Filmes de games – 15 anos de altos e baixos

23 de janeiro de 2010
Autor: Raphael Cabrera

ign presents the history of street fighter 200902160843198521 Filmes de games   15 anos de altos e baixos

Desde que a indústria cinematográfica resolveu investir em filmes baseados em games, fãs do mundo inteiro vibraram ao ver seu título preferido na grande tela, porém com a mesma intensidade se decepcionaram ao ver que o seu grande jogo não repetiu a mesma qualidade do mundo virtual na “vida real”. Já são mais de 15 anos de muito filme (e lixo) produzido.

Não-fidelidade

Provavelmente a maior decepção com games da minha vida foi o filme do Super Mario Bros. Eu, com meus 12 anos e já passando da marca dos 3 milhões de cogumelos comidos, fui ao cinema para me deparar com um filme nota zero. Inimigos que eu nunca havia visto antes, no lugar dos goombas colocaram monstros grandes com cabecinhas pequenas! E o vilão que capturou a princesa? Um loiro que consegue ter um corte de cabelo ainda pior que o dos seus capangas. Sem falar nos dinossauros, seria alguma tentativa frustrada de fazer referência aos Yoshis?

mariomovie91 Filmes de games   15 anos de altos e baixos

Inimigos do Mario? EPIC Fail

O grande problema é, na verdade, a incapacidade da indústria cinematográfica em se manter fiel ao jogo. Em alguns momentos, a desatenção a detalhes é tanta que chega a ser desrespeitoso. Por exemplo Max Payne (2008). No jogo havia uma droga verde chamada V, que era frequentemente referenciada como névoa verde, e inclusive na famosa cena em que Max é envenenado com a droga, a tela fica toda verde. No filme conseguiram a proeza de reproduzir a droga como sendo azul! Porquê? Não faz o menor sentido! Eles sequer jogaram o jogo para produzir o filme? O absurdo é tanto que seria a mesma coisa que fazer um filme de Zelda e colocar uma roupa vermelha no Link.

Roteiro Adaptado

Um grande problema encontrado pelos diretores é a adaptação do roteiro do jogo. As histórias de alguns games foram criadas apenas para servirem ao jogo e não para ter o complexo enredo de um longa metragem. Devido a esta grande distância entre os roteiros dos jogos e dos filmes acabam surgindo as mais mirabolantes encheções de linguiça. Em alguns casos, a falta de criatividade é tanta que o jogo é completamente esquecido e um novo roteiro é criado, como é o caso de Doom, um filme tão ruim que a cada cena uma vontade de mudar de canal cresce no telespectador.

resident evil1 Filmes de games   15 anos de altos e baixos

Lasers em Resident Evil: Cena interessante mas fidelidade ao jogo: Zero.

Outro exemplo é o Resident Evil (o primeiro), a história do game daria um filme de terror extremamente bom: uma mansão no meio de uma floresta em uma cidade infestada por zumbis. Que clima! Porém, Hollywood conseguiu estragar tudo ao colocar raios laser e atores medíocres. Por outro lado, um filme que, apesar de não se manter totalmente fiel à trama do jogo, acabou surpreendendo positivamente foi Silent Hill, que em alguns momentos consegue reproduzir com exatidão a atmosfera claustrofóbica do jogo.

Clichês em excesso

1804770389p1 237x300 Filmes de games   15 anos de altos e baixos

Angelina Jolie? WIN!

Hollywood tem uma regra para seus filmes: Quanto mais clichês, melhor. O vilão que aprende a amar, o carro que não pega, a mistura de duas situações perigosas (tais como aviões e serpentes), ou as sábias últimas palavras antes da morte. Com os filmes baseados em games não poderia ser diferente. Mesmo que o jogo tenha uma história original, os roteiristas conseguem inserir alguns para estragar. Em Tomb Raider, assim como em qualquer filme de ação, esses clichês estão por todos os lados. As balas das armas que acabam na pior hora, além de outras situações que teriam sido inesperadas se estivessem no primeiro Indiana Jones, mas totalmente previsíveis para um filme lançado em pleno século 21. Por incrível que pareça, neste caso é só ignorar os clichês e assistir. Já que não há como dormir vendo o par de coxas da Angelina Jolie de um lado pro outro, o filme consegue ser “assistível”.

Atores e efeitos especiais medíocres

SMBMovie MarioLuigi21 Filmes de games   15 anos de altos e baixos

Mario? Luigi? São vocês mesmo?

Quanto menor o orçamento do filme, maior deve ser a criatividade do diretor para adaptar e improvisar as cenas. O filme Mortal Kombat, por exemplo, mesmo com poucos atores conhecidos na época conseguiu unir o bom figurino a efeitos especiais para criar os verdadeiros personagens da série. Quando vi pela primeira vez o Scorpion na tela tive a sensação de que aquele era realmente o Scorpion. Infelizmente nem sempre é o que sempre acontece e ao ver alguns personagens, como por exemplo, o Luigi em Super Mario Bros, a primeira frase que vem na cabeça é: “Quero meu dinheiro de volta!”

Futuro

princeofpersia Filmes de games   15 anos de altos e baixos

Prince of Persia - Uma nova esperança?

A história provou que muitos games adaptados para filmes fizeram feio. Na verdade, até hoje a maioria dos melhores filmes de jogos foram os longa metragens feitos em animação. Talvez com a maior facilidade e menor custo de efeitos especiais vamos poder, num futuro próximo, ver filmes baseados em jogos com baixo orçamento e boa qualidade, tanto em roteiro quanto em fotografia. Além disso, com a atual popularização da cultura gamer é, sem sombras de dúvidas, de interesse das produtoras fazerem filmes mais fiéis aos jogos. Esperamos que a nova onda de jogos baseados em filmes previstos para os próximos anos venha confirmar isto.

Este texto foi publicado originalmente na edição 2 da Revista Arkade. Para ler a Revista na íntegra, clique aqui.

13 Respostas para “Filmes de games – 15 anos de altos e baixos”

  • [...] Já falamos bastante sobre adaptações de jogos de videogame para o cinema na matéria especial Filmes de Games – 15 Anos de Altos e Baixos. Felizmente, o mesmo não pode ser dito dos fan films, obras produzidas por cineastas [...]

  • [...] Já falamos bastante sobre adaptações de jogos de videogame para o cinema na matéria especial Filmes de Games – 15 Anos de Altos e Baixos. Felizmente, o mesmo não pode ser dito dos fan films, obras produzidas por cineastas [...]

  • 0
    29 de março de 2011 às 19:19 -

    Glauco

  • putz, tbm tive a mesma decepção =/ Mario só nos jogos msm.

  • 0
    29 de março de 2011 às 19:44 -

    Neo Rock X

  • Vocês esqueceram de Double Dragon que também foi outra lástima, bem como a sequência de Mortal Kombat, além de SF:Chun-Li Legends…eu concordo com vocês, mas quando assisto RE, eu não conigo esquecer de Chris Redfield,Jill Valentine, Leon Kennedy e outros que tornaram a franquia famosa graças a sua luta contra a Umbrella,T-Virus e derivados,etc o triste foi ter deixado estes elementos chutados pra escanteio e darem enfase a uma personagem desconhecida:Alice…dá medo o que eles não farão com God Of War,HALO,Gears Of War,Bioshock, Dead Space,etc…

  • 0
    20 de julho de 2011 às 10:54 -

    André Rocha

  • Qnd fizerem um filme do God of War vai ser maneiro.
    Até sei qm pode fazer o papel do Kratos……
    Aquele primeiro cara q o Brad Pitt matou no filme Troia, o cara é careca, alto e forte.

  • 0
    16 de novembro de 2010 às 17:09 -

    Deko

  • Doom é outro que não tem muito a ver com a historia do game, agora vou esperar o god of war !

  • 0
    7 de fevereiro de 2010 às 11:20 -

    kuka

  • Eu achei hitman bem fiel ao personagem, mas não fiel a história do game….Foi um filme de qualidade….
    Mas outros da lista realmente são deploráveis(Mario é o grande exemplo,…eu assisti qdo era bem pequeno)
    O problema do Resident Evil, foi se afastar dos games, introduzindo Alice como a protagonista….Foi um escolha ruim…É possível assistir Resident Evil, mas tem de se esquecer que ele é baseado nos games, assim ele se torna mais satisfatório.

  • 0
    24 de janeiro de 2010 às 14:34 -

    Albert

  • Só complementando, Infezlimente concordo com o Erick, o filme do prince of persia não me traz esperanças de ser bom, começando pelos inimigos humanos, segundo pelo estilo de luta mediocre que aparenta ter o principe, e terceiro por jogar elementos do 2º e 3º jogo no filme onde deveria ser o começo da história. infelizmente é assim mas os jogos são bons como jogos.

  • 0
    23 de janeiro de 2010 às 22:55 -

    Erick

  • Na verdade, Adler, Hitman é um filme que eu gostaria de esquecer. rs

    Apesar dos trailers e cenas que vi serem boas, eu não estou com muitas esperanças no Prince of Persia também, mas eu realmente espero estar errado.

  • 0
    24 de janeiro de 2010 às 19:55 -

    Jonathan Pedroza

  • O jeito é esperar pelo filme do Halo, não tem como errar nesse(eu acho).

    E os filmes de Residente Evil, apesar de não serem fiéis ao game, são bons… acho que é porque eu gosto da Milla Jovovich ueahueaheuaheu

  • 0
    28 de janeiro de 2010 às 11:16 -

    Thiago

  • E the house of the dead ??? Putz , muito ruim . E alone in the dark entaum ??? Aff .

    Um que eu acho que escapou foi o Silent Hill e o primeiro Mortal Kombat .

  • 0
    28 de janeiro de 2010 às 19:58 -

    Bruno

  • Já escutei um papo de que apos o 4⁰ filme da Série, no quinto, a Sony pretende recomeçar do zero a franquia, o negócio é torcer para que esse venha fiel ao primeiro jogo.

  • 0
    23 de janeiro de 2010 às 17:59 -

    Adler Sasuke

  • Não podemos esquecer do filme de Hitman, que apesar de bem produzido não seguiu a história do jogo!

    Já o Tomb Raider, eu gostei, especialmente pelo fato de Lara Croft ser interpretada pela deusa Angelina Jolie!

    Acredito que o Prince Of Persia, pela publicidade feita dele, pelos trailers já lançados, e pelo lançamento do jogo no mesmo mês do filme, será muito bom.
    Apesar de que um erro já é notável: O nome do filme é The Sands Of Time, título do primeiro jogo. No entanto a roupa do Prince é a que ele usa no segundo jogo, Warrior Within.
    Porém, acredito que não seja exatamente um erro, visto que a roupa do segundo é muito estilosa, comparada ao monte de pano que cobre o prince no primeiro jogo. Ficou legal!

Deixar um comentário (ver regras)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Olá, Visitante!

Faça login ou cadastre-se