Por que a Capcom não lança um novo Darkstalkers? O produtor de Street Fighter explica

13 de outubro de 2014

Por que a Capcom não lança um novo Darkstalkers? O produtor de Street Fighter explica

Não é de hoje que os fãs de uma boa pancadaria esperam pelo retorno de Darkstalkers. Mas a Capcom não parece disposta a produzir um novo jogo da série. E o produtor de Street Fighter, Yoshinori Ono, explica por quê.

Os fãs mais saudosistas da série Darkstalkers talvez tenham investido uma graninha em Darkstalkers Resurrection, coletânea que trouxe dois dos games clássicos da série pseudo-remasterizados para PS3, X360 e PC. Leia nossa análise aqui.

Na época, muitos de nossos leitores debateram nos comentários que a coletânea seria uma espécie de “análise de mercado” da Capcom, que estaria vendo a aceitação do jogo para quem sabe investir em um novo jogo.

A boa notícia é que nossos leitores estavam certos: Darkstalkers Resurrection foi uma espécie de análise de mercado. A má notícia é que o resultado dessa análise não foi bem o que a Capcom esperava, e por isso um Darkstalkers 4 não deve acontecer tão cedo.

Por que a Capcom não lança um novo Darkstalkers? O produtor de Street Fighter explica

Em entrevista ao Event Hubs, Yoshinori Ono, o famoso produtor de Street Fighter revelou um pouco dos bastidores da empresa: segundo ele, a Capcom possui uma estimativa de vendas que, se não for alcançada, acaba inviabilizando a produção de sequências.

“Se um jogo não vender mais de 2 milhões de cópias, então nós temos que colocar um freio em quaisquer planos para uma sequência”, afirmou Ono. E pelo jeito a coletânea Darkstalkers Resurrection não alcançou este mínimo de vendas, o que justifica (nos termos da Capcom) o desinteresse em um novo jogo.

“Sinto muito, mas nós não vamos lançar um novo jogo da série Darkstalkers em breve, simplesmente porque não conseguimos alcançar nossa meta de vendas para Darkstalkers Resurrection, complementou o produtor.

Por que a Capcom não lança um novo Darkstalkers? O produtor de Street Fighter explica

Yoshinori Ono e seu famoso bonequinho do Blanka.

O entrevistador comentou que gostaria muito de ver um novo Darkstalkers… ao que Yoshinori Ono, um adepto da zoeira, respondeu: “neste caso, tudo o que você precisa fazer é comprar umas 4 milhões de cópias de Darkstalkers Resurrection (risos)”.

Uma postura sem dúvida decepcionante para os fãs, mas condizente com o mercado, afinal, a produção de um jogo envolve tempo, mão de obra e muito dinheiro. Investir tudo isso em algo que talvez não venda tanto assim é algo que, mesmo empresas gigantes como a Capcom, não estão dispostas a se dar ao luxo.

Fã de Darkstalkers, deixe sua opinião sobre as revelações de Ono e o futuro da franquia nos comentários.

(Via: Event Hubs)

23 Respostas para “Por que a Capcom não lança um novo Darkstalkers? O produtor de Street Fighter explica”

  • 13 de outubro de 2014 às 14:10 -

    Gabriel

  • Não acho bom, mas acho muito justo e honesto a Capcom abrir o jogo com os fãs.Como o próprio texto já fala, custa muito tempo e dinheiro produzir um jogo e a Capcom não é nenhum estúdio indie.

  • 13 de outubro de 2014 às 14:15 -

    Gustavo Figueiredo

  • O jogo não vendeu bem porque não houve nada de interessante nele que despertasse o interesse em quem não o conhecia, apenas o velho combate de sprites.Se eles tivessem apelado para uma outra estratégia, como a de inserir alguns personagens principais do DK como DLC do Street Fighter IV, onde eles estariam com um visual novo, talvez houvesse uma outra reação do mercado.

  • 13 de outubro de 2014 às 14:25 -

    camaroon

  • eu discordo, seria como se eu testasse um um fusca flex para ver se vende um new beatle!

  • 13 de outubro de 2014 às 14:31 -

    L.junior

  • Como o japa queria que fossem comprados 2 milhões de copias de um jogo do qual nao vi diferença nos graficos dos tempos de arcade? daí chama de “remasterizado” ? esse japa é um ótario!!! que ainda abre a boca pra mandar o fã comprar 4 milhões para, daí, pensar em fazer um novo Darkstalkers com graficos que venderiam 2 a 5 milhões. joguei muito Darkstalkers na época… baxei a demo do Resurrection e não vi o porque compra-lo. já que o mesmo não tem diferença.repetindo. Yoshinori Ono é um ótario como qualquer outro membro da Capcom mercenaria. fico muitissimo feliz por Shinji Mikami ter saido dessa empressa que a cada ano que se passa, fica mais safada!!!!

  • 13 de outubro de 2014 às 14:50 -

    Chrno

  • Na minha opinião a resposta da Capcom pode realmente ser algo a se levar em consideração. Para se fazer um jogo é muita coisa necessária onde o custo é o principal motivo de cancelamentos ou atrasos. Claro que em termos de empresa jamais se deve desconsiderar esse fator pois pode acarretar no fim da mesma. Mas olhando por outro lado eu não acredito que a Capcom estaria interessada em fazer um novo jogo da serie simplesmente lançando o Ressurection não. Acredito que ela só queria fazer uma pesquisa se os fãnboys iriam dar lucro a ela ou não com o Ressurection assim como fazem com Resident Evil (que na minha opinião também já passou da hora de encerrar a serie). Isso explica a falta de capricho no jogo. E mais uma vez na minha opinião não vejo motivo para comprar um jogo simplesmente portabilizado para outro console ou portátil se eu já tenho o mesmo. Em fim a Capcom realmente é mercenaria mas apesar de tudo ainda tem alguns jogos que ainda gosto que são dela. E fico feliz também por Keiji Inafune ter saído da empresa afinal empresa de jogo grande que valoriza o seu produto em termos de fãns eu só conheço a Mistwalker e a Level 5.

  • 13 de outubro de 2014 às 15:23 -

    gundamaster

  • Isso é piada? a crapcpon lança um jogo reciclado pra saber se vale a pena lançar uma jogo novo? serio? eles acham mesmo que um jogo recauchutado pode ser usado como base pra saber que uma serie vale ou nao vale a pena ser feita? eles não são burros assim…. eu acho que não

    • 13 de outubro de 2014 às 16:07 -

      leandro leon belmont alves

    • concordo cara, e me pergunto: custaria muito fazer um Teaser do Darkstalker 4 com a engine do SF4? aposto que nem daria tanto trabalho, era só aproveitar a engine e ver a reação dos fãs. mas não, vamos recauchutar um game de mais de 17 anos quando em MAMES estão em gráficos melhores e ainda é de grátis.depois a Capcom recebe a taxa de mercenária e se perguntam o porque

  • 13 de outubro de 2014 às 16:39 -

    Leandro

  • Mais respeito com o Ono, sem ele não tinha street fighter !

  • 13 de outubro de 2014 às 17:14 -

    Adriano

  • Ok, mas primeiro: não necessariamente a “não venda” Resurrection significa que um novo jogo não venderia. Afinal, no PS2 já existiu um Collection da série.E pq eles não fazem um novo com gráficos mais “simples”, o que baratearia a produção?Outra coisa: o relançamento do Jojos Bizarre vendeu bem? Pq eles fizeram um novo game.

    • 13 de outubro de 2014 às 17:50 -

      leandro leon belmont alves

    • “Outra coisa: o relançamento do Jojos Bizarre vendeu bem? Pq eles fizeram um novo game.” se venderam ou não, não sei te dizer, mas graças o hype da versão anime de Jojo Bizarre, com certeza deve ter ajudado nas vendas, ao contrário de Darkstalkers que nem nova animação possui

      • 16 de outubro de 2014 às 11:23 -

        Adriano

      • Ah tá, viajei aqui.Sei lá pq achava o Jojos um game da Capcom.

    • 13 de outubro de 2014 às 18:15 -

      Rodrigo Pscheidt

    • Na real o game JoJo’s Bizarre Adventure: All Star Battle não tem qualquer relação com a Capcom ou com o game 2D qu ela produziu. Ele foi produzido pela CyberConnect2 (a mesma de Asura’s Wrath) e distribuído pela Namco Bandai.

      Ao contrário de Darkstalkers, que é uma IP da Capcom, Jojo’s é um mangá produzido por terceiros, e pode ter seus direitos licenciados para qualquer produtora. 

      • 16 de outubro de 2014 às 11:23 -

        Adriano

      • Ah tá, viajei aqui.Sei lá pq achava o Jojos um game da Capcom.Rsrsrs!

  • 13 de outubro de 2014 às 18:27 -

    Bruno

  • Eles querem mesmo fazer analize de mercado com jogos antigos que podem ser emulador em qualquer computador?

    • 13 de outubro de 2014 às 19:30 -

      leandro leon belmont alves

    • na minha opinião, o Darkstalkers Ressurection foi preguiça da Capcom. é como outro comentário que vi aqui “é como se me pedissem para comprar um fusca para verem se vão fazer um New Beetle” como se um jogo em 2D feito a 17 anos iria ser relevante ao SF4 ou a Tekken atualmente. tem Marvel vs Capcom e outros em 2D, mas Darkstalkers não as mesma jogabilidade para competir com esses. outro exemplo fora o Megaman 9 e 10 que mesmo tendo vendido, não atingiu a meta da Capcom. motivo? nem todo mundo é saudosista para ainda curtir 8 bits. e ela está pouco se lixando para a opinião dos jogadores. ou seja, para a Capcom viver de RE e SF já bastam para a empresa.

      • 14 de outubro de 2014 às 20:26 -

        Arialdo m.c.

      • Concordo com vc leandro,a capcom nao pensa em seus fans,muitas franquias como mega man,final fight,dino crisis e outras foram esquecidas,nao fazem franquias como antigamente.

    • 14 de outubro de 2014 às 07:06 -

      Ronan Azarias

    • Não né cara. Essa não é a proposta da análise. Até mesmo o que você está propondo pode ser considerado pirataria. A análise de mercado é para avaliar a aceitação do público de um novo game da série, assim como SF e MK.Eu sinto falta deste jogo ( ainda jogava ele no fliperama) e gostaria muito de ver um novo jogo com mais personagens e tudo mais, porém o mundo não quer ver o jogo novamente. Infelizmente acho que isso aconteceu porque o público alvo não conhece e nem tem vontade de conhecer, pois somente quem jogou game poderia querer, porém estes estão em plena capacidade produtiva (leia-se trabalha) e podem não ter mais tempo pra jogar e os que tem são muito novos pra lembrar e querer um jogo antigo.Ninguém investe em um projeto sabendo que não  vai haver retorno.

  • 13 de outubro de 2014 às 18:49 -

    Henrique

  • Sinceramente… Esse produtor é doidão. E ainda tem cárie. 

    • 13 de outubro de 2014 às 19:23 -

      leandro leon belmont alves

    • e tem gente que o ache “muito engraçado”…ha………ha……ha

  • 13 de outubro de 2014 às 21:47 -

    socrates c. paulo

  • Não fazem pela sensualidade da personagem Morrigan e etc… qualquer personagem sensual feminino atualmente é criticada e condenada por feministas ou a turma babaca do politicamente correto, olha eu nunca pensei que a sociedade em geral jamais passaria por uma crise de hipocrisia e imbecilidade na história.

  • 14 de outubro de 2014 às 10:34 -

    Aahualpa

  • Pow curto a serie darkstalkers… joguei bastante no fliperama… gosto dos personagens… até o anime OVA eu acompanhei… quando vi na psn por exemplo o jogo fui correndo baixar a demo pra ver como era… ai bateu a decepção… pow na era q marvel vs capcon e street fighters foram refeitos pensei q tinham feito o mesmo com darkstalkers… mas ai vejo o mesmo jogo dos fliperamas… com uma barra lateral horrível… essa foi uma analise de mercado muito fail da capcon… pq somente jogadores super saudosistas iriam comprar aquele jogo novamente… era o mesmo jogo… pseudo-remasterizado… pq nem uma remasterização decente eles fizeram… ñ tem como analisar mercado assim… eu como fã queria ter pegado esse jogo e visto ele repaginado… como quando peguei o street e o marvel vs capcon… preguiça da capcon em investir isso ai já é mais doq obvio

  • 15 de outubro de 2014 às 00:03 -

    Onigumo

  • Capcom foi na onda do capitalismo como todas as outras, pobre dessa geraçao que nao sabe oque e ter jogos desenvolvidos para fas. Me pergunto de que adianta mais acompanhar series de jogos, quero dizer pra ver coisas como isso acontecer ( ou pior modelo de produçao ubisoft). A magia do mundo dos jogos se resume hoje a graficos, se e que isso pode ser chamado de magia.

  • 18 de outubro de 2014 às 21:33 -

    João Marcos

  • Não li todos comentários então … mas eu acho bem ridículo isso ! Como você quer ganhar novos adeptos sem lançar algo “chocante” para atrair ?!Se é para ficar pagando, para ter jogos assim, que se dizem “remake” dos antigos e no fim não tem diferença … desculpa Capcom , mas não  compro ! Como muitos devem ter comprando e ficaram decepcionados quando foram jogar …Sou muito mais jogar no meu Saturn ! Afinal , para ser igual , melhor ter o clássico em mãos ! E essa desculpinha de que não atingiu a meta .. ahhh fala sério ! Os caras mudam quase nada do jogo como andam fazendo com SF e acham que temos a obrigação de comprar e amar , só por sermos fãs de longa data ?!Falta de respeito com nós jogadores !

Deixar um comentário (ver regras)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *