Testamos o HD Externo Gamer Driver da Seagate, específico para Playstation 4

6 de dezembro de 2017
Autor: Junior Candido

Testamos o HD Externo Gamer Driver da Seagate, específico para Playstation 4

O Playstation 4, apesar de um ótimo videogame, conta com um problema constante na vida de seus proprietários: espaço. Com o mínimo de 500GB disponíveis, mas com jogos que pedem entre 20GB-40GB para download, contando também com o fato de que os jogos em disco também exigem espaço, além das atualizações? Resultado? Vira e volta o jogador precisa administrar com muito cuidado o espaço para manter seus jogos preferidos e mantê-los atualizados.

Até pouco tempo atrás, a única solução para resolver o problema do espaço era comprar um HD com maior espaço e instalar no console, o que exige um mínimo de conhecimento técnico para fazer esta operação, ou pagar para alguém fazer para você. Mas com a atualização 4.50, ficou possível usar um HD externo no videogame, o que melhora e muito o dia a dia com o PS4, especialmente para aqueles que não sabem, não podem ou não querem trocar o HD do console.

Com isso chegaram os HDs externos personalizados, como o Gamer Driver da Seagate, que oferece 2TB de espaço para armazenar os jogos, e praticidade para quem não pode, não sabe ou não quer trocar o HD nativo do videogame. Testamos o dispositivo e a partir de agora, você confere a nossa experiência com ele.

Instalando e transferindo jogos

Para quem procura praticidade, o Gamer Driver oferece muita facilidade de instalar. Ao plugar o dispositivo no Playstation 4, você já é avisado de que o HD foi conectado e ao visitar o menu Armazenamento nas configurações do videogame, é só formatar e ele está pronto para uso. Decidi utilizar o aparelho para armazenar os jogos digitais, enquanto o HD interno, de 1TB, ficou responsável por armazenar os jogos que possuo em disco, além de guardar também os vídeos e fotos capturados. Assim, fui transferir aproximadamente 800GB de conteúdo, o qual levou uma hora e meia para transferir tudo.

Para baixar jogos, o Gamer Driver vira padrão para instalar os jogos, então é pedir para baixar um jogo na sua conta da PSN e ele automaticamente fica responsável por armazenar o jogo escolhido. O download será parecido com o que você já faz, porém o dispositivo deve sempre estar conectado ao console, precisando ser desativado através de uma ação no console para ele ser retirado com segurança. O dispositivo tem um utilitário de recuperação de dados em casos de queda de energia, porém sempre que possível, é importante removê-lo com segurança para evitar perder dados, formatar o aparelho e ter que baixar todos os jogos de novo.

Praticidade e desempenho

Por ser desenvolvido especificamente para o Playstation 4, a praticidade é uma das palavras-chave do aparelho. Não é preciso pesquisar sobre compatibilidade, pois é plugar e usar. Além disso, o cabo removível faz com que ele seja facilmente transportado, não prejudicando os cabos de dados, que também servem como alimentação e não se faz necessário uma segunda saída específica para energia. Por ter conexão USB 3.0, tudo é muito rápido e simples. Apesar de ficar por fora do videgame, seu design também é discreto, com um led bem pequeno e suave azul indicando a transferência de dados, ajudado a manter harmonia entre console e dispositivo.

Na hora de jogar, tudo funciona muito bem. Jogamos Call of Duty WWII, Assassin’s Creed Origins e Need for Speed: Payback. Todos os jogos, que exigem bastante do Playstation 4, rodaram de forma muito satisfatória no videogame. Não percebi nenhuma diferença entre o HD no videogame e o externo, com jogos rodando de maneira fluída.

Vale a pena?

Para quem quer resolver logo seu problema de espaço, e não sabe ou não quer abrir seu Playstation 4, o HD é uma ótima opção. É claro que existem pessoas que com um pouco de conhecimento, pesquisam e constroem seus próprios HDs externos para os consoles, ou trocam o HD no próprio videogame, mas não é este o público que a Seagate quer atender. Os gamers que a empresa procura solucionar seus problemas de armazenamento são aqueles que querem apenas plugar o aparelho e resolver suas questões de espaço, baixando seus jogos de maneira rápida e prática. O dispositivo é simples, fácil de usar e apresentou bom desempenho, além de segurança satisfatória para casos envolvendo queda de energia ou remoção inesperada do console.

O Gamer Driver da Seagate também está disponível para o Xbox One, com particularidades no design e funcionamento para o console da Microsoft. A versão para Playstation 4 se encontra disponível nas lojas de todo o país.

Deixar um comentário (ver regras)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *