Sound Test Arkade Faixa 26 – As dez músicas mais queridas de Guitar Hero

26 de março de 2017
Autor: Junior Candido

Sound Test Arkade Faixa 26 - As dez músicas mais queridas de Guitar Hero

A música nos videogames não seria a mesma sem Guitar Hero. O jogo que virou franquia e que foi um fenômeno na década passada, cativa até hoje todos aqueles que sempre quiseram ser um guitarrista de sucesso, mas por inúmeras razões não o são. Entre solos, riffs e refrões animados, até hoje muita gente se aventura a ser o próximo “herói da guitarra”, e levar muito rock’n roll para festas, aniversários e sábados entre amigos.

E, por rolar muita música boa, ainda temos o privilégio de escolher aquelas que mais nos chamaram a atenção. Seja pela música em si, pela sua dificuldade no game ou por simpatia de estilo, todos nós temos aquelas canções que fizeram parte da nossa vida enquanto guitarristas de videogame. Por isso, convocamos os nossos leitores para juntos elegermos quais as músicas de Guitar Hero que mais nos chamou a atenção em todos os tempos. E é claro que você também pode participar, comentando ao final da matéria as suas músicas preferidas.

Aproveite e curta a nossa Playlist especial de Guitar Hero que preparamos em nosso perfil no Spotify. Lá estão todas as nossas preferidas, além das dez escolhidas para esta matéria.

O jogo

Responsável por apresentar lendas e clássicos do Rock para muitos jovens da nossa geração, e também por divulgar diversas bandas atuais, Guitar Hero nasceu em 2005, sob a batuta da Harmonix, que ficou com a série até 2007, quando foi comprada pela EA, que lançou o “concorrente” Rock Band.

A partir daí, a finada Neversoft foi quem continuou a fazer os games, mantendo o sucesso e fazendo a Actvision lucrar muito com uma série de games que fez parte da cultura pop e revolucionou os videogames na década passada. A série teve seu último jogo, Guitar Hero Live, lançado em 2015, que oferece, entre outras coisas, suporte para a Realidade Virtual.

A febre passou, os lançamentos da série já não causam o mesmo impacto que antes, mas até hoje é possível ver gente jogando nas guitarras de plástico (e mais tarde, nas baterias, baixos e microfones também), um dos vários jogos da série, que contou com versões exclusivas, como a assinada pelo Metallica, que contava a história da banda, entre uma música e outra.

Guitar Hero continua firme e forte, não como franquia comercial, mas como ícone dos videogames. Alegria das festas de aniversário e dos encontros entre amigos, o jogo é acessível para quem não tem intimidade com a música, e desafiador para quem quer fazer os famosos 100% no Extreme. E, após ler a matéria, se bater a saudade, sinta-se a vontade de ir e pegar novamente sua guitarra para mais alguns solos no sofá!

10. Fat Lip – Sum 41

O pop também tinha vez no Guitar Hero, e a música do Sum 41, mesmo com muitos rockeiros mais conservadores torcendo o nariz para ela, era bastante desafiadora e no fim mostrava que a série era bem democrática, oferecendo espaço para todas as variantes do rock.

9. Ziggy Stardust – David Bowie

O Camaleão do Rock contava com muita excelência em suas músicas, e foi bem implementada no primeiro Guitar Hero, fazendo com que a balada de Ziggy Stardust conquistasse os jogadores, se tornando em uma das preferidas.

8. Sabotage – Beastie Boys

O som dos Beastie Boys é bem legal e só isso já o faz preferido de muitos jogadores. Mas além disso, o Sabotage de Guitar Hero é bem complexa de se tocar, e divertida também, sendo querida por milhares de jogadores.

7. Sweet Child O’ Mine – Gun’s Roses

Guitar Hero também realiza sonhos. E um deles era dar a oportunidade de tocarmos o eterno riff de Sweet Child O’ Mine, mesmo na simplicidade do modo Easy. E, logo após, a chance de ser um “membro” do Guns n’ Roses clássico e tocar a clássica música, cheia de solos e bastante desafiadora.

6. YYZ – Rush

Os canadenses do Rush sempre foram conhecidos por sua excelência, sempre impecáveis em seus shows. E tal excelência aparece em YYZ, com suas muitas notas, e exigência de dedos bem treinados para tocar seus quatro minutos de instrumental.

5. Spanish Castle Magic – Jimi Hendrix

Um dos Guitar Heroes reais, Jimi Hendrix em vida elevou os padrões do manuseio da guitarra, sempre oferecendo novas e criativas maneiras de se tocar. Não se empolgando muito a ponto de colocar fogo na guitarra de plástico e acabar com a festa na sua casa, é possível treinar bastante e sentir, pelo menos por alguns minutos, a sensação de ser Hendrix e fazer seu próprio Woodstock, mesmo que na festa do seu priminho de dois anos.

Quem faz o pódio aqui é você!

Fizemos a seleção das músicas em nosso grupo no Facebook, o Arkade Gamer Clube (entre no grupo neste link) e a lista é baseada no que os nossos leitores opinaram a respeito, com as músicas mais votadas fazendo parte do Top 10. Mas para os quatro primeiros, colocamos em nossa Fanpage as músicas e deixamos os nossos leitores votar através de reações. Após uma semana de votação, assim ficaram as quatro primeiras posições:

4. Prayer of the Refugee – Rise Against

A “descontrução” da música, que muda de velocidade a todo momento, é uma das preferidas para os guitarristas de videogame. Presente em Guitar Hero III, a música vai da cadência a pauleira “do nada” e oferece desafio constante para todos, especialmente no modo extreme.

3. Ace of Spades – Motorhead

Presente em Guitar Hero: Metallica, a dificuldade aqui está na rapidez da música, que exigem dedos mutantes para fazer os seus 100% no modo extreme. O hino de Lemmy e companhia ganhou espaço nos corações dos rockeiros gamers por garantir um bate-cabeça de primeira no meio do aniversário do primo que teve a brilhante ideia de levar o game para a festinha, e também pela sua dificuldade, altíssima e que recomenda bastante treino para não sair fazendo feio por aí.

2. Carry On Wayward Son – Kansas

Ontem um clássico do rock, hoje um clássico que ganhou mais evidência por ser tema da série Sobrenatural, a música de 1976 está em Guitar Hero II e também exige muito do jogador, apesar de parecer simples em um primeiro momento. Engana-se quem acha que a música é apenas o seu refrão pegajoso, já que durante a canção já percebemos alguns solos complexos, e ao seu final também há um interessante solo que exige bastante do jogador.

1. Free Bird – Lynyrd Skynyrd

Como comentou o leitor Joann Moraes, “Tocar Free Bird no expert era referencia pra dizer que sabia jogar GH!”. A preferida de todos os tempos em Guitar Hero está no topo de nossa lista por ser, além de um dos hinos nacionais do rock’n roll, dona de um dos solos mais icônicos da história da música. Dominar o solo de Free Bird significava dominar Guitar Hero, pois tudo o que o jogo tinha para oferecer estava nos nove minutos de música da banda sulista.

E digo mais, Free Bird não é uma música apenas para “passar de fase” em Guitar Hero II, é uma música pra ser curtida, para fazer em seus nove minutos qualquer um se sentir literalmente, um guitar hero. Do começo que exige isqueiros acesos (ou celulares) dentro da sala de jogos, até subir em cima do sofá e correr sala afora, derrubando móveis, pisando nos gatos e batendo o pé nas quinas, tudo é permitido quando chega a hora de Lynyrd Skynyrd em Guitar Hero.

3 Respostas para “Sound Test Arkade Faixa 26 – As dez músicas mais queridas de Guitar Hero”

  • 26 de março de 2017 às 20:53 -

    Bruno Moonwalker

  • Caramba, essa matéria me deixou com os dedos jogando para jogar Guitar Hero!

  • 27 de março de 2017 às 10:17 -

    EL TORO

  • Faltou Reptilia nessa lista aí.

  • 27 de março de 2017 às 20:32 -

    ivan

  • p mim, as melhores são o do guitar hero 80’s, só música top dos anos 80, quem jogou sabe!

Deixar um comentário (ver regras)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *