Pac-Man completa 32 anos! Relembre este clássico com a gente!

22 de maio de 2012
Autor: Arkade

Hoje, um dos personagens mais famosos do mundo dos games completa 32 anos de vida! Estamos falando do personagem de videogame mais facilmente reconhecível de todos os tempos: Pac-Man, a bolota amarela e comilona, chegou ao mundo no dia 22 de maio de 1980!

Criado por Toru Iwatani, a origem do personagem é bem curiosa: em uma época dominada por Asteroids, Arkanoid e Space Invaders, a Namco queria fugir um pouco deste estilo shooter predominante.

A ideia de Toru Iwatani era criar algo que tivesse um jeito de desenho animado, envolvendo perseguições e personagens carismáticos. Esta combinação de “perseguição + personagens carismáticos” está presente em vários desenhos animados antigos, como Tom &  Jerry, Frajola & Piu Piu, Coiote & Papa-Léguas.

Iwatani ficou muito tempo pensando em como poderia ser o visual de seu personagem. Acredite ou não, certo dia ele pediu uma pizza, e após tirar a primeira fatia, teve um insight e definiu que aquela pizza sem uma fatia seria o modelo de seu personagem.

Com um ajustezinho aqui, outro ali, nasceu Puck-Man (oriundo do termo paku paku, que é uma onomatopeia semelhante ao nosso “nhac nhac“, usada para descrever o ato de abrir e fechar a boca)  a primeira versão do game que até hoje é um clássico.

Com a chegada do game aos Estados Unidos, a Namco teve um pequeno problema com o nome de seu jogo: além do trocadilho com a palavra “puke” (que significa vômito), vândalos engraçadinhos começaram a atacar os arcades de Puck-Man, transformando o “P” em um “F“, transformando o game em… “Fuck-Man“.

Para resolver o problema, a Namco decidiu rebatizar o personagem tanto no Oriente quanto no Ocidente: por lá, ele se tornou Pakkuman, e por aqui, Pac-Man.

Outra curiosidade da época é que os desenhos dos personagens – que ilustravam as máquinas de arcade – eram bem diferentes da que conhecemos hoje, olha só:

Posteriormente, a Namco deu ao personagem a forma redondinha que é famosa até hoje.

Embora já tenha estrelado jogos de plataforma e feito pontas em diversos outros games (este ano, Pac-Man apareceu até em Street Fighter X Tekken), o clássico mesmo é o bom e velho jogo Pac-Man de labirinto, que coloca o herói em um grande labirinto, onde ele deve devorar todas as cápsulas e frutas sem ser pego pelos terríveis fantasmas Blinky, Inky, Pinky e Clyde.

Embora pareçam ter apenas cores diferentes, estudos no código do game mostraram que estes fantasminhas possuem muita personalidade: Blinky ( o vermelho) é o líder do grupo e o perseguidor implacável, preferindo ficar sempre nas costas de Pac-Man.

Inky (o azul) prefere manter distância, enquanto Pinky (a fantasma-fêmea rosa) é a mais rápida nas perseguições, mas ambos possuem a tendência de se aproximar do herói pela frente, virando alvos fáceis caso Pac-Man abocanhe uma pílula especial.

Por fim temos Clyde (o laranjado) que parece o de comportamento mais randômico e imprevisível, embora tenha uma tendência de perseguir ocasionalmente Pac-Man e se afastar para o canto inferior esquerdo em caso de perigo.

Pac-Man foi o primeiro jogo que se destacou como um elemento da cultura pop: a popularidade do personagem lhe rendeu inúmeros produtos licenciados, como mochilas, roupas, bonés, brinquedos, canecas, chaveiros e muito mais.

A fama também permitiu que Pac-Man e sua turma estrelassem até um desenho animado (que não era lá essas coisas, diga-se de passagem), que foi produzido pela Hanna-Barbera. Se você já passou dos vinte anos, certamente lembra desta abertura:

O legado de Pac-Man perdura até hoje: o game teve uma série de sequências, ramificações e spin-offs focados tanto no personagem principal como em sua família, bem como jogos inspirados no desenho animado, jogos de corrida, aventura e muito mais.

A mais recente versão do game, Pac-Man Championship Edition DX, saiu há dois anos, para comemorar os 30 anos do Pac-Man. O game, que é bem desafiador e cheio de novos elementos e cenários psicodélicos, pode ser encontrado para download nas redes Xbox Live e PSN.

Confira abaixo um trailer de Pac-Man Championship Edition DX:

Além disso, em seu aniversário de 30 anos, Pac-Man foi homenageado pelo Google, em um jogo que se tornou tão famoso que ganhou uma página exclusiva, onde podemos jogar Pac-Man no logo do Google sempre que quisermos!

Representando o legado do Sr. Pac-Man, temos ainda o The World’s Biggest Pac-Man, jogo onde qualquer um pode criar um mapa, que é interligado a todos os outros, tornando o game praticamente infinito. Se você é MUITO fã de Pac-Man, jogue neste link: já são mais de 89 mil mapas diferentes, todos interligados!

E com estas dicas de jogos, terminamos esta singela homenagem ao Pac-Man, que, por ser mais velho que o Mario, foi o primeiro mascote que realmente deu certo no mundo dos games! Parabéns para a Namco, e parabéns ao Pac-Man!

  • http://www.zecarlosblogartfolio.blogspot.com zecarlos

    caraca..achava que ele tinha bem mais que isso…32 anos…a primeira vez que conheci o personagem foi no desenho animado que passava na manchete,muito tempo depois e que vi o game num fliperama….realmente um personagem classico,nao tanto quanto mario…mas classico tmbm hehehehe

    • http://www.apertastart.com.br JAGUARHX

      Que é isso, mano zécarlos! Pacman é muito masi clássico que o mario. Pode não ter a maior variedade de jogos e nem ter o mesmo carisma pra animações tudo mais, mas… dizer que Mario é mais clássico que ele é putaria,velho. ehehehehehe

      Só pra se ter uma idéia, se não fosse o cocneito do pacman comendo a pílula do poder pra poder devorar os fantasminhas, mario e sonic não se transformariam em ”supers” em seus jogos. Todo o conceito de itens que tornam o personagem ”invencível” por alguns segundos é fruto do pac-man.

      • http://blog.benzaiten.com.br Alexo Mello

        É, personagem do Pacman um dos mais, senão o mais icônico personagem da história dos videogames. Perde obviamente em expressividade para os mais “recentes” Mario e Sonic, mas como disse icônico. Não lembro bem, mas devo sim ter jogado ambos os “come-comes” (Atari e Odyssey).

  • Henrique

    Meu Deus, Pacman tem mais que o dobro da minha idade D:

  • http://Enteryourwebsite... Diana

    Happy birthday, Pakkuman! xD

  • FeeH

    Parabéns PacMan !!! Esse jogo ai fez muita a alegria do meu pai !!!!

  • http://www.gsmgroup.com.br Matheus Humenhuk

    Thanks Arkade por me fazer perder 20 minutos da minha vida jogando pac man no google :D Bons tempos! E essa do Puck man não sabia… Fuck-Man!

  • leandro(leon belmont) alves

    parabéns ao Puckman( esse era o antigo nome dele, mas tiveram que muda-lo para não fazerem piadinhas com o nome dele) salve o Pacman!

  • http://www.gsmgroup.com.br Matheus Humenhuk

    E WTF aqules desenho na maquina. Era pa dar medo de noite nas crianças? haiueahaiueah

  • Agatha Christine

    Pac-Man rules!

  • DanielWarfare

    melhor que muitos jogos atuais JUNTOS …….

    • leandro(leon belmont)alves

      verdade Daniel, Pacman forever!!

  • Renan

    Parabéns pro Pacman!!!!!! Todo gamer que se preze conhece essa bolinha amarela, se não conhece, sinto muito, you’re doing it wrong

  • KING OF KINGS

    nossa lembro que os primeiros que joguei na vida foi pac man e pinball parabens mr.pac

Olá, Visitante!

Faça login ou cadastre-se