Nintendo 3DS – Veja como funciona o novo portátil da Nintendo

17 de novembro de 2010
Autor: Fábio Torres

Nintendo 3DS - Veja como funciona o novo portátil da Nintendo

Quando se trata de portáteis, a Nintendo está quilômetros e quilômetros a frente de seus concorrentes. Desde o Game Boy tijolão, passando pelo Game Boy Color, Game Boy Advance, Nintendo DS até o Nintendo DSi, a empresa japonesa sempre soube o que estava fazendo, criando sucessos enormes de venda e de crítica. O próximo passo na “dominância nintendística” já foi anunciado: o Nintendo 3DS, um portátil que conseguirá gerar imagens em perspectiva 3D sem a necessidade de óculos especiais.

O Nintendo 3DS foi anunciado no dia 23 de março de 2010 sob um certo ceticismo da crítica, da indústria e dos fãs em geral. Como a empresa conseguiria aquilo? E porquê um anúncio tão adiantado? Faziam poucos dias que o Nintendo DSi XL havia sido lançado e anunciar um novo e melhor portátil tão logo assim certamente prejudicaria as vendas do DSi XL. A Sony, principal concorrente da Nintendo no mercado de portáteis, atacou diretamente o portátil 3D, afirmando que “crianças não precisam de gráficos 3D”.

Mesmo assim, a Nintendo foi em frente com o projeto, aumentando as expectativas de todos gradativamente, até chegar a Electronic Entertainment Expo, a E3. Na feira, a empresa finalmente mostrou a cara do portátil em seu evento próprio – com direito a vídeos promocionais mostrando Satoru Iwata, presidente da Nintendo, Reggie Fils-Aime, presidente da divisão americana da Nintendo, e Shigeru Miyamoto, principal desenvolvedor da empresa, testando o 3DS e brincando com os personagens da empresa.

Nintendo 3DS - Veja como funciona o novo portátil da Nintendo

Quem esteve presente no evento também não ficou de fora da brincadeira: diversas modelos começaram a desfilar pelos corredores do teatro demonstrando o 3DS e sua impressionante tecnologia para os jornalistas. A opinião era unânime: a Nintendo mais uma vez conseguia se superar, trazendo um portátil inovador, divertido e que certamente seria um sucesso de vendas quando fosse lançado.

Especificações técnicas

Nintendo 3DS - Veja como funciona o novo portátil da NintendoEm termos de formato, o 3DS não mudou muito em relação aos seus antecessores. Ele tem aproximadamente 13,5cm de largura, 7,4cm de comprimento (fechado) e 2cm de altura (fechado) e pesará aproximadamente 226,8 gramas. Ele continua com duas telas, sendo que a tela inferior é sensível ao toque, com resolução de 320×240 pixels. A tela superior é feita de LCD e possui uma resolução de 800×240 pixels – sendo que 400 pixels são reservados para cada um dos olhos.

Em termos de botões, o 3DS permanece o mesmo, com a exceção de que, além do D-Pad tradicional, agora ele terá um direcional analógico chamado de Slide Pad, que permitirá controle em 360º. O portátil terá um giroscópio e um sensor de movimento – a mesma tecnologia utilizada no Wii Remote e Nunchuk.

Uma das grandes novidades do 3DS é o fato dele contar com duas câmeras externas que permitirão a captação de imagens em três dimensões. O portátil também tem uma câmera interna, tal qual o DSi, e o já tradicional microfone embutido. O trio de câmeras terá resolução de 640×480 pixels, equivalente a uma câmera de 0,3MP.

O portátil ainda terá um ajustador de profundidade para 3D, que nada mais é que um slider que mede a profundidade que os objetos estarão na tela quando você estiver jogando. O aparelho terá também um sistema de comunicação via wi-fi que permite ao 3DS identificar outros 3DS’s, permitindo a troca de informações e dados entre os aparelhos.

Os cartuchos do 3DS terão capacidade para até 2Gb de informação no seu lançamento e o console terá retrocompatibilidade com todos os jogos do DS e DSi. Três cores já foram anunciadas: azul ciano, vermelho e preto. O Nintendo 3DS será lançado em março de 2011 no mundo todo.

Como funciona o 3D do 3DS

A principal característica do 3DS é, sem dúvidas, o fato de o usuário poder enxergar imagens em três dimensões sem a necessidade de ter um óculos especial, seja ele polarizado ou anaglifo. O efeito é gerado a partir da estereoscopia, uma técnica que exibe duas imagens praticamente iguais, com apenas perspectivas levemente diferentes. Ao ser exposto a este tipo de imagem, nosso cérebro cria uma terceira imagem, esta sim tridimensional e com sensação de profundidade.

No caso do 3DS, o “milagre” atende pelo nome de Parallax Barrier (Barreira Paralaxe), um dispositivo criado pela Sharp que ordena como as imagens estereoscópicas são apresentadas para o usuário. Quando desativado, o Parallax Barrier fica “invisível” e o jogador vê a imagem normal, como estamos acostumados. Quando ativado, ele controla o cristal líquido da tela para emitir duas imagens diferentes, fazendo com que cada uma seja vista por um olho diferente e criando a sensação de profundidade.

Esta tecnologia, no entanto, só funciona se o usuário estiver no máximo a 60cm da tela e em linha reta. Se o usuário estiver em uma distância maior que isso ou vendo de lado, a experiência não é a mesma. Ele talvez verá alguma profundidade, mas não é a mesma coisa. É por isso também que a tecnologia criada pela Sharp não foi implantada em televisores ou monitores de computador ainda – apesar de que isto deva ser uma mera questão de tempo.

Jogos

Como já era de se esperar, o Nintendo 3DS contará desde o seu lançamento com uma gama bastante vasta de jogos. Franquias famosas, mas um pouco esquecidas pela Nintendo, como PilotWings, Kid Icarus, Star Fox e Paper Mario voltarão à ativa com o portátil. Por isso, o jeito é ir economizando o dinheiro e esperar pelo lançamento do 3DS, o portátil que certamente manterá a liderança da Nintendo no mercado de portáteis e que revolucionará os videogames.

Esta matéria foi publicada originalmente na edição número 15 da Revista Arkade.

10 Respostas para “Nintendo 3DS – Veja como funciona o novo portátil da Nintendo”

  • 17 de novembro de 2010 às 15:43 -

    bacon mage

  • a nintendo é a nintendo,não tem erro,pode não ter os melhores graficos mas a criatividade deles é bruta ,t oquase comprando um wii para min.

  • 17 de novembro de 2010 às 18:30 -

    caio

  • Tbm valorizo mais a criatividade!

  • 17 de novembro de 2010 às 18:32 -

    Cainã Morella

  • Não é de hoje que a Nintendo de fato lidera, gente, é só querer enxergar isso. Se basear no fato de que outras plataformas têm "melhores gráficos" é usar argumentos que não são sólidos o suficiente para entrar na discussão.

    Ainda que o assunto seja avaliado desta forma, basta eles decidirem que vale à pena aprimorar os gráficos, que estarão por cima no mercado – coisa que, como o nintendista de berço que sou, sei que não acontecerá tão cedo.

    Se um novo console for lançado, podem ter certeza de que as outras empresas cairão de joelhos, assim como já estão suando frio por causa do 3DS.

    Parabéns pela matéria, galera da Arkade. Adoro vocês!

    Abraços.

  • 17 de novembro de 2010 às 20:06 -

    Rafael

  • Novamente não deixaram a resolução da tela LCD (a de cima) com resolução padrão!

  • 17 de novembro de 2010 às 22:11 -

    Neo Rock X

  • Conheço os consoles portateis da Nintendo, dese a 1ª geração do GameBoy, mas tentaram rivalizar e acabaram desaparecendo como os saudosos SEGA Game Gear, NEC Turbo Express,Wonder Swan,Wonder Swan Color,etc. No entanto, o único que conseguiu "peitar" foi o PSP,fica a pergunta será que a Nintendo não deveria ser cautelosa, evitando "clima de já ganhou", pois é capaz da Sony armar alguma surpresinha, como o PSP2 que pode utilizar a mesma tecnologia 3D, ou incorporar as funções de celular/videogame. Seja como for o novo duelo 3DS Vs PSP2,está em vias de começar, tomara que o vencedor seja o público amante destes consoles portáteis…

  • 17 de novembro de 2010 às 23:07 -

    Law

  • Ei galera do site,seria bom ajustar ai,que vocês entraram em contradição

    na metade da matéria disse que o lançamento é para março de 2011 mas no final falaram que ñ tem data de lançamento

    vlw

    • 18 de novembro de 2010 às 00:11 -

      Raphael

    • Verdade Law.. já está arrumado. Quando escrevemos a matéria ainda não tinha data.

  • 18 de novembro de 2010 às 01:43 -

    KrazyFox

  • Pra mim, a resolução está perfeita, 400×240 permite ainda que desenvolvedores façam jogos 2D de forma confortável.

    Não quero que Castlevania nem Megaman morram.

  • 24 de novembro de 2012 às 14:44 -

    Isadora Jemima

  • Maeee eu queroooo…ta…

  • 24 de novembro de 2012 às 19:39 -

    Genko Sakamura

  • Eu já tenho o meu e recomendo!! 3DS é muito F-O-D-@!!

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