Euclideon: você não vai acreditar na qualidade gráfica que esta engine é capaz de alcançar!

25 de setembro de 2014

Euclideon: você não vai acreditar na qualidade gráfica que esta engine é capaz de alcançar!

Em tempos onde gráficos vão ficando cada vez mais realistas, eis que uma nem tão conhecida empresa australiana promete revolucionar o mercado: a Euclideon SolidScan é uma engine capaz de criar réplicas digitais perfeitas de ambientes reais!

Produzida pela empresa de tecnologia Euclideon, a tecnologia utiliza um moderno sistema de escaneamento de ambientes para recriá-los com uma quantidade de detalhes incrível.

O segredo está na maneira como a recriação é feita: ao invés de  utilizar os bons e velhos polígonos “fixos” tradicionais, ela utiliza minúsculos pontos flutuantes, o que permite um nível de detalhes muito maior.

Confira abaixo o vídeo a recriação absurdamente realista de uma bela catedral e de um ambiente selvagem:

Temos mais um vídeo da Euclideon para ter mostrar. Esse é uma espécie de making of, trata mais de aspectos técnicos, mas mostra os programadores passeando em tempo real pelos ambientes criados com a engine.

Clica no play aí:

Vale ressaltar que a Euclideon não é necessariamente nova, ela já está em produção há alguns anos. Em 2011, Marcus “Notch” Persson, o criador de Minecraft chegou a contestar o material apresentado, afirmando que os desenvolvedores não mostravam a programação sendo feita de fato, o que o levava a crer que a Euclideon era uma farsa, e todo o hype estava sendo gerado em busca de financiamento.

Para comprovar que não estava enganando ninguém, o CEO da Euclideon, Bruce Dell afirmou que, entre outros investidores, o próprio governo australiano estava investindo milhões na produção da engine, e que eles realmente não estavam correndo atrás de financiamento nenhum, pois o projeto já estava bem adiantado.

Depois desta troca de farpas a poeira baixou, mas parece que a coisa está se encaminhando. O site oficial da empresa informa que em 2015 serão lançados 2 jogos rodando na Euclideon SolidScan. Ainda não sabemos que jogos são esses, mas desde já estamos bem curiosos!

O que achou do poder da Euclideon SolidScan? Acha que ela realmente é capaz de fazer tudo o que mostra? Será que esse realismo todo poderá ser levado aos nossos queridos games sem comprometer resolução e framerate? Deixe sua opinião nos comentários!

(Via: Kotaku, Euclideon)

9 Respostas para “Euclideon: você não vai acreditar na qualidade gráfica que esta engine é capaz de alcançar!”

  • 25 de setembro de 2014 às 14:28 -

    Christian William

  • Eu só vou acreditar nessa tecnologia quando estiver uma prova mais sólida que não seja os videos que eles postam,eu mexo e entendo sobre modelagem em 3d e seus conceitos ,e esse bagulho de pontos não me entra na cabeça,acho que o scan ponde sim capturar pontos sobre distancia e cor mas eles são trasformados em tris pelo programa e da pra ver isso quando ele da zoom e um objeto e fica claro que as bordas estão serrilhadas igual um raw scan compostos de tris,e isso iria ficar muito visivel num jogo iria ter que passar por um polimento e retopologia senão seria perda de memoria,quero ver como esse dois jogos deles serão e espero que eu esteja errado porque é uma tecnologia muito interessante. 

    • 25 de setembro de 2014 às 15:26 -

      Rodrigo S.T

    • acho que o que dá a maior sensação de realismo é o “bake” da iluminação real,mas realmente isso terá que ser convertido em polígonos porque nenhum computador gamer vai ter a capacidade de processar “átomos” acho que por enquanto o melhor que temos msm é o tessellation

      • 25 de setembro de 2014 às 15:49 -

        Christian William

      • Sim a iluminação ta meio estranha, parece  faltar ambient occlusion .-.

  • 25 de setembro de 2014 às 15:03 -

    Jader

  • Eu já conhecia este projeto há um bom tempo, acho que há uns 3 anos atrás. Eles lançaram um vídeo explicativo de como funciona a tecnologia nova de renderização e criação de imagens 3D, onde não são feitos através de polígonos, e sim de pequenos pontos, como se fossem átomos. Na época ninguém deu bola, achando que era tudo balela. Muitas empresas grandes de jogos digitais duvidavam que era um projeto sério e que realmente funcionaria. Agora tá aê! Um tapa na cara de quem desdenhou.

  • 25 de setembro de 2014 às 15:03 -

    Ernesto Pereira

  • Eu espero um tempo que apareça uma engine que crie historias e jogabilidade originais e façam realmente o jogo valer a pena o valor que é vendido. Cada enredo q PQP!!! Não vale um centavo.

    • 25 de setembro de 2014 às 15:17 -

      Rodrigo S.T

    • já ouvi falar dessa engine. Acho que o nome dela é criatividade

    • 25 de setembro de 2014 às 17:17 -

      Giovani

    • Tem razão.Poucos jogos hoje em dia respeita a inteligência do jogador.Esse é um fenômeno cultural da atualidade.Tudo está sendo nivelado por baixo,qualidade e bom gosto é quase uma ofensa.

  • 25 de setembro de 2014 às 17:18 -

    Thiago

  • Parece bem limitado quanto a efeitos de iluminação dinâmica, o que pode inviabilizar o uso em games. No aguardo das novidades..

  • 25 de setembro de 2014 às 18:02 -

    Leandro

  • Pra passeio virtual até entendo, pois eles usam aquele equipamento para capturar o ambiente em volta, mas pra games não entendi como será feito

Deixar um comentário (ver regras)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *