depois essa obrigatoriedade foi descartada. A partir daí o Kinect passou a ter cada vez menos visibilidade e atenção dos jogadores e das produtoras. Inclusive, para utilizá-lo nas novas versões do Xbox (X), o jogador precisaria de um adaptador USB extra para conectá-lo.

Após sete anos de vida, Microsoft encerra a produção do Kinect para o Xbox OneCom isso, chega ao fim a história do Kinect, um periférico que revolucionou no começo, mas cuja moda acabou passando bem rápida até ser esquecido por todos. No entanto, sua tecnologia ainda viverá, segundo a Microsoft, através do HoloLens, além da tecnologia de captura de movimentos do periférico ter sido comprada pela Apple, e será utilizada na câmera do iPhone X.

Apesar disso, nos últimos tempo o Kinect recebu poucos, mas alguns games interessantes que aproveitavam bem o seu potencial, mas uma pergunta agora fica, como ficará o futuro de games baseados em movimento na plataforma da Microsoft? Como o próprio Just Dance? E você, teve ou tem um Kinect? Compartilhe aí sua opinião e suas memórias com o periférico com a gente!

(Via: Gamesradar)

 

Deixar um comentário (ver regras)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *