Super Mario Bros. 3 é zerado em apenas dois segundos durante speedrun

11 de julho de 2016
Autor: Henrique Gonçalves

Super Mario Bros. 3 é zerado em apenas dois segundos durante speedrun

Em um dos momentos mais surpreendentes na Summer Games Dones Quick, uma speedrun de Super Mario Bros. 3 quase que terminou antes mesmo de começar. Confira o vídeo e saiba como foi realizado.

Semana passada tivemos o Summer Games Done Quick, o segundo evento anual realizado pela organização da Games Done Quick em prol da caridade, nesta ocasião para os Médicos Sem Fronteiras, reunindo a comunidade de speedrunners em uma maratona para terminar os jogos das maneiras mais rápidas e insanas possíveis. E desta vez não foi diferente.

Em um dos dias do evento no bloco de TAS, aconteceu o feito de terminarem Super Mario Bros. 3 em dois segundos, com a tela do jogo aparecendo e a tela de créditos subindo logo depois em um piscar de olhos. Mas afinal, o que aconteceu?

TAS é uma sigla para Tool-assisted speedrun, ou seja, speedruns que recebem auxilio de ferramentas que compensam a limitação humana e ajudam a “quebrar” o jogo ao favor do speedrunner para que ele possa terminar em um tempo mais rápido ainda. Em Super Mario Bros. 3 foi a descoberta de um glitch baseado na quantidade de vezes que os botões do controle são pressionados em um segundo, sendo que o sistema quebra quando o botão é pressionado seis mil vezes, jogando o speedrunner diretamente para a tela de créditos.

O glitch foi explorado por ais523, que descobriu o erro após entender mais sobre este conflito no controle de NES. Outro usuário chamado total_ conseguiu implementar o glitch em Super Mario Bros. 3 para fazer com que o jogo pulasse para a tela de créditos como uma resposta ao erro. Agora só faltava alguém – ou melhor, algo – que conseguisse pressionar os botões do NES nesta velocidade.

Eis que entra o TASBot, uma ferramenta criada por dwangoAC, que reprograma comandos de acordo a sua vontade, neste caso os seis mil inputs por segundo para ativar o glitch. E com a união de todas esses speedrunners e ferramentas, temos a speedrun de TAS de Super Mario Bros. 3 mais rápida até o momento

Você pode assistir todas speedruns que rolaram na Summer Games Done Quick no canal do YouTube, e saber mais sobre a organização no site oficial.

(Via: Kotaku)

9 Respostas para “Super Mario Bros. 3 é zerado em apenas dois segundos durante speedrun”

  • 11 de julho de 2016 às 14:16 -

    Babiro

  • Simplesmente tosco. Nunca achei muita graça em fazer speddrun, mas tem alguns que são legais, os caras zeram o jogo rápido mas eles JOGAM a porra do jogo, não simplesmente ligam e “puft” zeraram. Não tem graça nenhuma nisso.

  • 11 de julho de 2016 às 14:19 -

    Babiro

  • Simplesmente tosco. Nunca achei muita graça em fazer speedrun, mas tem alguns que são legais, os caras zeram o jogo rápido mas eles JOGAM a porra do jogo, não simplesmente ligam e “puft” zeraram. Não tem graça nenhuma nisso.

    • 11 de julho de 2016 às 14:35 -

      Switch

    • Parece que você não entendeu e nem entende nada sobre TAS.

    • 11 de julho de 2016 às 14:42 -

      Fla_Sh

    • Existem modelos diferentes de speedrun. Antes de falar besteira da uma pesquisada, amiguinho

    • 11 de julho de 2016 às 15:34 -

      Kubrick Stare Nun

    • Exatamente. “Ah olha só, conseguimos quebrar um jogo de console dos anos 80 usando uma macro. Impressionante não é?”… Besteira total.

    • 3 de janeiro de 2017 às 03:09 -

      Sunny

    • you need to make room between your art and sewing space for a gro-light space so you can do some yeorr-aund indoor gardening.

  • 11 de julho de 2016 às 19:27 -

    Felipe Marques

  • Nem sabia que existia uma modalidade dessas, mas bacana.

  • 12 de julho de 2016 às 02:50 -

    Hawk Silver

  • Parece que puseram uma especie de Game Genie pra modificar todo o sistema do Mario 3.

  • 12 de julho de 2016 às 11:28 -

    mikemwxs

  • Tá mais para cheat do que speedrun.

Deixar um comentário (ver regras)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *