Tabuleiro Arkade: 12 motivos para jogar jogos de mesa

20 de março de 2015
Autor: Arkade

Tabuleiro Arkade: 12 motivos para jogar jogos de mesa

Já faz algum tempo que queríamos fazer uma coluna dedicada aos bisavôs de todos os jogos digitais: os jogos de tabuleiro. Não, isto não é uma matéria da nossa saudosista coluna RetroArkade, afinal os jogos de tabuleiro voltaram e estão melhores do que nunca! Nesta introdução da Tabuleiro Arkade você confere 12 bons motivos para você se ligar nesta nova-velha onda..

1 – Os jogos de videogame surgiram dos jogos de mesa

Tabuleiro Arkade: 12 motivos para jogar jogos de mesa

Os primeiros registros de jogos foram no antigo Egito e Mesopotâmia. Eram jogos de mesa, que evoluíram muito, e apenas nas últimas décadas se tornaram digitais. Estudá-los e jogá-los é essencial para entender dinâmicas de um jogo, sua importância é tão grande que em cursos de desenvolvimento de games e principalmente no game design, aprende-se a jogar e criar jogos de tabuleiro.

2 – Jogos de mesa vão muito além de Banco Imobiliário

Quando falamos em jogos de tabuleiro é impossível não lembrar de Banco Imobiliário e War. Estes jogos comerciais possuem mecânicas de jogo simples, por vezes baseados mais em sorte do que em habilidade, tornando o jogo menos atraente para o jogador competitivo. Entretanto, o mundo dos jogos de tabuleiro vai muito além destes citados, oferecendo mecânicas avançadas de jogo, onde os desafios exigem planejamento e as ações têm peso no desenvolvimento da partida. Muitos possuem história e narrativa imersiva, em temas criativos que colocam jogador em mundos fantásticos.

3 – Portátil e totalmente offline

Para jogar videogames você precisa ter mais que apenas o jogo: precisa de um console, de uma boa TV, controle, energia elétrica e muitas vezes conexão com Internet. Para jogar em tabuleiro, você só precisa do jogo e amigos. Dependendo do jogo, nem de luz você precisa, basta umas velas para iluminar a sala e garantir a ambientação perfeita. Além disso, jogos de tabuleiro são portáteis por natureza, você pode levá-los para qualquer lugar.

4 – Atividade multiplayer

Tabuleiro Arkade: 12 motivos para jogar jogos de mesa

Na falta de atividades interessantes para fazer em grupo, as pessoas tem o hábito de se reunir na frente da TV, onde somos espectadores passivos. Com jogos de mesa, isso pode ser bem diferente.. Na grande maioria dos jogos, podem participar jogadores de todas as idades (observando a classificação na caixa do jogo). Com isso, você pode jogar com seus pais, namorada, amigos e até com o pentelho do seu irmão (ou primo) mais novo.

5- Objetos físicos

Tabuleiro Arkade: 12 motivos para jogar jogos de mesa

Em jogos de mesa você estimula um sentido que é impossível (até agora) estimular com videogames: o tato. Peças diferentes, bonecos pintados, tabuleiros coloridos, cartas e dados dos mais variados tipos, tudo isso para você, além de ver, tocar, uma experiência cada vez mais esquecida nos mundo dos videogames. Quanto saudosismo da época em que os jogos vinham em caixinhas, com manuais e fitas físicas.

6 – Algo diferente para fazer em festas

Tabuleiro Arkade: 12 motivos para jogar jogos de mesa

Existem muitos jogos classificados como party games, como o polêmico Cards Against Humanity. Em festas, estes jogos garantem risadas e diversão, pois colocam os jogadores em situações cômicas e estimulam reações engraçadas. Em alguns deles, como em Zombie Dice, você pode incorporar sua própria dinâmica no jogo, por exemplo, obrigando quem perder a virar uma dose de vodka. Que comecem os jogos!

7 – Jogos excelentes estão vindo ao Brasil, em português

Por muitos anos estes jogos ficaram disponíveis só fora do país e em língua inglesa, dificultando ainda mais sua popularização aqui. Atualmente, é possível encontrar jogos totalmente traduzidos para o nosso idioma. Os preços variam de 50 a 250 reais em média, um investimento relativamente baixo, considerando a qualidade do produto físico, sua durabilidade e fator replay. Já existem também lojas online especializadas em jogos deste tipo, recomendamos a nossa parceira Bucaneiros Jogos, que além entender muito do assunto, faz um trabalho excelente na embalagem e entrega dos pedidos.

Tabuleiro Arkade: 12 motivos para jogar jogos de mesa

8 – Alguns jogos são verdadeiras obras de arte

Somos seres visuais, atraídos pelo que é belo, por este motivo os gráficos são tão importantes nos games. Em jogos de tabuleiro esta arte vai além dos pixels da sua TV, e se materializa em bonecos cuidadosamente detalhados, cartas com pintura artística, como no jogo Dixit, tabuleiros em material denso com desenhos incríveis e cores vibrantes, e até caixas de altíssima qualidade, muitas vezes em metal. Produtos dignos de coleção.

9 – Jogos PVP ou PVE

Quando pensamos em jogos de mesa, normalmente imaginamos um jogo onde o objetivo é eliminar os outros jogadores e sair vitorioso, o famoso PVP (player versus player). Entretanto, assim como em jogos digitais, também existem board games em que o objetivo é comum a todos os jogadores, e todos devem cooperar para alcançá-lo. É o caso do jogo Ilha Proibida, que falaremos nesta coluna no futuro, onde os jogadores devem jogar em conjunto para escapar de uma ilha que está afundando.

10 – Desenvolvimento de lógica, raciocínio e integração social.

Tabuleiro Arkade: 12 motivos para jogar jogos de mesa

Jogos em geral estimulam o raciocínio. O desafio estimula a tomada rápida de decisões, o aprendizado e pensamento estratégico. Em jogos de tabuleiro existe também o estímulo da interação social, pois em muitos jogos você precisa negociar com outros jogadores, saber a hora de blefar ou de negociar alianças, treinando habilidades úteis para o resto da vida.

11 – Existem jogos de tabuleiro baseados em games, cinema e cultura pop

Tabuleiro Arkade: 12 motivos para jogar jogos de mesa

Game of Thrones, O Hobbit, Doom e até o Super Mario já receberam seus próprios jogos de tabuleiro, transformando a experiência digital que já conhecemos em algo completamente novo. Nestes jogos podemos explorar o universo dos nossos jogos e personagens favoritos de uma maneira diferente, utilizando a imaginação, seja batalhando pelo Trono de Ferro ou tentando salvar a princesa de Donkey Kong.

12 – O mercado de jogos de tabuleiro nunca esteve tão forte.

Tabuleiro Arkade: 12 motivos para jogar jogos de mesa

Com a ascensão dos jogos digitais, nos anos 80, jogos de tabuleiro haviam perdido popularidade, contudo, nos ultimos anos este hobby vem retornando com força. Para você ter uma ideia, o projeto no Kickstarter de maior sucesso até hoje foi um jogo de cartas chamado Exploding Kittens, que pedia 10 mil dólares para ser executado, e arrecadou quase 9 MILHÕES de dólares, quase três vezes mais que o notório Oculus Rift. Muitos outros jogos também arrecadaram quantidades enormes de dinheiro para serem produzidos, muitos deles aqui no Brasil.

 

Jogue os dados, parceiro

Enfim chegamos ao final da nossa lista, logo traremos nesta coluna análises de jogos recomendados para jogadores iniciantes, intermediários e avançados, além de dicas para melhorar sua experiência. Então fique ligado, curta nossa fanpage no facebook e nos vemos na próxima!

2 Respostas para “Tabuleiro Arkade: 12 motivos para jogar jogos de mesa”

  • 23 de março de 2015 às 17:20 -

    Tiago

  • Agora só falta fazer o post com os melhores jogos de tabuleiro para se divertir com os amigos né 

  • 3 de abril de 2015 às 11:53 -

    And

  • Muito bom, algum tempo atrás tava pensando em começar a jogar jogos de tabuleiro. Meu irmão foi mestre de RPG durante uns 5 anos acho. Logo mais eu tô comprando um por aí. OBS dundun: Concordo com o Tiago do comentário acima, de elencar os melhores.

Deixar um comentário (ver regras)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *