Conhecemos de perto o Roteador DLink DIR 890L, o mais rápido do Brasil

27 de abril de 2016

Conhecemos de perto o Roteador DLink DIR 890L, o mais rápido do Brasil

Se apenas ter um roteador não lhe interessa, então apresentamos a nossa análise do Roteador DLink DIR 890L, o drone que não voa, mas oferece um desempenho raramente visto em dispositivos deste porte.

Desde sua apresentação até os nossos testes, com um exemplar que foi gentilmente cedido pela própria DLink, a promessa era a de oferecer desempenho superior, em um top de linha, termo ainda não tão estabelecido entre os roteadores, objetos tratados apenas como “distribuidor de internet”.

AC 3200, ou DIR 890L, é uma “aranha” que parece um drone e mesmo com este design exótico, oferece recursos e desempenho acima da média dos aparelhos “comuns”. Vamos então conferir de perto o que este aparelho tem para nos oferecer.

A aranha é estilosa!

Vermelho, com seis antenas e seu desenho exótico, o aparelho foi feito mesmo para chamar atenção. Para ostentar. Não é comum ver um roteador tão grande assim, ainda mais em tempos de objetos pequenos, mas seu design expressa exatamente a sua intenção: ser grande.

O aparelho traz, além das seis antenas, as luzes de conexão do aparelho, que brilham e fazem questão de dizer que estão ali sem nenhum compromisso com a discrição de seus outros aparelhos. De fato, o aparelho foi preparado para quem quer mostrar para os seus amigos e receber uns “uaus” pelo design extravagante, além de contar com simpatia do público gamer, que admirou o aparelho desde o início.

Também temos as famosas portas (4 RJ-45 e uma WAN), além de duas portas USB (uma 2.0 e outra 3.0) e os botões comuns de liga e desliga. Apesar de ser um aparelho “diferentão”, sua composição é idêntica a de outros roteadores, seguindo apenas uma linha mais agressiva, que chama atenção pela raridade deste tipo de desenho em aparelhos deste porte.

Calma, é só “ligar na tomada”

Conhecemos de perto o Roteador DLink DIR 890L, o mais rápido do Brasil

Caixa aberta e roteador devidamente retirado, a primeira reação é de “medo”: “e agora, como instalar isso aqui?”, pergunta o menos ligado neste tipo de tecnologia, mas a sua instalação é simples e semelhante a qualquer roteador: é só ligar o aparelho na tomada, encaixar os cabos corretamente e em um simples passo a passo, já se pode configurar o aparelho, podendo mudar as senhas, configurar o mydlink (falamos melhor deste serviço aqui) e muito mais.

A maior parte dos usuários vai se contentar apenas com esta primeira etapa (a de ligar os cabos e o aparelho na tomada), porém o DIR 890L oferece mais recursos, que vale uma chance para quem gastou um bom dinheiro no aparelho. Tudo bem simples e prático.

Os recursos da DLink, como o mydlink não são exclusividade deste aparelho, mas somam ao hardware potente para ampliar as possibilidades com o aparelho. E um ponto positivo a se destacar é a beleza de sua tela de sistema. Enquanto os roteadores contam com telas de configuração esquisitas, pelos lados do DIR 890L tudo acontece de maneira simples e intuitiva. Com um menu limpo e opções organizadas, é possível configurar o aparelho a seu gosto, além de trabalhar melhor com o Shareport (compartilhamento de arquivos via USB) e o mydlink.

Vamos jogar sem fios?

Uma das promessas da DLink com o DIR 890L era a de fornecer um produto que eliminasse de vez a necessidade de cabos, e as três bandas simultâneas ajudam bem no processo, seja para jogar ou para lidar com recursos de Internet dos jogos. Baixamos games da PSN em velocidade satisfatória (levando em consideração o servidor da PSN) e o uso diário, seja para jogos ou para trabalho, foi bastante satisfatório.

O alcance do aparelho também é ponto positivo. Em uma casa grande o aparelho conseguia ser acessado a uma distância considerável. E para os testes, o repetidor que foi enviado foi dispensado, pois o sinal do aparelho por si só já era suficiente para o uso em toda a casa, mesmo com móveis, paredes e demais obstáculos. E o uso, com o aparelho configurando automaticamente a Internet necessária para cada dispositivo, melhorou bastante, com maior qualidade no streaming, por exemplo.

Vale a pena?

Conhecemos de perto o Roteador DLink DIR 890L, o mais rápido do Brasil

O DIR 890L não foi feito para usuários que querem apenas longo alcance de Internet. Outros produtos bem mais baratos oferecem o mesmo alcance, além do fato de que existem hoje repetidores de sinal de ótima qualidade no mercado hoje.

O produto foi claramente produzido para atender gamers e usuários que precisam do mais alto desempenho, incluindo o fato de que o mesmo pode ser um “Dropbox” particular, com a competência de seu Shareport. Sua compra só pode ser justificada por quem vai de fato utilizar todos os recursos do aparelho, já que o mesmo foi feito para ser extremo.

Configurações do aparelho

Alcance: Acima de 200m²
Antena – Quantidade: 6×6
Antena – Tipo: Externa
Aplicativos: mydlink Lite, mydlink+
Funcionalidades: Compartilhamento remoto de vídeos e imagens, IPv6, Melhor experiência de streaming simultâneo de vídeos em HD, Melhor experiência de vídeos em HD, SmartConnect, Tecnologia Beamforming
Interfaces do Dispositivo: Porta USB 2.0, Porta USB 3.0
Interfaces: Duas portas USB (uma USB 3.0, uma USB 2.0), Porta WAN Gigabit 10/100/1000, Quatro portas Gigabit LAN 10/100/1000, Wireless 802.11n/g/b
Padrões Wi-Fi: 802.11a/b/g/n/ac, IEEE 802.3, IEEE 802.3u
Portas: Gigabit-Ethernet 1000Mbps
Principais Tecnologias: Acesso web mydlink™ SharePort, Assistente de configuração web multilíngue, Firewall ativo duplo, Guest Zone, Network Address Translation (NAT), QoS avançado, QuickVPN – L2TP, over IPsec, SmartBeam AC Avançado, SmartConnect1, Stateful Packet Inspection (SPI), Suporte ao servidor de Mídia DLNA, VPN Passthrough (PPTP/L2TP/IPsec)
Velocidade Wi-Fi: AC 3200Mbps & Gigabit 10/100/1000Mbps

Uma resposta para “Conhecemos de perto o Roteador DLink DIR 890L, o mais rápido do Brasil”

  • 27 de abril de 2016 às 09:45 -

    Alexo

  • Design exótico foi boa! rss Desenho exótico até passa, se bem que aqui tem tanta aranha, que exótico mesmo (fora do país de origem) seria a forma de uma naja :(

Deixar um comentário (ver regras)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *