Personagem – Dante, o demônio fanfarrão da série Devil May Cry

5 de agosto de 2011
Autor: Rodrigo Pscheidt

Com a proximidade de um reboot um tanto questionável da série Devil May Cry, nos sentimos na obrigação de prestar uma homenagem ao velho Dante, o fanfarrão de cabelos prateados e sobretudo vermelho escuro que se tornou um dos grandes ícones do mundo dos games.

Dante veio ao mundo em 2001, com o lançamento do primeiro game da série. Ele é filho do demônio Sparda – que abandonou sua própria raça para defender os humanos em uma batalha que ocorreu há milhares de anos –  com a humana Eva, o que faz dele um híbrido entre as duas raças e lhe concede diversas habilidades sobrehumanas. Ele tem um irmão gêmeo, Vergil, que como de praxe, é o gêmeo malvado, frio e calculista que vez ou outra aparece com algum plano mirabolante para destruir o mundo.

Além de todas as suas habilidades incríveis, e sua capacidade de controlar sua forma demoníaca – desencadeada com a habilidade Devil TriggerDante também é famoso por seu vasto arsenal de armas, dentre as quais se destacam suas pistolas gêmeas, Ebony and Ivory, e sua espada Rebellion, todas manejadas com muito estilo e destreza.

Mesmo com diversos poderes e um amplo arsenal, o que mais chama a atenção em Dante sem dúvida é sua personalidade. Sempre mantendo a pose de cool, Dante nunca demonstra medo e é perito em humilhar inimigos – alguns dezenas de vezes maiores do que ele – com suas tiradas provocativas e frases de efeito.

Dante possui uma agência que investiga casos sobrenaturais – a Devil May Cry – e é por meio dela que ele se envolve em quase todas as suas aventuras. Apesar de ser meio demônio, ele é um mercenário caçador de demônios, e faz bicos como investigador enquanto busca as criaturas infernais responsáveis pela morte de sua mãe.

Dante se tornou um personagem tão popular que já fez aparições em diversos outros games, como Viewtiful Joe, Shin Megami Tensei: Nocturne e Marvel Vs. Capcom 3. Além disso, a mitologia da série foi expandida para séries de mangás e animes que mantém o estilo badass de Dante, mas apresentam outras facetas de sua complexa e inconsequente personalidade.

Este artigo foi originalmente publicado na edição 25 da revista Arkade.

  • Carlos

    Muito boa a homenagem,

    pra mim o melhor personagem de todos…
    mtu estranha a nova versão dele, se fosse fazer isso, fazia um novo game com o Vergil de personagem principal..

  • Renan

    Sou fã de Devil May Cry!!!! Bela homenagem ao Dante!!! De brincalhão inconsequente no 3, para um brincalhão mais sério no 1, então um homem totalmente frio no 2, e de volta ao bom humor, dessa vez com bastante responsabilidade no 4!!!!

    • Renan

      Além de no anime mostrar uma transição do Dante brincalhão do 3 para o Dante mais sério do 1

  • RyogaBr

    eu acho que a galera ta se precipitando um pouco nao acredito que ele tenha virado emo nem nada do tipo nao foram poucas imagens desse novo dante e nao apareceu ele falando nem nada acho que tao julgando pela aparencia o mesmo aconteceu pelo menos comigo antes de conhecer a serie achava ele muito ridiculo só q depois de jogar as coisas mudam, e eu aposto que eles nao iam dar uma mancada dessa de estragar um personagem. ouuuuuuuuuuu de tanto segurar na espada o cara acabou gostando neh ai soltou sua verdadeira forma kkkkkkkkkkkkk

  • http://gamerbrotherhood.blogspot.com GreenWing

    Bahhh
    Odeio o Dante UHEAUEHAUEHAU
    sei la…
    o cara só se da bem…
    Dahora msm é o Kratos õ_õ

    • JAGUARHX

      Que nada,velho: o dante é outro fudido da vida que nem o Kratos.Ambos só nasceram pra lutar,enfrentar membros da propria raça e familia e ser odiado pelos humanos normais.A diferença é que dante é cinico pra caramba e finge a maior parte do tempo que nada o afeta, enquanto kratos realmente tem um background melhor e os criadores sabem trabalhar com a revolta e dor que ele sente.

      • http://gamerbrotherhood.blogspot.com GreenWing

        Intom mano kkkkk
        É fato q o dante é fodão UEHAUHEA
        mas eu nom curto ele justamente por isso
        parece q ele só se da bem UEHAUEHAU
        nasceu com a bunda virada pra lua o manolo
        mas eu curto os jogo dele xD

  • renato

    tudo na vida muda, até surda muda.

    • rato amarelo corredor com uma taser

      tudo muda, até bermuda

    • RyogaBr

      caraca esse foi pesado eim ja sabemos quem nao vai pro céu aqui kkkkkk

  • rato amarelo corredor com uma taser

    o dante é o personagem de video game mais foda até agora, humilha qualquer outro, mas ainda assim estou com um certo receio da nova imagen dele…

    • RyogaBr

      senhor diz isso entao nao conhece o nico belic amigo esse sim é foda, ou johm marston tambem qualquer um desses eh mais foda que o dante. eles nao tem poderes ambos são fudidos e ainda conseguem tirar onda

    • http://gamerbrotherhood.blogspot.com GreenWing

      Kratos õ_õ

      • Douglas

        O Kratos é um mala sem alça todo esquentadinho :P
        O Dante é Super Cool!!!

      • mixirica

        esquentadinho!!!

        deixa um deus grego te fazer de marionete e fazer vc matar sua esposa e filha pra ver…

        na boa ainda terão algun anos pra alguem superar kratos nos games.

  • KING OF KINGS

    muito bom só joguei o 4 e nao aparece esse irmao dele,ele tem os mesmos poderes do dante?

    • Renan

      Fazendo uma analogia, Dante é o Goku e o Vergil é o Vegeta pra vc ter uma ideia, o Vergil é fodão!!!! E tem os mesmos poderes do Dante, eles são irmãos gêmeos.

      • KING OF KINGS

        hum saquei

  • Mateus Leopoldo

    Karaks quase eskeci q eh da Capcom pq senão iriam pedir os direitos autorais naquele Shooryuken do video ali !!

    • JAGUARHX

      Mas,teoricamente,não foi criação da capcom o golpe shoryuken ou hadouken nos games,hqs ou animações.A Capcom pegou uns personagens que faziam sucesso na época e que tinham o mesmo enredo(jovem lutador japones ou chines em um campeonato ou mundo apocaliptico e utiliza golpes de rajada ou super socos).Se não me engano,Dragon ball foi um destes animes e mangas de referencia para criação de ryu(a criação do personagem goku de akira toriama parece que veio primeiro,mas,depois,ambos,ryu e goku,se inspiraram mutuamente).Preciso verificar mais a respeito por sinal.

  • samuka

    e vdd q dante e fodao mais n sei n vo com acara dele, parece ser meio cuzao kkkkk

  • tainan

    Sou fã de devil my cry e concerteza dante é meu personagem favorito,quem ainda não jogou recomendo”show time”

  • herbeth

    eu acho q eles acabaram com o dante fanfarão agora querem botar um emo com cara de bosta no proximo devil may cray. ainda querem tira-lo do pc q droga eles querem ganhar dinheiro ou não. falta uma pesquisa de mercado nessas empresas. obrigado e me sigam no twitter falo atem incrives sobre jogas valeu @herbeth_vms

  • leandro(leon belmont) alves

    Dante: o meu héroi na era PS2…eterno!

  • KING OF KINGS

    esse é um dos cara mais foda que tem nos jogos

    • KING OF KINGS

      simplesmente sr.foda

  • Silvercross

    Nego fala muita merda, vem querer comparar god of war com devil may cry, gow copiou tudo de Devil may cry, TUDO, movimentação de personagem, ataques, cenários, estilo de boss, ou seja, Devil may Cry WINS. E quem vier falar merda é só ver as datas de lançamentos do respectivos jogos e depois ir assistir videos de gameplay dos dois. Tem gente que começou jogar video game outro dia e quer dar uma de sabixão pro gamer hard extreme, são uns NEWBIES KKKKKKKKKK

Olá, Visitante!

Faça login ou cadastre-se